.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

"POIS O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE.” – Olivia Coutinho


Dia 13 de Dezembro de 2017

Evangelho de Mt11,28-30

Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, muitos irmãos, vão perecendo pelos os caminhos da vida por não dar conta de carregar fardos tão pesados. Fardos pesados, que são colocados em seus ombros, por uma sociedade injusta, que não os enxerga como gente.  
E assim, esses irmãos, vão amargando o dissabor de ver seus sonhos sendo diluídos pelas as consequências de tantas injustiças. Nos dias de hoje, quem de nós não sente cansado de ver tantas injustiças? Somos acometidos, constantemente por dois tipos de cansaço: o cansaço físico e o cansaço mental.
O cansaço físico, é fácil de resolver, basta uma boa noite de sono. Já, o cansaço mental, é fatigante, nos consome, rouba o nosso sono, nos tira a paz, o ânimo para seguir em frente. Para os que estão sendo massacrados pelas as injustiças sociais, como os desempregados, os que dependem da saúde pública, o cansaço mental virou um mal crônico. 
Como é cansativo, ver todos os dias, as mesmas notícias: o aumento da violência, a corrupção assolando o povo, matando o sonho de tantas pessoas, privando-as do direito a uma vida digna. Somos na grande maioria, um povo cansado, cansado de tantas promessas, de sermos enganados por aqueles que deveriam zelar pelo o bem comum.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus se mostra sensível perante todos os que sofrem deste cansaço mental, os que já não estão dando conta de carregar os seus fardos. Jesus tem o olhar voltado para estes, os que mais sofrem as consequências das injustiças cometidas pelos os que detêm o poder. Jesus vem trazer a estes irmãos uma grande consolação, convidando-os a um descanso Nele! “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso. ”
Descansar em Jesus, é sentir-se num oásis repousante, bebendo da água viva que só Ele pode nos dar, o que não significa comodidade, isenção de responsabilidade, aceitação das injustiças, pelo o contrário, é no descanso em Jesus, que repomos as nossas energias para lutar contra todo tipo de Injustiça. Com Jesus, nosso fardo torna mais leve, Nele, adquirimos fortaleza, dentro de um espírito de mansidão e de humildade.
A mansidão, nos torna pessoas pacíficas, compreensivas, o que não dizer conformidade com as injustiças. Ter um espírito de mansidão, nos faz sentir a vida mais leve, pois a mansidão nos leva a raciocinar, a enxergar possibilidades pela a frente. 
Enquanto caminhamos sem Jesus, nosso fardo é muito pesado, com Ele, o mesmo peso, torna mais leve, pois a força para carregá-lo vem Dele.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:







Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir