.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

-A paz esteja nesta casa-José Salviano

26 de Janeiro – Ano B

Evangelho Lc 10,1-9



Jesus enviou os discípulos para a missão de evangelizar. E lhes recomendou que ao entrar nas casas, dissessem: “ A paz esteja nesta casa”. E se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele. Caso contrário, se ali não houver ninguém que seja pacífico, que seja da paz, que a vossa paz volte para vocês.
Amigas e amigos irmãos em Cristo.  Apesar de que não somos baratas mortas, e que por vezes temos de gritar, de reclamar pelos nossos direitos, apesar de que temos de acusar as injustiças, a paz deve ser a nossa característica principal. A PAZ É A MARCA DO CRISTÃO! 
E não podemos abrir mão disso! Seremos pacíficos, como Jesus o foi o tempo todo. É fato que Ele pegou uma corda e transformando-a em um chicote, agiu de forma muito enérgica contra os violadores, os vendedores e profanadores do Templo.
Isso pode levar a muitos de pouca fé, a interpretar que Jesus naquele gesto, deu um exemplo de violência.
Nada disso! Jesus, cheio de energia e revolta contra aquele estado de coisas, agiu de forma inesperada. Agiu forte contra os abusos dos que Ele chamou de covil de ladrões.
Por outro lado, devemos refletir que o anúncio do Evangelho deve ser feito pelos amigos da paz.  Pois o objetivo do Evangelho é colher frutos de muita paz.  Essa paz que é produzida pela justiça, deve ser a mesma paz testemunhada por nós, que levamos a palavra de justiça ao mundo.
Repare que foi uma das raríssimas vezes em que Jesus se alterou, e agiu energicamente. Tirando isso, com exclusão da sua resposta forte aos líderes judaicos no dia em que eles lhe mostrou uma moeda e perguntou se era lícito pagar imposto a César.
Naquele dia, como em outras vezes em que Ele combateu frontalmente e sem medo as atitudes dos judeus, Jesus responder à altura, aquela tentativa de incriminá-lo diante do poder romano.
Mas em todo o tempo, Jesus foi sereno, pacífico, calmo, piedoso, tanto nos momentos de tranquilidades, como nos momentos de perigo, como aquele na hora da tempestade em que os discípulos desesperados gritavam por seu socorro.
Ali, Jesus com a maior calma, lhes disse: “Por que temeis, homens de pouca fé?”.
Irmãs, e irmãos. A Paz deve ser a nossa marca. Não podemos agir e reagir com atitudes de raiva, de ódio, como se estivéssemos estressados, ou coisa desse tipo.
Não se trata de representar, não se trata de sermos fingidos. Sejamos nós mesmo. Quem é ativo, continue assim. Porém, devemos ser pela paz. Devemos optar primeiro pela solução dos problemas, pelos caminhos da paz. Precisamos, sim, agir contra as injustiças, mas nunca lançar mão da vingança, que é um método contrário ao Evangelho, é um método violento.
Nunca conseguiremos acabar com a violência, usando meios violentos.  Sigamos o exemplo d Madre Tereza,  e principalmente, sejamos seguidores fiéis de Jesus Cristo, que mesmo diante dos algozes que o torturavam, ele continuou tranquilo, em paz, sem reagir, sem ser violento.

Tenha um bom dia. José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário