.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O sim de Maria ao Projeto Salvífico do Pai-Helena Serpa

8 de Dezembro de 2017 -  6ª. Feira  -  Imaculada Conceição de Nossa Senhora .   - 1ª Leitura - Gn 3,9-15.20 - “Promessa de Salvação”
Neste texto do Livro do Gênesis nós encontramos a essência da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade. Adão e Eva aqui representam a humanidade atingida pelo pecado original por causa da sua desobediência às ordens de Deus. A mulher que foi tentada pela serpente pecou e levou o marido a pecar. Eles comeram do fruto proibido desejando tornar-se iguais a Deus, desobedecendo às Suas ordens e, por isso, a maldição caiu sobre si.  As consequências desta desobediência foram, e até hoje são funestas para toda a humanidade.  Deus submeteu o homem e a mulher a duras penas e os expulsou do paraíso. No entanto, ao mesmo tempo, Ele decretou também a inimizade entre a serpente (satanás), e a descendência da mulher que haveria de lhe pisar a cabeça apesar de ser fustigada e tentada. Assim, o próprio Deus anunciou a missão de Jesus, descendente de Maria, o qual venceria satanás. Maria, mãe de Jesus, portanto, é a mulher perfeita, por isso mesmo, inimiga número um do demônio. Eva é a mãe dos viventes, Maria é a Mãe de Jesus, por conseguinte, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos.  Eva se tornou então Ave Maria, a escolhida para ser Mãe de Deus e Mãe de todos os homens. Tomando essa palavra para a nossa vida podemos refletir no papel da mulher que foi entregue ao homem como uma ajuda, como socorro e auxiliadora. No entanto, quando esta não cumpre com o seu papel poderá também levar o homem para a perdição. A responsabilidade de uma mulher é muito grande, pois ela tem um papel espiritual dentro da família e junto ao seu marido. A mulher tem em si um poder de convencer o homem, pois é intuitiva e perspicaz, por isso, precisa estar vigilante e fazer sempre o discernimento das suas ideias e motivações.   – Adão e Eva quando desobedeceram tiveram medo de Deus e você quando peca também tem? -  Adão e Eva não tiveram confiança em Deus quando caíram e você, tem? – Você acredita no perdão de Deus? – Você se considera filho (a) de Maria?

 

 

Salmo - Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios![x]

Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.

2ª Leitura - Ef 1,3-6.11-12  – “predestinados à santidade”

Por intermédio de Jesus, o Pai nos predestinou para sermos seus filhos adotivos, e como tais, também santos e irrepreensíveis aos Seus olhos, no amor. O sacrifício de Jesus apagou a desobediência de Adão e Eva, portanto, podemos, então, pensar que quando Deus olha para nós não nos vê como éramos antes de Jesus, mas como somos hoje, redimidos pelo Sangue do Seu Filho. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para viver no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança, portanto, a nossa santidade consiste em amar. Apesar de pecadores, santos no amor, esta é a nossa esperança! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos que podem ser suplantados por nós, quando confiamos na misericórdia de Deus que nos quer fazer, santos e santas. – Você tem consciência de que é destinado (a) a ser santo (a)? – Você acha que o santo pode pecar? – Quem é o Bem Amado do Pai?


Evangelho - Lc 1,26-38 – “ O sim de Maria ao Projeto Salvífico do Pai”

Os desígnios de Deus acontecem na nossa vida conforme a Sua vontade, no entanto, é preciso que nós também estejamos dispostos a atendê-Lo, na hora em que Ele nos procurar. Maria foi aquela que soube acolher a vontade de Deus e se dispôs a cumprir a sua missão em conformidade com o que o Anjo lhe anunciou. Por isso, quanto mais meditamos sobre esta passagem do Evangelho mais nos conscientizamos da grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. Dentro da história da salvação nós vemos que a primeira EVA disse não a Deus e lhe desobedeceu. Eva representa a humanidade pecadora, desobediente, condenada à morte eterna. Representa a nossa rebeldia que sofre as consequências naturais da tristeza, da raiva, da angústia, da infelicidade. É o retrato da humanidade sempre fustigada pela serpente que representa o mal. Escolhida pelo Pai, Maria é aquela de cuja descendência saiu o Salvador dos homens. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu sim para que a humanidade fosse redimida. O sim de Maria trouxe-nos Jesus e ainda hoje ecoa no coração de cada homem e cada mulher que, mesmo sem entender acolhem a vontade de Deus e contribuem na realização do Seu Projeto. “Ave cheia de graça, o Senhor está contigo!” As mesmas palavras que o anjo dirigiu à Mãe de Jesus nos são dirigidas também, hoje, porque somos escolhidos (as) para cooperar na edificação do reino de Deus aqui na terra: “Não tenhas medo, ... porque encontraste graça diante de Deus!”  Assim como precisou de Maria, Deus precisa de cada um de nós para introduzir o Seu reino nas famílias do mundo e, assim, sob a ação do Espírito Santo, conceber Jesus no nosso coração. Por isso, precisamos estar sempre disponíveis a fazer a vontade do Pai que deseja realizar em nós coisas admiráveis a fim de que sejamos também homens e mulheres cheios (as) da graça de Deus. - Você também se sente chamado (a) a colaborar no projeto de Deus para o mundo? - Você já entendeu o plano de Salvação de Deus para si? – Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus?   - Como é que você poderá deixar de ser Eva e se tornar Ave?


   

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir