.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

“O MENOR NO REINO DOS CÉUS É MAIOR QUE JOÃO BATISTA.” Olivia Coutinho

 
Dia 13 de Dezembro de 2017
 
Evangelho de Mt11,11-15
 
Estamos na segunda semana do advento, nos preparando para a grande festa da vida que é o Natal do Senhor Jesus!
A alegria da proximidade desta grande Festa transborda no nosso coração, aumentando a nossa disposição em dar passos ao encontro de Jesus no encontro com o irmão! 
A liturgia deste tempo está sempre nos trazendo a figura de João Batista, ele é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento.
João Batista, foi o último profeta do Antigo Testamento, foi ele quem fez a passagem do velho para o novo! A sua pregação, tomou uma dimensão tão grande, que ele chegou a ser confundido com o Messias a ponto do poder, centralizado em Jerusalém, enviar mensageiros para pergunta-lo, se ele era o Messias anunciado pelos os profetas. João, na sua humildade, deixou claro que ele não era o Messias e que ele nem seria digno de desamarrar as sandálias do Messias que haveria de chegar.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus fala de João Batista, o profeta que continua falando ao nosso coração: “Convertei-vos e crede no evangelho.”  “Eis o cordeiro de Deus...”
João Batista representa o antigo testamento, mas ele não se prendeu a mentalidade antiga, não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo o  contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo, um tempo que traria um sentido novo para humanidade que se distanciava de sua verdadeira origem.
“Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto,  o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.
Apesar de ter sido chamado por Deus para preparar o caminho para a entrada de Jesus no meio de nós, João Batista não fez a experiência do Messias, daquele que ele anunciou.
O batismo que João realizava, era um batismo de conversão, enquanto que Jesus Batizava com o Espírito Santo. Aquele que é Batizado com o Espírito Santo e que vive o seu Batismo, nasce do alto, torna-se servo, se fazendo o menor no Reino dos céus, imitando o próprio Cristo que lavou os pés dos Apóstolos numa atitude de humildade e serviço.
Quem vive de acordo com a vontade de Deus, fazendo o que Jesus fazia, dá continuidade a sua presença no mundo, tornando assim, maior que João Batista, que anunciou o Messias, mas que não teve tempo  de viver a experiência com Ele.  
Imitemos o profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra o sistema que gera morte,  Contra tudo e contra todos, que insiste em nos convencer de que os caminhos mais largos são mais seguros.
O nosso caminho,  é o caminho da justiça, do amor, um caminho traçado por Deus, é trilhando este caminho, que encontraremos a felicidade plena.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário