.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

-FALEMOS COM AUTORIDADE, COMO JESUS-José Salviano

4º DOMINGO TEMPO COMUM

28 de Janeiro de 2018

Evangelho - Mc 1,21-28



PRIMEIRA LEITURA - Moisés, o primeiro profeta, o primeiro intermediário entre Deus e os homens, o escolhido por Deus para libertar o seu povo da escravidão do Egito, transmite a esse mesmo povo, o que lhe foi dito pelo Pai: Ele afirma que o Todo Poderoso enviará um profeta, para o qual Ele colocará em sua boca as suas palavras. Moisés estava falando de Jesus, o profeta dos profetas. Portanto, não tenhamos dúvidas de que  os profetas disseram,   a verdade inspirada pelo Espírito de Deus. Pois quem não acredita, quem não aceita os profetas acabam recorrendo aos búzios, às cartomantes, aos orixás, as mesas brancas... E isso acontece por causa do nosso instinto religioso.

SALMO
Não fiquemos indiferentes diante da voz de Deus, diante da sua palavra que é lida e explicada na missa pelos novos profetas escolhidos pelo próprio Deus, para explicar, para anunciar a sua palavra. Fechar-se, virar as costas, não prestar atenção, não dar ouvidos aos enviados de Deus, é o mesmo que ignorar o próprio Deus, é o mesmo que lhe dizer NÃO!

SEGUNDA LEITURA - Paulo nos aconselha a estarmos livres de preocupações familiares para assim podermos nos entregar plenamente ao serviço do Reino de Deus. Na verdade, é muito mais propício um ambiente de solidão e de silêncio para se estudar e meditar a palavra. Assim como, para quem escreve. No silêncio, na quietude, com a mente despreocupada de afazeres domésticos, é muito mais apropriado, muito mais fácil a sintonia com o Espírito Santo para receber a inspiração.  
        
A mulher solteira, como é o caso da freira que abdicou-se do casamento, terá, na opinião de Paulo, mais tempo e poder de dedicação e de entrega ao serviço da Igreja. Do mesmo modo, o homem solteiro, não terá de se preocupar com o sustento da família, e portanto, lhe sobrará mais tempo para entregar-se ao estudo do Evangelho e da sagrada escritura preparando-se para o anúncio da palavra.
Paulo afirma que: a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito.
        
Infelizmente nos dias atuais, a coisa é muito diferente dos tempos de Paulo!  Hoje é sábado. Logo mais à noite, onde estarão as jovens e as mulheres solteiras? Pelo menos a maioria delas com certeza não estarão na igreja rezando o terço, nem no grupo de orações, nem estudando a palavra, ou acessando este Blog de reflexões. Provavelmente estarão nas baladas, nos motéis, ou nos barzinhos da paquera com música ao vivo ou não. Desculpe a dureza dessas palavras, mas não podemos camuflar a realidade, fazendo um sermão água com açúcar para não ofender ou chocar algumas pessoas, as quais sairão da missa do mesmo jeito que entraram. Nosso objetivo é refletir sobre a pura e dura realidade da vida, como Jesus nos ensinou. "Não vim trazer a paz ao mundo".
        
Paulo defende o celibato, para uma melhor dedicação ao serviço do Reino. Sim. Realmente a entrega total a Deus, numa oferenda pessoal, é muito mais valiosa do que uma entrega pela metade. Porém, infelizmente, nem todos conseguem fazer essa entrega total por causa da realidade do mundo em que vivemos, que nos arrasta para longe de Deus, começando pelos prazeres da carne! 

EVANGELHO 
        
Jesus ensinava como quem tem autoridade. Jesus ensinava com autoridade porque Ele não tinha medo de nada, porque Ele sabia tudo, porque estava empenhado em mudar o mundo, porque Ele é Santo, Ele é o próprio Deus encarnado!
        
Amigo, amiga catequista. Se você tem vacilado na hora da catequese, seja nos encontros com os jovens, com as crianças, seja na homilia, veja quais dessas qualidades de Jesus está faltando em sua pessoa.

MEDO- Você está com medo? De que? Das pessoas rirem de sua falta de prática? Não. Elas não vão fazer isso! São todas pessoas de Deus e vão compreender que todo começo é difícil. Você está começando sua caminhada de evangelização e é natural que fique nervoso, nervosa. Agora se você está com medo de dizer a verdade sobre os poderosos e de ser retaliado(a) por eles, confia em Deus. "Eu estarei convosco até o fim dos tempos".

SABER - Você está com medo de errar, de esquecer o que o vai dizer?
A solução para isso é o seguinte: Reze e leia mais. Assim, da próxima vez você falará com a autoridade de quem estudou e sabe o que vai dizer. Estuda, para falar, estuda para ensinar, para catequizar. Mas nem pense em chegar lá e improvisar!

MUDAR O MUNDO - Você está com dúvidas de que pode contribuir para mudar o mundo?  Então pense nas palavras de Jesus: "Siga-me. Farei de vocês pescadores de homens" "O Reino de Deus é como o grão de mostarda..." "Não tenhais medo. Apenas acredite". "Não vos preocupeis com o dia de amanhã"...

SER SANTO - "Um cego não pode guiar outro cego. Ambos cairão no buraco" . Amigo, amiga. Sabemos que só Deus é santo. Mas também sabemos que Jesus nos deu a alegria de participar da sua santidade. "Sede santos como o Pai é santo" .  É impossível converter os outros se você não está convertido ou em caminho de conversão diariamente. "Sem mim nada podereis fazer!".  Se não estamos com Deus e em Deus, não podemos levar Deus a ninguém! Não podemos evangelizar se não vivemos o evangelho. 
Pois EVANGELIZAR  é diferente de ENSINAR, diferente de ministrar conhecimentos apenas.  O professor precisa conhecer: o que ensina, conhecer a quem ensina e saber como ensina.
Do mesmo modo, o catequista: Só que com um acréscimo: Ele, o catequista, a catequista,  precisa VIVER O QUE ENSINA.

A catequista, o catequista, jamais poderá ensinar o que não vive! Não consegue transmitir a Boa Nova sem primeiro experimentá-la. É indispensável primeiro ter a experiência do amor de Deus, para depois levar este mesmo amor aos demais.
Pois quando alguém fala da boca para fora, quando alguém diz mas não acredita do que está falando, todos sentem todos os ouvintes, todos os presentes percebem que são apenas palavras, palavras ao vento. Não adianta ter uma grande retórica, não adianta dar pulos, gritos, e outras “cositas mas”, como vemos por aí. Porque assim, a catequese não vai funcionar, a conversão não irá acontecer.

Ao contrário, quando o ministro de Deus, o missionário a missionária fala o que lhe vem da alma, fala o que estudou e o que realmente acredita e vive, os que escutam acreditam, e se convertem! E é esse o principal objetivo da catequese. CONDUZIR À CONVERSÃO.

Jesus falava com autoridade por causa da sua divindade.  Assim, também nós podemos falar com autoridade, desde que tenhamos uma vida de santidade. Desde que vivemos na presença  da Trindade santa!

Copiemos Jesus, e falemos com autoridade! Pois só assim, poderemos mudar o mundo!

DESEJAMOS A VOCÊ E SUA FAMÍLIA, UM BOM E SANTO DOMINGO.

José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário