.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

-Porque tu não depositaste meu dinheiro no banco?-José Salviano

22 de Novembro de 2017 Cor: Verde


Evangelho - Lc 19,11-28



 Naquele tempo:  11Jesus acrescentou uma parábola,  porque estava perto de Jerusalém  e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo.  12Então Jesus disse:  'Um homem nobre partiu para um país distante,  a fim de ser coroado rei e depois voltar.  13Chamou então dez dos seus empregados,  entregou cem moedas de prata a cada um,  e disse: 'Procurai negociar até que eu volte'.  14Seus concidadãos, porém, o odiavam,  e enviaram uma embaixada atrás dele,  dizendo: 'Nós não queremos que esse homem reine sobre nós'. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou.  Mandou chamar os empregados,  aos quais havia dado o dinheiro,  a fim de saber quanto cada um havia lucrado.  16O primeiro chegou e disse:  'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais.'  17O homem disse:  'Muito bem, servo bom.  Como foste fiel em coisas pequenas,  recebe o governo de dez cidades'.  18O segundo chegou e disse:  'Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais'.  19O homem disse também a este:  'Recebe tu também o governo de cinco cidades'.  20Chegou o outro empregado e disse:  'Senhor, aqui estão as tuas cem moedas  que guardei num lenço,  21pois eu tinha medo de ti,  porque és um homem severo.  Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste'.  22O homem disse:  'Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca.  Tu sabias que eu sou um homem severo,  que recebo o que não dei e colho o que não semeei.  23Então, porque tu não depositaste meu dinheiro no banco?  Ao chegar, eu o retiraria com juros'.  24Depois disse aos que estavam aí presentes:  'Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil'.  25Os presentes disseram:  'Senhor, esse já tem mil moedas!'  26Ele respondeu: 'Eu vos digo:  a todo aquele que já possui, será dado mais ainda;  mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem.  27E quanto a esses inimigos,  que não queriam que eu reinasse sobre eles,  trazei-os aqui e matai-os na minha frente'.'  28Jesus caminhava à frente dos discípulos,  subindo para Jerusalém. Palavra da Salvação. 



O homem que viajou para um lugar distante para ser coroado rei, pode representar Deus, assim como pode também representar um “rei” dos tempos atuais.
Por sua vez, os empregados que receberam cada um uma quantia de dinheiro, somos nós.
O dinheiro que cada um recebeu representa os dons e qualidades que recebemos gratuitamente de Deus.Uns são bonitos e bonitas, outros são fortes, inteligentes, outros com o dom de cantar, e outros receberam de Deus de presente, o dom da palavra, e portanto, prontos para anunciar o Evangelho em qualquer lugar.Agora eu lhe pergunto, meu irmão, minha irmã. O que você tem feito pelo Reino de Deus, com as qualidades e talentos recebidos pelo Pai?Você usa sua inteligência para que? Para prejudicar os outros? Para extorquir o dinheiro do povo? Para enganar os eleitores? Para prejudicar seus rivais e concorrentes?Ou você tem usado sua inteligência para servir a Deus e ao Reino?Cada um de nós tem uma missão na Terra. Não estamos aqui para cuidar apenas da nossa vida pessoal. Da nossa sobrevivência e da nossa família. Estamos neste mundo com uma missão muito importante. De colaborar na construção de um mundo mais justo, de um mundo melhor.Você tem feito isso? Você está fazendo isso agora?O nosso egoísmo é tão grande que usamos os dons e talentos que recebemos de Deus somente para construir a nossa vida. Para engordar, para aumentar o volume dos nossos bens materiais, para comprar propriedades, para multiplicar o dinheiro, para lucrar e para ganhar mais, etc.
E aí vem Jesus e nos diz: seu tolo. Um dia você morrerá e deixará tudo aí.Foi por isso que Jesus disse: ”Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem”. Essas palavras de Jesus têm dois sentidos:Primeiro, elas representam a realidade da economia. Representa a riqueza e a pobreza.  O pobre cada vez mais pobre, e o rico cada vez mais rico. Isto por que o pobre, desesperado para matar a fome, se sujeita a qualquer trabalho duro por muitas horas, por um salário de fome. Enquanto o outro lado, a riqueza, fica cada vez maior, pois é do trabalho quase escravo que lhe vem a principal fonte de lucro.
E em segundo lugar, estas palavras de Jesus significam o que nos acontece quando nos predispomos a colaborar com o Reino de Deus. Quando temos boa vontade  e  disposição para evangelizar, Deus nos dará tudo o que necessitamos para efetuar o nosso trabalho com êxito.É como  o agricultor que semeia a semente, e Deus cuida da sua germinação. Nós semeamos a palavra de Deus, e Ele cuida do resto, inclusive dos recursos que necessitamos para realizar a nossa missão.E você? O que está  esperando? Tenha um bom dia. José Salviano.

Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir