.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

-VAMOS ENDIREITAR OS NOSSOS CAMINHOS-José Salviano.

2º DOMINGO DO ADVENTO
10 de Dezembro de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mc 1,1-8
-VAMOS ENDIREITAR OS NOSSOS CAMINHOS-José Salviano.
 
1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
2Está escrito no livro do profeta Isaías:
'Eis que envio meu mensageiro à tua frente,
para preparar o teu caminho.
3Esta é a voz daquele que grita no deserto:
'Preparai o caminho do Senhor,
endireitai suas estradas!''
4Foi assim que João Batista apareceu no deserto,
pregando um batismo de conversão
para o perdão dos pecados.
5Toda a região da Judéia e todos os moradores de
Jerusalém iam ao seu encontro.
Confessavam os seus pecados
e João os batizava no rio Jordão.
6João se vestia com uma pele de camelo
e comia gafanhotos e mel do campo.
7E pregava, dizendo:
'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
8Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo.'
Palavra da Salvação.CNBB).
 
PRIMEIRA LEITURA
           O Profeta Isaías anuncia a vinda de Jesus a Jerusalém. Aquele que vem trazer a boa nova, para as cidades de Judá. Aquele que vem com todo poder, conquistar a vitória sobre o poder do mal. Sua glória se manifestará pois todos os homens da Terra ouvirão o que Ele falou, muito embora nem todos acreditem.
 SALMO 84          Queremos ouvir o que o  Senhor tem para nos dizer. Pois sua mensagem é só de paz. Mas essa paz é somente para o seu povo, para aqueles que o aceitar e o seguir. Para aqueles que voltam as suas mentes para Deus, para o seu Evangelho, caminho de vida eterna.   SEGUNDA LEITURA           Ao contrário do que muitos pensam, Deus está mais preocupado em nos salvar do que em nos castigar pelos nossos delitos, pelas nossas iniquidades.  E  alguns pensam assim por que acham que Deus se esqueceu deles, que Deus não atende mais os seus pedidos e clamores.  Acontece que Deus é paciente para conosco. E o seu tempo é diferente do nosso. Ele aguarda o tempo que for necessário pela nossa conversão, pela nossa mudança de vida. Porém, é bom que não nos acomodemos com essa paciência de Deus, pois "o dia do Senhor chegará como um ladrão". EVANGELHO
           Caríssimos. João Batista foi o último dos profetas que teve uma missão especial diferente da dos outros profetas. Ele tinha como projeto, preparar a vinda do Senhor Jesus. E João Batista executou o seu plano mediante uma vida simples, do seu testemunho de prática da fé com muita humildade e penitência,  buscando a cada dia fazer a vontade do Pai, mediante uma pregação incansável.  Apesar de pregar com muita energia ao combater o egoísmo dos poderosos, o Batista era humilde ao ponto de reconhecer-se indigno de desatar as correias das sandálias  do Filho de Deus. Ele denunciava o consumismo, a arrogância, a hipocrisia, a iniquidade, e a ânsia pelo poder da elite judaica, e conclamava a todos a conversão, através da confissão dos pecados e do batismo.
          O Batista era aquele que  batizava os arrependidos e dispostos a conversão. Através de sinais externos, ele transformava pecadores em homens fiéis a Deus, aqueles que estavam internamente convencidos de que a melhor opção era a mudança total de suas vidas, a melhor escolha era  seguir os caminhos de Deus.
          Caríssimos. É isso que deve acontecer nas nossas mentes neste tempo de Advento, tempo de espera pelo Natal. Pois nestes dias que antecedem a vinda do Senhor Jesus, nós, inspirados na mensagem e no exemplo de João Batista, precisamos renovar as promessas do nosso batismo, e reconhecer Jesus como o nosso Salvador, aquele que nos chama a renunciar o egoísmo, e levar uma vida de partilha, e de prática dos seus ensinamentos, para que assim, possamos alcançar a glória eterna.
          João Batista, uma voz pregando no deserto. Nos dias de hoje são muitas as vozes que estão pregando no deserto. Professores, que tentam ensinar a sua matéria, para alunos que não estão interessados em aprender nada de útil para a sua vida! Alguns mestres e mestras ainda tentam por vezes, ensinar alguma lição de moral, de valores, e os jovens nem estão aí para esses ensinamentos.  Até enfrentam os professores, rebatendo com idéias "da hora", idéias distorcidas ou invertidas que aprenderam dos "amigos" e da mídia, sobre aquele assunto.
          Os pais nem se fala! Esses não têm mas vez diante dos seus filhos adolescentes. Pois eles escutam mais os amigos, os namorados,ou as namoradas do que os pais. Se os amigos inexperientes lhes mandarem cair no buraco, eles obedecem. Mais os pais experientes que lhes orientam para a vida, eles não ouvem mais. Esses para eles são ultrapassados! Os jovens estão anestesiados!  A lavagem cerebral operada pelas forças do mal está a todo vapor destruindo os valores nas mentes dos nossos filhos e plantando no lugar, o ódio, a vingança, a violência, o desamor, como já mencionamos aqui em outras  ocasiões. A repetição se faz necessária, tendo em vista a gravidade da situação em que vivemos.
 É TEMPO  DE AVENTO
           É tempo de mudança de vida, é tempo de conversão. Porém, infelizmente, influenciados pelas ilusões desse mundo, nós corremos contra o tempo, para não perder tempo, para aproveitar o máximo dessa vida que como o tempo, passa depressa. Só que fazemos isso de modo errado. Pois nesse desatino de desfrutar cada minuto de vida, acabamos por destruir a nossa própria vida, nos embriagando pelos mais variados venenos, tanto aqueles ingeridos pela boca, como aqueles ingeridos pela mente: São os valores invertidos que nos são apresentados por toda essa parafernalha digital, e eletromagnética da nossa era atual.  O verdadeiro "saber viver", é viver segundo Deus, por Deus e  para Deus, antes que seja tarde, antes que o  tempo passa e sem perceber, nós já perdemos muito tempo, perdemos a oportunidade que Deus nos dá de salvar a nossa alma!  Podemos observar que o tempo cronológico, o tempo  do relógio, vai passando devagar e sempre, e sem o percebermos, ele já se foi. Vem as rugas, as dores, as limitações físicas, as doenças, a solidão, e por fim, chega o fim de tudo. De tudo? É assim que pensam aqueles que só acreditam nessa vida cronológica.
          Meus irmãos! Alegrai-vos! porque dentro do tempo CRONOLÓGICO, podemos viver o TEMPO KAIROLÓGICO.
CHRONOS E KAIROS: Chronos é o tempo linear, mensurável é o tempo marcado pelo relógio.   Kairos é o tempo imensurável, eterno.          O tempo cronológico tem datas, é mensurável, por isso  tem início e fim. Nós nascemos, desfrutamos a vida bem ou mal, depois morremos.
          O tempo kairológico  é infinito, indeterminado, não é mensurável,  por isso não tem datas nem começo nem fim, portanto ele é eterno. É o tempo de Deus.
E é por isso que Deus não quer que ninguém se perca no tempo cronológico ao ponto de não achar o caminho para o tempo kairológico, ou seja, para a eternidade.
O tempo de Deus já pode acontecer aqui mesmo nesta vida cronologicamente falando. Trata-se do tempo do ANTEGOSO. É o tempo final da nossa existência terrena, no qual podemos desfrutar aqui mesmo das maravilhas celestes enquanto ainda  convivemos com as demais pessoas da realidade terrestre.

          O tempo cronológico do Advento é o tempo de preparação para o tempo KAIROLÓGICO. O melhor momento que está por vir, o tempo que há de vir. Isso só depende das nossas escolhas.
          Que o Pai celeste nos ajude a não perdermos tempo com as futilidades enganosas, com superficialidades que não nos satisfazem plenamente, mais apenas momentaneamente. Que Jesus nos proteja da "catequese do mal" ou seja, da pregação daqueles que nos fazem a cabeça, que nos convencem a viver uma vida banal, em vez de uma vida em abundância como disse Jesus.  Que Jesus  nos ensine e nos ajude a ganhar  tempo cultivando e ensinando aos demais irmãos  os verdadeiros valores. Os valores eternos, aqueles que nos satisfazem plenamente. Que o Espírito Santo nos ilumine no sentido de aproveitar o tempo cronológico do Advento para transformar a nossa vida mudando os nossos hábitos, apagando todos os valores perniciosos das nossas mentes, e neste espaço de tempo cronológico que ainda nos resta, a nos preparar para a entrada de preferência adiantada no tempo kairológico.
 Que assim seja.
  Tenha um bom domingo. José Salviano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário