.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

“Vem e farei de vós pescadores de homem!” - Claudinei M. Oliveira.


Domingo, 21  de janeiro  de 2018.
Evangelho:  Mc 1,14-20

“O Reino do céu está próximo, convertei-vos, irmãos, é preciso!  Crede todos no Evangelho! (Mc 1,15)

Neste terceiro domingo do tempo comum Jesus chama todo o homem para a conversão, pois para fazer parte da comunidade dos “escolhidos” deve passar pela conversão e identificar com as práticas do  Messias. “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Com essas palavras Jesus anunciava um novo reino para os crentes, a fim de deixar tudo àquilo que maltrata a pessoa para trás e assumir nova postura diante do reino de paz, de fraternidade, de abundância, preparado por Deus para o seu povo.
Aderir a proposta de Jesus requer muito mais do que acompanhá-lo  e/ou ouvi-lo atentamente suas palavras catequéticas. Aderir à proposta de Jesus significa renunciar as coisas do mundo e viver as coisas do alto. Enxergar a salvação como meta e ao traçar a caminha para os céus fazer com que os pensamentos e as ações  sejam voltados para o Pai. Seguir Jesus é aderir a cortesia de um jovem de 33 anos, pobre, de Nazaré,  que resolveu anunciar um reino de prosperidade sem arranhões pela cobiça do homem terreno. Seguir o Messias também é não olhar para trás, mas sim, olhar para frente e ser instrumento que exala espírito transformador.
Muitas pessoas são chamadas para servir o reino de Deus. Um reino novo, dentro de um tempo também novo. Entretanto, muitas pessoas se perdem pelo caminho. Ficam encantadas com as belezas visuais colocadas pelo homem astuto na beira da estrada, não dão conta de que o novo é desafiante e que devem continuar lutando pela  mudança de pensamento das pessoas que não conseguem enxergar a graciosidade de Deus. Mesmo assim, Deus insiste em chamar para seu rebanho. Ele não desanima. Ele é persistente. Deus é um verdadeiro animador.
Devemos ter essa chama acesa de Deus em nós. Ser persistente e corajoso em formar comunidade forte e preparada para derrubar o encardido. Devemos crer no Evangelho e praticar todos os dias.  Não ter receio de anunciar na família, filhos, sobrinhos, tios e amigos a boa notícia de Jesus. Jesus olhava para as pessoas e chamava com determinação. Claro que muitos não aceitaram seu chamado. Mas muitas pessoas colocaram a disposição de Jesus. Que bom se fizéssemos assim também.
Mas Claudinei, não vejo Jesus? Ele ainda não me chamou? 
Às vezes ficamos surdos e cego  para o clamor de Jesus. Não conseguimos nem ouvir e nem vê-lo. Ficamos paralisados diante das preocupações do dia a dia. Talvez o trabalho tome muito tempo. Os amigos não deixam. Tenho coisas mais interessantes para fazer!  Aí as coisas de Deus ficam para o segundo plano. Deixamos ser levados pelo egoísmo e pela insensatez do mundo. Ficamos vidrados no ter, no poder, nas distrações dos meios de comunicação, ou perdendo muito tempo no whatsApp, e nem ouvimos o chamado de Jesus.
Você é cristão? Foi batizado? Então já ouviu o chamado de Deus. Quando aceitou a proposta do batismo você passou a ser um missionário. Um divulgado das palavras do Santo Evangelho. Tem a obrigação de anunciar o Reino de Deus todos os dias. Você já viu e ouviu Jesus. Acredite!
Veja que lindo. Jesus convidou homens do povo para serem pescadores de "homens". Simão, Tiago e João acreditaram nas palavras de Jesus  que faziam transformações radicais na vida dos cristãos e curavam os enfermos e partiram para a missão: levar a Boa Notícia da salvação para todos os homens que lutam para sobreviver.
             Isto ocorreu nas margens do mar da Galileia.  Ao avistar os pescadores, homens simples, mas com coração limpo para divulgar a mensagem de libertação os chamou para compor a comitiva do bem. Jesus disse;  Segue-me e eu farei de vós pescadores de homens. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Deixaram a vida relutante de sobrevivência e passaram a seguir o mestre com proposta de vida nova.
 Podemos até afirmar que Jesus pregava na intenção de levar o povo a sair da situação de pobreza, miséria e espoliação. Jesus queria o bem do povo e entristecia em vê-lo na penúria e sendo maltratado pelos gananciosos. Jesus estava em missão, confortando os corações espedaçados pela dureza da vida.
            Contudo, Marcos  quer nos mostrar que o Reino de Deus precisa ser construído. Mas para isso precisa de homens e mulheres corajosas que encarem a situação de frente e façam valer a PALAVRA semeada por Jesus. Somos chamados a levar a verdade que liberta as pessoas das cegueiras, cegueiras estas que impedem o olhar penetrante no paraíso  ou na salvação. Cegueiras que impedem as pessoas libertarem dos males que maltratam e sugam, cegueiras que acomodam a busca pela justiça e pelo amor.
             Simão sendo um rude pescador não se intimidou ao ser convidado e prontamente disse estar preparado para a nova empreitada: ao invés de ser pescador de peixe, será agora pescador de homens. Pescar homens significar carregá-los para o lado do bem; resgatá-lo da podridão dos jogos sujos, enveredá-lo para o caminho do bem. Assim, pescar homens é levar para novo caminho de pura ternura e moderação.
             O povo está sedento da palavra de Deus. O Cristo ressuscitado é admirado por muitos homens de bens. Mas, às vezes, não encontra meios para encostar ao lado de Jesus. Logo é chegada a hora de aproximar este povo  distante de Deus; somos CONVOCADOS para realizar esta atividade. Imbuímos do Espírito Santo e a destreza de Simão, sacudimos a poeira e partimos para a missão. Temos uma certeza ao fazermos isto: Jesus estará sempre perto de nós auxiliando nas decisões e nas emissões das palavras. Não precisamos ficar com medo, podemos contar com Ele.
             "Deixaram tudo e seguiram Jesus".Radicalmente Simão, Tiago e João deixaram simbolicamente tudo e seguiram a Jesus. Começaram uma nova vida. Agora a multidão deve ser alimentada pela PALAVRA  da fé e da esperança com a intenção de resgatar mais uma legião de seguidores de Jesus. Amém!
Que Jesus visite o seu lar e o encontre feliz.
Abraços
Claudinei M. Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário