.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Quantos pães tendes?-Helena Serpa

06/12/2017 -  4ª feira da 1ª Semana do Advento - 1ª Leitura - Is 25,6-10a -  “a Salvação que Jesus oferece a todos os povos ”

A imagem do Banquete descrita por Isaias leva-nos a refletir sobre a Salvação que Jesus oferece a todos os povos. Nesta profecia nós vemos a promessa de que o Senhor dará um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro prometendo remover a teia em que estavam envolvidas todas as nações e a cadeia que prendia todos os povos; a morte será eliminada, as lágrimas serão enxugadas e o povo não sofrerá mais desonra no dia em que o Senhor se manifestar na Sua glória. Este Banquete representa a comunhão universal de todos os homens entre si e com Deus. Para nós que já abraçamos a Salvação de Jesus e já sentimos a manifestação da Sua Presença através do Espírito Santo esta profecia já está se realizando. Na Eucaristia nós já nos deliciamos com a Palavra e comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus como prova do poder de Deus que nos assegura uma comunhão eterna. Sentir a presença de Jesus no nosso coração faz-nos experimentar a alegria do Banquete. Precisamos ser fiéis e confiantes, porque um dia definitivamente nós também diremos: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou!”  - Como você imagina que seja esse banquete? – Para você qual seria o significado das palavras: ricas iguarias, vinho puro a que se refere o profeta? – De que a sua alma precisa mais e o que mais você tem buscado? Faça uma reflexão.

R. Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
O salmo nos coloca numa perspectiva de ovelhas conduzidas pelo pastor. O pastor é Jesus e não faltará coisa alguma àquele (a) que se deixar governar por Ele. O Senhor sabe o que nos fará descansar, Ele sabe onde se encontra o alimento para as nossas carências e conhece o caminho mais seguro para nós. Por isso, se nos deixamos guiar por Ele, nada haveremos de temer. O Senhor já providenciou tudo de que precisamos, portanto, a felicidade e todo o bem haverão de seguir-nos até que habitemos na casa do Senhor que é o nosso destino final.

Evangelho - Mt 15,29-37 – “Quantos pães tendes? ”

Jesus estava atento a todas às necessidades das multidões que O acompanhavam em busca de curas físicas e de conforto para os seus males. Ele curava os coxos, os aleijados, os cegos e mudos, assim como também muitos outros doentes, no entanto, também se compadecia deles pelas suas carências materiais. Ele sabia que o povo com fome, desanimaria, apesar de ter sido curado dos males físicos e espirituais. Por isso disse aos discípulos: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.  Da mesma forma também, Jesus, diante das nossas dificuldades e carências tem compaixão de nós e providencia, hoje, o alimento espiritual e material de que precisamos. Quando buscamos a Jesus e procuramos ficar sempre perto Dele, podemos ter a certeza de que as coisas materiais das quais necessitamos, assim como também o sustento da nossa alma nos será providenciado por Ele. Ele sabe precisamente qual a nossa fome e o que pode saciá-la. No entanto, assim como fez com os apóstolos Jesus quer saber de nós o que poderemos oferecer também para alimentar àqueles que estão com fome perto de nós e pergunta:  “Quantos pães tendes?”  Hoje, Ele também precisa de discípulos para alimentar as multidões famintas e sabe como nós podemos contribuir, pois conhece a nossa capacidade embora seja ela limitada. Não podemos esconder de Jesus os “sete pães e alguns peixinhos” que temos conosco. Às vezes queremos receber tudo de Deus sem esforço nenhum, mas para que os milagres aconteçam na nossa vida, é necessária a nossa participação e adesão. O pouco que nós temos, quando é colocado nas mãos do Senhor, multiplicar-se-á a ponto de que possamos nos sentar e partilhar com as pessoas as quais encontramos no nosso caminho e, ainda sobrar. – Por que será que Jesus mandou que a multidão se sentasse? – Como você tem agido na hora da necessidade? – Você costuma sentar-se para dialogar, conversar, entender-se com as pessoas? – Você tem colocado à disposição de Deus os seus sete pães e alguns peixinhos?


3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir