.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A ousadia da mulher pagã-Helena Serpa


8/02/2018 - 5ª FEIRA DA 5ª.  SEMANA DO TEMPO COMUM -  1ª. Leitura – I Reis 11, 4-13 - “infidelidade de Salomão”

Apesar de ter recebido de Deus toda a sabedoria e com ela ter adquirido fortuna e fama, Salomão desviou-se do caminho do Senhor por causa das suas mulheres estrangeiras. Assim como construiu o templo de Deus entre os homens, Salomão erigiu templos para os deuses das suas concubinas, e por isso foi infiel. Irritado contra Salomão o Senhor Deus de Israel lhe admoestou e lhe disse que o reino de Israel iria ser tirado da sua família. Triste fim para um rei poderoso e sábio!  Isso serve para nos mostrar que nunca poderemos entender que estamos seguros em relação à nossa fidelidade a Deus. Precisamos estar sempre vigilantes porque o grande pecado é o afastamento do verdadeiro Deus para procurar falsos deuses. Sofremos por isso consequências funestas. Salomão perdeu o reino, perdeu o poder e ficou com seus deuses.   Nós também poderemos perder tudo o que adquirimos com as graças de Deus se nos desviarmos do Seu caminho e colocarmos a nossa confiança nos deuses do mundo. O dinheiro, o sucesso, a fama, os bens materiais, as paixões sensuais, são hoje os deuses que tiram o nosso coração do verdadeiro Deus.  - O deus a quem você adora, serve e proclama é o verdadeiro Deus? -  Existem outros deuses na sua vida? O que pode estar tirando a sua atenção do verdadeiro Caminho? Quais têm sido as consequências do seu viver para Deus?

 

Salmo - Sl 105, 3-4. 35-36. 37.40 (R. 4)


R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

Em todos os tempos os ídolos sempre foram armadilhas que o inimigo usa para nos desviar do caminho de Deus. Quando nos misturamos com os pagãos e seguimos os seus costumes depravados nós somos capazes de entregar a nossa alma e até a alma daqueles que nos são mais caros. Como o salmista, nós também devemos pedir com insistência: “Lembrai-vos. Ó Senhor de mim”. Que esta seja a prece constante dos nossos lábios para que nunca caiamos nas malhas dos inimigos que tentam nos destruir nos afastando do Senhor.

Evangelho – Mc 7, 24-30 - “a ousadia da mulher pagã”


Tendo apenas ouvindo falar de Jesus aquela mulher pagã deu provas de que a fé é o maior motivo para que sejamos atendidos nas nossas reivindicações diante de Deus. Jesus não queria que ninguém soubesse onde estava recolhido, mas aquela mulher demonstrando confiança absoluta na Sua misericórdia, O encontrou, e, prostrando-se aos Seus pés pediu pela libertação da sua filha. Ela não se importou com o fato de não ser uma judia, não levando em conta a sua condição de estrangeira, portanto, discriminada pelos judeus, mas se rebaixou diante de Jesus e fez o seu pedido. Também não levou em conta o argumento de Jesus de que ela estaria querendo tirar o pão dos filhos, para jogá-lo aos “cachorrinhos”. Com humildade e submissão, ela provou o tamanho da sua fé que não se importava de ficar com o que sobrasse dos outros para a sua filha e, confiando na Sua misericórdia, continuou insistindo para que Ele a curasse. Assim, pois, Jesus atendeu ao seu pedido e com isso, demonstrou que os pagãos também têm lugar à mesa do Reino e que a salvação não é privilégio do povo judeu, nem somente para aqueles que se consideram privilegiados. O que nos une a Deus é a nossa fé em Jesus Cristo. Ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, pela Fé, nos credencia a que, mesmo reconhecendo a nossa fraqueza e a nossa impotência nós nos apoderemos de tudo quanto Ele veio nos trazer, isto é, vida e santidade. Muitas vezes nós, por acharmos que estamos servindo a Deus, queremos ter vantagens e a atenção Dele só para nós. Desconfiamos quando a oração não é feita somente pelas nossas necessidades, queremos prioridade, exigimos muito, quando Deus pode fazer grandes coisas em nós somente pela nossa fé e confiança Nele. Aquela mulher ousada não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poderio de Jesus. – Você também crê que Jesus Cristo tem poder para realizar milagres na sua família? – Você espera por coisas extraordinárias para crer no poder de Deus?  - Você se contenta com as migalhas que sobrarem para você? - Você exige muito de Deus porque é uma pessoa de oração e de serviço a Ele?



3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento8 de fevereiro de 2018 às 03:02

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir