.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Atos concretos de amor-Helena Serpa


19/02/2018 - 2ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA  - 1ª. Leitura – Lev 19, 1-2.11-18 - “Sede santos”

Nesta leitura nós constatamos claramente que o nosso desígnio  é a santidade. A santidade é uma maneira de se caminhar aqui na terra obedientes aos ensinamentos de Deus e vivenciando a Sua Palavra. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos.  O recado que Ele deu por meio de Moisés é, então, a verdadeira razão pela qual nós também precisamos seguir a nossa vocação.  Quando Deus nos ordena, “sede santos”, porque ELE é Santo, nós, criados à Sua imagem e semelhança,  somos chamados a vivenciar na terra a Sua santidade. A santidade não é uma opção é um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a nossa própria felicidade. Ser santo é o nosso destino e requer muitas particularidades. Por isso, é que nós apreendemos do próprio Criador como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade. A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: furtar (?), mentir (?); jurar falso (?); explorar o próximo (?); reter o pagamento de alguém (?); amaldiçoar e pôr tropeço diante dos que são deficientes (pecadores) (?); cometer injustiças, protegendo o pobre ou prestigiando o poderoso (?); maledicência, murmuração, conspiração, calúnia, ódio no coração, ser condizente com a culpa do outro, vingança, guardar rancor. Finalmente, o resumo de tudo:  VOCÊ ESTÁ AMANDO O PRÓXIMO COMO A SI MESMO (A)?

Salmo 18, 8. 9. 10. 15 (R. Jo 6,63c)

R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.

Evangelho – Mt 25, 31-46 - “atos concretos de amor”

O termômetro de Deus para nós é o amor concretizado em ações.  A herança que o Senhor nos promete é a vida eterna e obter a vida eterna é viver a santidade. Por isso Jesus também nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos. Cada orientação que Jesus nos dá é aprendizado para que caminhemos passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não adiantará para nós a prática do amor somente com aqueles que nós “gostamos e admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos também irmãos (ãs), de todos (as).  Neste Evangelho Jesus já nos antecipa o quadro quando Ele vier e  reunir os povos da terra diante dele. E aí então fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Entre aqueles (as) que viverem segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, necessitados. Que possamos refletir sobre os nossos gestos concretos de amor, se estamos verdadeiramente vivenciando a todo o momento os ensinamentos apreendidos com Jesus e nós mesmos podemos fazer um parâmetro de que lado nós estaremos quando Ele voltar. Será que seremos benditos ou malditos? - Leia muitas vezes esse Evangelho e pergunte a si mesmo (a) qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele?  - O que Jesus diria para você se Ele voltasse hoje?  - Como são as suas ações no dia a dia? 

 

 






3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento19 de fevereiro de 2018 às 07:12

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir