.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

-VEM COMIGO-José Salviano

3º DOMINGO TEMPO COMUM

ANO B
21 de janeiro

Evangelho - Mc 1,14-20



PRIMEIRA LEITURA
      
Levanta-te e põe-te a caminho... Esta foi a ordem de Deus falando diretamente ao profeta Jonas, para que ele fosse ao povo da grande cidade de Nínive, para fazer  uma ameaça àquela gente que havia se esquecido de Deus e passou a viver no pecado.  O profeta cumprindo a ordem, entrou na referida cidade, e anunciou a sua destruição próxima.
         
E por que Deus fez aquilo? Porque naquela cidade, havia muita gente boa que apesar de ter se entregado ao pecado, sempre acreditou em Deus. Caríssimos. Na verdade, Deus não nos castiga pelos nossos pecados, mas por vezes nos puxa a orelha porque nos ama e quer nos tirar da lama, e nos trazer para a vida da graça, quer nos dar a mão de uma forma muitas vezes ameaçadora, ou sofrida, nos dando um bom susto, para que acordemos dos sonhos ilusórios em que nos encontramos, e voltemos a viver uma vida digna da presença divina, para que voltemos a casa do Pai. A narrativa deste texto nos lembra o filho pródigo que se viu privado do necessário à sua sobrevivência e diante daquele sofrimento, cai na realidade de que na casa do seu pai até os empregados estavam vivendo melhor do que ele. 
         
Então quando alguma coisa der muito errado em sua vida, não pense que se trata de castigo de Deus, mas sim, trata-se da voz de um Pai que o ama e o quer de volta para casa. Um Pai que não está feliz com o seu  estado de vida arredia, não se sente alegre com a vida em que você está levando, e quer por um fim no desvio que você tomou em sua caminhada, entrando em becos sem saídas, em trilhas perigosas, em lugares escuros e cheios de perigos mortais! E Deus faz isso exatamente por que o ama muito e o quer vivendo feliz!
         
Meu irmão, minha irmã. Estamos falando de CONVERSÃO. Mudar de vida é fazer uma conversão, desviando o nosso caminhar, dos caminhos tortuosos e esburacados em que nos metemos, para voltar a estrada reta, rumo à casa do Pai.

SALMO -  24
         
Caríssimos.  Peçamos  a  Deus que nos conduza ao caminho certo. Que Ele dirija os nossos passos,  rezemos para que  O Pai nos dirija pela estrada da vida e não da morte! Porque a estrada da vida é aquela que nos leva até a salvação. Mas para que consigamos ter os nossos apelos atendidos, teremos que ser humildes e justos. Apelamos diariamente pela misericórdia e bondade infinita do Pai, por que  Ele em sua bondade dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. E a melhor coisa é seguir o caminho de Deus em vez de seguirmos os caminhos desse mundo.

SEGUNDA LEITURA.
O inspiradíssimo Paulo está nos orientando em como devemos fazer para nos desapegar de tudo, mesmo tendo de nos ater com as coisas e com as pessoas. Isto porque, amar demais, amor em excesso, pode  transformar-se em amor doentio, pode virar um apego inconveniente ou prejudicial.  Veja, por exemplo, aqueles pais que amam demais os filhos, ao ponto de não se conformarem com a sua saída da família para construir as suas próprias famílias. O filho que se casou não consegue viver uma vida com sua esposa por causa das intromissões da sua mãe e do seu pai.
Aquela mãe que fingindo-se muito doente, exigiu que a filha casada com filhos para cuidar, e marido doente para zelar, largasse tudo e fosse para a sua casa cuidar dela. Um amor excessivo e possessivo passou a ser um egoísmo, uma dominação.
         
E de modo geral, somos por vezes tão apegados às coisas materiais que reduzimos ou transformamos a nossa existência terrena, em uma existência perene, para sempre, nos esquecendo de que tudo passa, tudo termina um dia e tudo isso fica aí para quem quiser usar, vender ou jogar fora.  A assim, vamos acumulando riquezas: Comprando e colecionando casas, terras, carros, propriedades variadas, como joias, vasos, quadros famosos, armas e outros brinquedos. E ai daquele ou daquela que quebrar um dos nossos vasos, ou estragar um desses objetos do nosso afeto. 
         
Então com palavras bem simples, Paulo nos ensina a  desapegar-nos das coisas e também das pessoas. Nos ensina a usar as coisas como se não as estivéssemos usando.
Você pode e precisa de um carro? Você merece!  Então compre-o. Porém  não precisa se apaixonar por ele. Usa-o para o seu transporte e de tudo o que for necessário, de forma  natural, como se não o estivesse usando.  Do mesmo modo,  sua moto, sua casa, e todos os seus pertences, são presentes de Deus para que você tenha uma vida digna, uma vida em abundância, e não para você se apegar a eles a tal ponto de se esquecer de Deus e do seu irmão. Ao ponto de não ir à missa por que tem de lavar o carro. Ao ponto de impedir o casamento de sua querida filha porque você a ama muito e não  admite a idéia de perdê-la.
         
Caríssimos. Isso é um absurdo! Isso é pecado! Então, meu amigo, minha amiga. Se você age assim, e até hoje pensou que não estava pecando, pelo contrário estava dando muito amor, agora está na hora de rever os seus valores, procurar um padre e pedir ajuda.
         
Por outro lado, nem todo apego pode ser considerado, ou  visto como pecado. Não podemos generalizar. É preciso considerar: A dose de carência, e a pureza da alma do apegado, e as boas intenções da pessoa que sofre o apego.


EVANGELHO 

Hoje Jesus está dizendo a você: Vem comigo e eu lhe ensinarei a pescar gente!
Vem comigo. Não importa  os seus pecados, ou o seu pouco estudo. Eu posso dar um jeito em tudo isso.
Vem comigo e eu lhe darei tudo o que for preciso para transformar a sua pessoa em uma missionária, em um missionário!

Faça como os pescadores. Largue tudo e siga Jesus. Aquele que disse:
Convertei-vos e crede no Evangelho!...  Irmãos. É isso que precisamos dizer ao mundo de hoje.  Porque é essa a frase que todos precisam ouvir!  Precisamos mudar de vida. Precisamos mudar o nosso rumo! Mudar de direção, ou melhor precisamos converter, ou seja, fazer uma conversão à direita, por que o caminho da esquerda é caminho que leva à morte de corpo e da alma!
         
Jesus apenas convidou os pescadores para segui-lo. Porém, o seu poder  produziu  "um campo magnético" tão forte que os pescadores, sem questionar para onde iam, e o que iriam fazer, e mesmo sem dizerem nada, deixaram o que estavam fazendo e  O seguiram. Largaram tudo e todos para trás. Até os pais, e assim como que estivessem hipnotizados, começaram a andar do lado ao Filho de Deus sem se preocupar com roupa, comida ou bebida. 
         
Sabe quantas vezes Jesus já lhe chamou para segui-lo? Em geral todos os dias de sua vida até o presente momento, em que você se prontificou a ler esta homilia, a qual está sendo mais um convite de Deus a você. Muitas foram as vezes em que Jesus  chamou a sua pessoa para segui-lo. Porém, umas vezes foram mais fortes que outras. E também, umas dessas vezes Ele o chamou sob a forma de um grande susto, em uma situação de aparente desgraça ou desventura. Será que você percebeu Deus por perto? Será que sentiu o toque do Espírito Santo acalmando-o, consolando-a, e dizendo:  Vem! Siga-me?
         
Quantas vezes você já disse SIM ao chamado de Deus, por intermédio de Jesus? Ou por intermédio de uma pessoa? Ou por meio de um acontecimento?
Prezada irmã, prezado irmão. A verdade é que Jesus está chamando a sua pessoa para segui-lo neste exato momento.
É! É isso mesmo! Neste momento de sua vida, Jesus lhe toca, lhe chama, Jesus quer libertar você de todos os laços que o faz sofrer, de tudo aquilo que a tem afastado dos caminhos de Deus. Caminhos de verdade e de vida!
Se você já O segue, pede em oração para que lhe seja esclarecido exatamente o que Deus quer de você. Em que área ou lugar que você deve passar a atuar? Ou seja? O que Deus quer de você?

Acredite!  Jesus te ama e te chama! Fique ligado, fica ligada. Pois a qualquer momento, Ele, que está sempre do seu lado, o convidará para uma nova missão. O convidará para ser pescador de pessoas para o Reino de Deus. O convidará para ser um missionário da palavra, um catequista, um ministro extraordinário da Eucaristia, ou mesmo um ministro ordenado, um leigo ativo, um cristão autêntico! Comprometido na construção do Reino de Deus!
E você pode até pensar. Mas eu? Como? E os meus pecados? E a minha falta de estudo? Eu nem cursei nenhuma faculdade?

Os pescadores também eram assim. Pescadores e pecadores como você e eu. Sem estudo superior, porém, com muita boa vontade de ouvir e seguir o Mestre que os convidara para fazer outro tipo de pescaria.


Desejamos a você e toda a sua família, um bom e santo domingo!



José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário