.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Um ensinamento novo-Helena Serpa

28 DE JANEIRO DE 2018 - 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM -

1ª. Leitura - Deut 18,15-20 -  “somos chamados a ser profetas ”

Naquele tempo, no deserto, a voz do Senhor se manifestava acompanhada de um grande fogo, em razão disso, o povo que caminhava pediu a Deus um profeta que lhe instruísse, temendo escutar a Sua voz.  Seguindo orientação do Senhor, Moisés, então, os exortou a que permanecessem atentos, pois, Ele lhes enviaria profetas. E explicou-lhes qual era o papel do profeta. O profeta é alguém que fala em nome de Deus, para animar, para exortar, para consolar, para orientar, para admoestar, para denunciar. Deus ao longo da história enviou ao Seu povo muitos profetas para que os escutasse e permanecesse firme, ajustado ao Seu plano de amor.  Hoje, cada um de nós que fomos batizados, somos chamados também, a ser profetas. No entanto, só poderemos falar em nome de Deus se estivermos ligados a Ele, em oração, em pensamento, em abertura de coração. É nosso dever, portanto, permanecer em sintonia com a Palavra de Deus e escutar a sua voz no nosso coração para edificação da comunidade. Quem usa o nome de Deus de maneira leviana há de sofrer as consequências, conforme o próprio Deus afirma no trecho deste livro. Para ser profeta o homem não precisa de nenhum curso de especialização nem passar em nenhum concurso, mas deverá ter o coração rendido e o ouvido interior de sentinela. A voz de Deus produz paz, alegria, convicção. - O que Deus lhe tem confidenciado no coração você tem tido coragem de expressar? - Você tem parado para escutar a voz de Deus no seu coração? Faça essa experiência!

 

Salmo - Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8)


R. Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

O Senhor unge as pessoas para que nos deem ensinamentos para a nossa felicidade, por isso, somos tocados pela Sua graça e poderemos ter o coração transformado. Quando escutamos alguém falando em Nome do Senhor nós também sentimos a Sua presença e o nosso espírito se alegra. Não podemos tapar os ouvidos e desprezar as palavras dos profetas, pois Deus os usa para o nosso crescimento espiritual e humano. É por meio dos Seus pastores que o Senhor cuida de nós, Seu rebanho. Somos ovelhas que Ele conduz com a Sua mão.

 

2ª. Leitura – I Cor 7,32-35 - “para entregar-se ao serviço do reino de Deus”

Nesta leitura, São Paulo aconselha às pessoas que queiram dedicar-se ao serviço de Deus que se mantenham livres das obrigações próprias de quem abraça o matrimônio. Quando nos propomos a consagrar a nossa vida ao Senhor, o zelo pela Sua causa deve vir em primeiro lugar na escala dos nossos valores. Por isso, cada um deve meditar para perceber até que ponto é o seu chamado para entregar-se ao serviço do reino de Deus. Muitas vezes nós nem pensamos sobre isso e queremos adotar a regra que todo mundo segue quando na verdade, não era isso o que o nosso coração pedia. “O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.” Com efeito, agora nós entendemos o porquê de a Igreja não permitir o casamento para os sacerdotes.  No entanto, mesmo tendo escolhido a vocação do matrimônio, nós temos a oportunidade de servir ao Senhor sendo fiel ao nosso chamado dentro da nossa família e da nossa comunidade. Seria bom que todo jovem e toda jovem fizessem uma reflexão antes de abraçar o matrimônio, pois com certeza, perceberia o que mais lhe poderá fazer feliz. – Você procura agradar ao Senhor em qualquer vocação que tenha abraçado? – Você é uma pessoa muito dividida entre as coisas de Deus e da sua família? – Peça ao Senhor para lhe mostrar o que precisa ser feito, em primeiro lugar, de acordo com o Seu plano para sua vida!

Evangelho - Mc 1,21-28 - “um ensinamento novo”

O modo como Jesus pregava, como ensinava e curava os doentes, chamava a atenção de todos que frequentavam a sinagoga. Ele não se condicionava às regras dos fariseus e mestres da lei que com a desculpa de serem fieis à Lei de Moisés, desprezavam as pessoas a quem o demônio aprisionava. A Sua autoridade vinha do cumprimento da vontade do Pai e até os demônios O temiam. Jesus tinha convicção da Sua Missão libertadora e de que era o Ungido de Deus para cumprir o Seu Plano de Salvação. Conscientes da nossa missão de cristãos, comprometidos com o Evangelho, nós também hoje, somos chamados a ter autoridade conforme a vontade do Pai, para, em Nome de Jesus, afugentar os espíritos malignos que insistem em escravizar a nós e as pessoas a quem encontramos. Às vezes, pensamos que eles são como cãezinhos que tomam conta da nossa voz, do nosso corpo, no entanto, eles podem advir dos nossos pensamentos impuros, das nossas más intenções ou de sentimentos que não condizem com o nosso ser cristão. “Cala-te e sai dele”, foram as palavras que Jesus anunciou para expulsar o espírito mau. Nós também podemos mandar calar a quem nos perturba. Não precisamos ter medo de lutar contra o mal, pois o Espírito Santo que habita em nós é o nosso Auxiliador, Advogado e Defensor. Entregues e abandonados (as) ao poder do Espírito nós também podemos usar de autoridade para com as “feras” que estão dentro de nós ou fora, no mundo, para tentar perder as almas.   – O que você tem feito em Nome de Jesus? – Você tem tentado expulsar os “espíritos maus” que o perturbam? – Você fala com autoridade ou deixa dúvidas quando se expressa? – Você costuma pedir ajuda ao Espírito Santo quando fala?


Nenhum comentário:

Postar um comentário