.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Na hora da tempestade-Helena Serpa

07/12/2017 -  5ª feira da 1ª Semana do Advento -  1ª Leitura - Is 26,1-6 -    “a cidade que é sonhada e projetada por Deus para nós”
Nesta profecia Isaías se refere à cidade que é sonhada e projetada por Deus para nós. É a cidade que é coerente com tudo o que acalentamos no coração e que é decorrente das nossas ações e reações de justiça. Todos nós, homens e mulheres, desejaríamos viver numa “cidade fortificada”, onde existisse segurança, porém, na medida em que o mundo se arma e se isola para se proteger, também crescem o desamor, a miséria, a violência. Quanto mais o mundo se moderniza motivado pelos avanços provenientes da inteligência humana, mais ele fica refém do próprio homem.  Todas as nossas motivações partem originariamente dos nossos pensamentos, maquinações, boas intenções e bons propósitos. Portanto, lá no mais profundo do nosso íntimo, advém a cidade acalentada por nós: lugar de entendimento e de concórdia, de amor, de paz e de justiça. O povo justo que entrará nesta cidade é o povo que já vive desde hoje, os ensinamentos do Evangelho, tem consciência de que o perdão supera o ódio, de que quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado. A cidade santa é o próprio Deus que já veio morar no meio de nós e que ainda hoje se faz presente no nosso coração por meio da Sua Palavra e da Eucaristia. Ele é como uma cidade fortificada e cercada de muros e antemuros para a nossa segurança.  É o Coração de Jesus Cristo, nosso Senhor que já habita no íntimo do nosso ser e faz parte do nosso corpo, pelo poder do Espírito Santo. - Como seria o lugar que você desejaria viver? – Como é o lugar em que você tem vivido?  - Seu coração é um lugar seguro e tranquilo? – Você tem servido de abrigo ou de morada para alguém? – Quem habita nos seus pensamentos?

Salmo - Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)
R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
Ou:Aleluia, Aleluia, Aleluia

A misericórdia do Senhor é eterna por isso, somente Ele nos compreende e nos dá abrigo, perdoa as nossas faltas e nos ama do jeitinho que somos. Ninguém, por melhor ou mais poderoso (a) que seja, pode nos oferecer a salvação e com ela a prosperidade, a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar.  É justo aquele (a) que confia no amor e na misericórdia de Deus que estão de portas abertas para acolher a todos os que quiserem entrar. Ser justo (a) é acreditar nas promessas de Deus e acolher a Sua vontade.

Evangelho - Mt 7,21.24-27 – “Na hora da tempestade”

Neste Evangelho Jesus, mais uma vez, nos dar a conhecer que a condição para que possamos entrar no reino dos céus é pôr em prática a vontade do Pai. Assim sendo, construir a casa sobre a Rocha é fundamentar a vida na vontade de Deus, que se constitui para nós, na felicidade aqui na terra. A casa é a nossa vida, a Rocha é a Vontade de Deus acontecendo de acordo com a Sua Palavra. Por outro lado, a areia é a ilusão dos ensinamentos do mundo que nos levam a esquecer de que Deus é o Autor da nossa existência e de que somente Ele sabe o que é bom para nós. Construímos a casa sobre a rocha quando caminhamos à luz da Palavra de Deus. Do contrário, quando não permanecemos firmes na vivência da Palavra de Jesus e não concretizamos com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios construímos a nossa história sobre falsos fundamentos. Na hora da tempestade, portanto, a nossa vida ruirá e, por isso, experimentaremos o fracasso. Não precisamos imaginar muito, mas até uma simples enfermidade ou um baque financeiro podem nos tirar do sério quando não temos a nossa vida firmada em Deus e nas Suas promessas.  Deus é a Rocha, Deus é o Amor e quem se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não o abalarão. As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos firmes sobre a R0CHA. Não nos bastará apenas dizer Senhor, Senhor, mas sim, confiar plenamente no Seu Amor e na Sua real proteção. - Em que alicerce você está construindo a sua vida? - Quem lhe tem ensinado a viver? – Sua vida já tem sido provada pelas chuvas e ventos fortes?  - Você sente firmeza nos seus pés nas horas das dificuldades?- Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha  ou você é um “homem sem juízo”?


2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir