.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A Insensatez de Sermos Igreja-Diac.José da Cruz

SÁBADO DA 2ª SEMANA DO TEMPO COMUM 20/01/2018
1ª Leitura 2 Samuel 1, 1-4.11-12. 19.23-27
Salmo 79/80 “Mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos”
Evangelho Marcos 3, 20-21
"A Insensatez de Sermos Igreja"
Nós podemos ir à igreja, ou Sermos Igreja, duas coisas totalmente diferentes. Quando somos Igreja e vivemos em comunidade, nossas ações e modo de agir parecem loucura aos olhos do mundo. Que sentido tem para o espírito consumista, o agente de pastoral dedicar-se ao seu trabalho em um final de semana, não achando tempo nem para o lazer ou o passeio?
 Dia desses indaguei da Dona Maria - agente da Pastoral da Saúde- o porquê de suas visitas a enfermos em dias de domingo e feriados, sendo que nesses dias os familiares estão em casa e têm a obrigação de estar junto ao doente. E ela respondeu-me que, em domingos e feriados, os familiares que trabalham nos dias de semana, saem a passeio e o doente fica sozinho, é o dia em que ele mais precisa de alguém por perto. Que resposta espetacular, o amor autêntico pelos irmãos e irmãs, não cobra nem exige dos demais, mas vai de encontro as necessidades do outro.
Os parentes de Jesus julgam que ele está louco, querem leva-lo de volta para casa, fecha-lo em seu círculo reservado, cuidar dos interesses da Família, da mãe e dos irmãos de sangue, que aqui tratam-se de primos. Mas a casa e a Família são o lugar por excelência onde se experimenta a vida de amor e comunhão. Jesus inaugura um novo jeito de se relacionar e ser família, não mais a partir das obrigações e formalidades onde o grupo permanece junto apenas por interesses. Não é esse o caso das famílias nos dias de hoje? Nesse caso, os políticos ladrões e corruptos formam uma “Família", os Traficantes e demais marginais também. Forma-se um grupo, mas o que prevalece é o individualismo.
Família é um reflexo da Trindade Santa, que vive uma vida de amor e comunhão, sempre aberta a quem quiser ser acolhido. Essa é a vontade de Deus. Comunidade não defende e nem olha a conveniência ou o interesse de alguém, mas vive a Palavra de Deus e busca viver na prática a justiça e a igualdade no amor que sempre serve, mas que nunca quer ser servido...(Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário