.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

“DE NADA ADIANTA O CULTO QUE ME PRESTAM...”- Olivia Coutinho


Dia 06 de Fevereiro de 2018

Evangelho de Mc7,1-13

Temos a tendência de estar sempre observando o outro, pena, que esta nossa observância se direciona mais, para o ponto fraco das pessoas. Com esta nossa postura, vamos perdendo a capacidade de enxergar além das aparências, de ter uma percepção profunda dos fatos, das pessoas, falta-nos, um olhar de contemplação, um olhar que vai além do limite humano, que vê o que está oculto no interior das pessoas.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, diz, que os fariseus e alguns mestres da lei, se reuniram em torno de Jesus, não, para escutar os seus ensinamentos, mas para observá-lo.
 Estes fariseus e mestres da lei haviam vindo de Jerusalém com um único objetivo: descobrir que tipo de ensinamento que Jesus estava passando para os seus discípulos, Eles queriam saber, se Jesus estava incitando o povo a não observância das Leis.
Pelo o que havia chegado ao conhecimento deles, os ensinamentos de Jesus não enquadravam com os padrões religiosos estabelecidos por eles.
Para eles, religião, era observar as tradições antigas, cumprir preceitos, normas, rituais, que nada acrescentam ao ser humano, como lavar as mãos antes de comer, quando chegar da rua não comer sem tomar banho, a maneira correta de lavar copos, jarras, vasilhas. (O que em parte, pode ser válido, na questão higiênica, o que não era a preocupação deles.)
Os fariseus e mestres da lei observavam rigorosamente estes preceitos, mas deixavam de lado o principal; o cuidado para com a vida, suas atitudes eram totalmente contrária a vida. Atrás de uma aparente pureza, eles escondiam a dureza de seus corações!
O texto chama a nossa atenção, sobre o perigo de nos deixarmos contaminar pela a mentalidade  destes adversários do projeto de Deus, ficando somente  no superficial da fé, nos submetendo a normas, a rituais vazios que nada acrescentam em nossas vidas, que não nos levam a Deus!
Quando ficamos presos na observância exagerada de normas, não absorvemos a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos no amor!
Enquanto estamos presos em pormenores, não tomamos posse da nossa vida, vida, que pertence a Deus, mas que por assim ser, deve ser cuidada como um bem preciosíssimo Dele.
É importante termos em mente: podemos enganar aos homens, mas a Deus ninguém engana, Deus conhece o nosso interior, sabe quais são as nossas intensões.
De nada adianta os nossos atos externos se eles não retratam o que na verdade somos interiormente! Aos olhos de Deus, as práticas exteriores, só tem sentido, quando são expressão do que realmente se crê e do que realmente se vive, do contrário, elas não passam de práticas vazias que nada significam, pois mostram o que na verdade não se é, e não se vive!
Perguntemos a nós mesmos: Estamos presos em pormenores, ou estamos vivendo de fato a nossa fé? Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:



3 comentários:

  1. Roguemos ao Espírito Santo para que, em nossos relacionamentos, foquemos nas infinitas coisas boas, nos dons de cada um, para que vivamos dentro dos preceitos advindos do nosso papai do céu, através de seu Filho, nosso Mestre, auxiliando a disseminar a paz, a fraternidade e o bem viver neste mundão de meu Deus. Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir