.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

-A conversão de Paulo-José Salviano

25 de Janeiro – Ano B

Evangelho Mc 16,15-18



Hoje a Igreja celebra a conversão de Paulo, aquele que era perseguidor dos cristãos, e passou a ser o grande catequizador, a pilastra mestra da Igreja nascente. E por isso mesmo, ele foi perseguido. De perseguidor, passou a ser perseguido.
Paulo era um homem culto, rico, seguidor fiel do judaísmo. Um homem de muita fé, caridoso e preparado.
Foi por tudo isso que Deus o escolheu para tão grande missão. Paulo largou tudo e naquele dia na estrada de Damasco quando Jesus o derrubou do seu cavalo, focalizando-o com uma luz forte, e dizendo: Paulo. Por que me persegue?
É claro. Perseguir os cristãos é o mesmo que perseguir Jesus. Depois daquele dia, Paulo não foi mais o mesmo. Se transformou radicalmente, pois aquele acontecimento foi um dos maiores milagres de todos os tempos.
Paulo foi sacudido, para que lhe caísse a fixa, para que ele acordasse do sono a que estava vivendo. Perseguir os cristãos.
Paulo não era fraco não. Além de muita cultura, de muito estudo, ele tinha uma grande oficina de construção de tendas, com muitos empregados e era muito bem sucedido economicamente.
Depois da experiência com Jesus na estrada de Damasco, ele largou tudo para servir a Deus. Só não largou de trabalhar. Continuou a construir suas tendas, para ganhar o necessário pela sua sobrevivência. Ele dizia que não queria ser um peso para as comunidades onde estava praticamente hospedado.
Paulo não viveu só em um lugar. Toda a sua vida missionária foi marcada por mudanças. Ele fez três grandes viagens, e por onde  passava, formava, construía uma comunidade.  Depois de certo tempo, continuava sua caminhada indo para outro lugar fazer o mesmo. Construir outa comunidade.
Quando estava em outro lugar, em outra comunidade, ele mantinha contado com as comunidades que havia deixado para trás, por meio de cartas. Imagine se naqueles tempos tivesse a tecnologia de hoje. Internet, computação, etc.
Nós temos tudo isso e ficamos na moleza, ficamos acomodados, sem fazer a vontade do Pai, sem levar o Evangelho ao mundo.
Naqueles tempos não havia carros, e as viagens eram aventuras penosas e muito perigosas. Salteadores, travessia de mares, e muitos outros perigos, pelos quais passou Paulo, tudo isso para que hoje pudéssemos ter uma Igreja pronta para a nossa salvação. Pois Paulo continuou o trabalho missionário de Jesus. Paulo explicou com outras palavras, a mensagem do Mestre.
Amigas e amigos leitores. O Evangelho de hoje nos convida a nos converter, como aconteceu com Paulo. Assim, vamos copiar e imitar esse grande gigante da Igreja. Vamos trabalhar em nosso emprego, e também vamos trabalhar na vinha do Senhor. Vamos nos preparar, através de leituras, de oração, e da luta contra o pecado, para que sejamos capazes de fazer o mesmo que Paulo fez. Levar o Evangelho a quem não o conhece ainda.

E tenha um bom dia. José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário