.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

-JESUS, O CORDEIRO DE DEUS-José Salviano

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM- Ano B

14  de janeiro
               


Evangelho - Jo 1,35-42

Na PRIMEIRA LEITURA Deus chamou Samuel por três vezes e Samuel não percebeu a presença do Senhor e pensou que quem o chamava era Eli. Quantas e quantas vezes Deus já nos chamou e não entendemos nada, não ouvimos sua voz, e por isso não respondemos ao seu chamado e seguimos a nossa vida segundo o nosso egoísmo?
         
Porém isso aconteceu porque Samuel ainda não conhecia o Senhor, ainda não havia sido tocado pela sua palavra.  Cabe a nós conhecedores da palavra de Deus, tocar os nossos irmãos levando a eles a palavra, para que quando Deus os chamar, eles percebam a voz do Senhor.
         
E quanto a nós, é bom que fiquemos atentos ao chamado de Deus que pode nos vir a qualquer instante: Através de um fato, de uma tragédia, de uma pessoa.
         
A cada coisa que nos acontece, devemos perguntar: Senhor, és tu? És tu que me falas? O queres que eu faça? O que estás me dizendo com isso que me está acontecendo? Fala-me Senhor que estou pronto para ouvir-te! Fala que o teu servo escuta! Fala meu Deus pois quero ouvi-Lo e segui-Lo!
Pelo  SALMO 39 Deus não está exigindo ou pedindo sacrifícios, ofertas, holocaustos nem vítimas pelos nossos pecados. Mas sim, que façamos a sua vontade. Ele está pedindo que guardemos e pratiquemos a sua palavra, sua lei e sua justiça. Mas não guardemos somente para nós, mas sim que a anunciemos aos nossos irmãos e irmãs.

Na SEGUNDA LEITURA, Paulo nos lembra que o nosso corpo NÃO foi feito para a imoralidade, e que quando usamos o nosso corpo para nos divertir, estamos falhando com o Plano de Deus, o qual nos deu um corpo para ser habitado pelo Espírito Santo. E também que o nosso corpo não nos pertence. A nossa própria vida não nos pertence. Estão enganados ou iludidos aqueles ou aquelas que dizem aos jovens: O corpo é seu. Faça dele o que bem quiser!
         
Uma prova de que estas frases compõem uma grande mentira, uma enganação, são as consequências  advindas do mau uso da nossa liberdade com relação ao nosso corpo. Aqueles que vivem para o corpo pelo corpo e com o corpo, colhem frutos desastrosos com o passar do tempo. Todos que intoxicam os seus corpos com bebidas ou substâncias químicas alucinógenas com o objetivo de se divertirem de forma ilimitada, mais cedo ou mais tarde percebem tarde demais que destruíram suas vidas, destruíram a vida de seus corpos.
         
A sexualidade foi colocada em nossos corpos para a preservação da espécie, mas muitos a usam egoisticamente e somente para a diversão. E é decorrente desta libertinagem  que colhemos frutos de tragédias, morte do corpo e da alma, e a nossa própria condenação!  Será que valeu a pena?  "Crescei e multiplicai-vos" está sendo interpretado de forma distorcida pela humanidade sem limites contaminada pelo mundo sem Deus!
         
Os nossos corpos são membros de Cristo e templo de Deus. Portanto, felizes são aqueles e aquelas que respeitam a presença do Espírito de Deus em seus corpos. Felizes são todos que oferecem os seus corpos para o serviço do Reino de Deus. Felizes são os que fogem de toda imoralidade e de todas as ocasiões de pecado!
         
Por outro lado, nos tempos atuais por mais santos que sejamos, fica muito difícil do ponto de vista humano, fugir de toda imoralidade, fugir de toda essa sensualidade que aí está.  Somente com Deus, com Eucaristia, e muita oração é que podemos vencer toda essa avalanche de pornografia,  que nos cercam e podem nos arrastar como as águas das chuvas fortes. Por toda parte avistamos corpos desnudos, cenas, palavras, frases, convites, cantadas, e todo tipo de tentação que pode  nos conduzir a queda.
           
O CELIBATO está sendo discutido. Rezemos para que o Espírito Santo nos ilumine para que percebemos que com o celibato estamos perdendo padres e perdendo fiéis por causa dos escândalos, provocados não pelo desequilíbrio e fraqueza dos nossos ministros, mas pela farta e constante tentação em volta deles.  O espírito está preparado mas a carne é fraca! O espírito é forte, a fé e a vontade de servir ao Reino é grande, porém a carne é fraca diante de tantas sugestões de prazer!

Por isso precisamos encontrar um meio de resolver, DE ADMINISTRAR o celibato nos tempos atuais. Será que ele poderia mesmo ser  OPCIONAL? COMO  SANAR A QUESTÃO ECONÔMICA e FAMILIAR DO PADRE CASADO?
Esta situação parece muito complicada!  Mas a realidade é que estamos necessitados de mais padres. 


EVANGELHO

Ao ver Jesus passar, João disse: "Eis o Cordeiro de Deus!".  O cordeiro era o animal preferido para o holocausto, onde era queimado em oferenda a Deus.  Todos os demais animais davam muito trabalho na captura, e faziam muito barulho após serem pegos. O Cordeiro, sofria e morria sem dar um só gemido. Ele suportava tudo sem reclamar.  Jesus foi assim!
         
João Batista, como profeta iluminado, sabia que Jesus era o cordeiro de Deus, era a vítima que seria imolada, a oferenda dirigida ao Pai pelo perdão dos nossos pecados.

Quando falamos assim, a impressão de que se tem, é que Jesus ao morrer pelos nossos pecados, nos deixou completamente  purificados e assim não precisamos mais nos preocupar com O SACRAMENTO DA CONFISSÃO. Tem até gente que diz: O padre é um homem qualquer.  Eu confesso direto a Deus.
         
Errado. Pois Jesus disse aos primeiros padres: "Aqueles a quem vocês perdoarem serão perdoados. E aqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados."   
         
Jesus morreu pelos nossos pecados.  Isso significa que O Filho de Deus ao mesmo tempo que provou sua divindade através dos milagres, Ele anunciou o Evangelho para que seguindo-o seremos salvos, e também nos deixou através da Igreja e dos sacerdotes, tudo o que precisamos para nos purificar periodicamente dos nossos pecados e assim alcançaremos um dia a glória eterna.
         
Ao fazer isso, ao enfrentar os líderes judaicos que o considerou um impostor, e ao combater as injustiças, Jesus foi condenado injustamente a morte de cruz. Portanto, Ele deu sua vida por nós. Deu sua vida ao lutar para que tivéssemos acesso à salvação através dos seus ensinamentos e dos meios que Ele deixou ao nosso dispor: Absolvição, Eucaristia, Batismo, Crisma, entre outros, os quais estão disponíveis a quem procurar, no seio da Igreja.
         
Jesus disse a Simão Pedro: 'Tu és Simão, filho de João;
tu serás chamado Cefas' (que quer dizer: Pedra).
         
Pedro foi a primeira pedra do alicerce o qual foi edificado a Igreja de Jesus Cristo. Outras igrejas surgiram depois, pois muitas são as cabeças, muitos são os modos de pensar. Respeitamos a todas, não nos julgamos os únicos candidatos a vida eterna pelo fato de pertencermos à Igreja fundada pelo filho de Deus, porém, a verdade é que a Igreja Católica é a única que foi fundada pelo próprio Jesus, o Filho de Deus vivo.
         
Somos todos filhos de Deus, e nunca devemos pensar que somos privilegiados, especiais, por sermos ricos, bonitos, inteligentes, e missionários.

Um bom e santo domingo para você e toda a sua família.

José Salviano


2 comentários:

  1. Muito bem explicado. Excelente a reflexão. Vai me ajudar muito nos trabalhos e nas celebrações que irei presidir nas comunidades onde estarei trabalhando neste final de semana.

    ResponderExcluir
  2. "O CELIBATO está sendo discutido. Rezemos para que o Espírito Santo nos ilumine para que percebamos que com o celibato estamos perdendo padres e perdendo fiéis por causa dos escândalos, provocados não pelo desequilíbrio e fraqueza dos nossos ministros, mas pela farta e constante tentação em volta deles." Não vejo coerência nesse parágrafo! Perdemos padres por causa do celibato? A Igreja - guiada pelo Espírito Santo - nunca entra em contradição! Não sei porque leigos se sentem incomodados pelo celibato. É uma regra imposta aos padres, aos religiosos e religiosas e só dizem respeito a eles! Cada um é chamado a seguir o Senhor na vocação por Ele chamada! Vocação certa, pessoa feliz! Vocação errada, pessoa triste com gente triste!

    ResponderExcluir