.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Escutar para falar-Helena Serpa

9 /02/2018 -  6ª. FEIRA DA QUINTA SEMANA  - DO TEMPO COMUM  - 1ª. Leitura – I  Reis 11,29-32;12,19 - “os desígnios de Deus são impenetráveis

Por ordem do Senhor, com o gesto simbólico do manto rasgado em doze pedaços, o profeta Aías dividiu o reino de Israel  em dois reinos distintos; o reino de Judá, que ficou com o filho de Salomão, chamado Roboão, com apenas 1 tribo e o reino de Israel, que ficou para Jeroboão, jovem  enérgico encarregado dos negócios do Rei Salomão, a posse de dez tribos. Vimos assim, que a infidelidade de Salomão continuou tendo as suas consequências: foi-lhe tirada a maior parte do reino de Israel. Ainda em consideração a Davi e  por misericórdia, o Senhor deixou para Salomão o reino de Judá. Percebemos que Deus é sempre fiel e justo em relação ao plano de amor que Ele tem para cada um de nós. As nossas ações trazem consequências que podem nos desviar do caminho certo. Muitas vezes é preciso que Deus tire das nossas mãos o que antes tínhamos recebido e que não soubemos administrar. Outros mais capacitados do que nós,  recebem assim, o que nós desperdiçamos. É a lei natural das coisas. Nada é seguro em nossas mãos. Os desígnios do Senhor são impenetráveis, não podemos interroga-Lo! Somente Ele sabe o porquê e o para que. A nós compete somente permanecer firme confiando no Seu amor e na Sua misericórdia, que nos educam. Precisamos tomar cuidado também com a nossa falta de fidelidade ao chamado de Deus, para que não nos desviemos do caminho que Ele abriu para nós, e assim, também não sejamos culpados pela divisão do reino. A divisão do reino pode significar hoje, a divisão na nossa família, na nossa comunidade, entre irmãos, por causa da nossa infidelidade, da nossa negligência.  Para que o Senhor não tenha que dividir o “reino”, precisamos escutá-Lo e seguir os Seus ensinamentos.  – Você tem sido fiel a Deus naquilo que Ele colocou em suas mãos para administrar?  - Já aconteceu de você também ser destituído de algum cargo pela sua omissão?    - Você já possuiu algum bem que lhe foi tirado repentinamente?  Qual o seu sentimento em relação a isso?

Salmo 80, 10-11ab. 12-13. 14-15 (R. Cf. 11a.9a)

R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 “Quem me dera que meu povo me escutasse!” Este é o lamento de Deus diante nas nossas incoerências, quando O abandonamos para seguir “deuses” estranhos. O Senhor está sempre a nos chamar, a nos convidar para provar o Seu Amor e andar nos Seus caminhos. A nossa obstinação e dureza de coração, no entanto, nos levam a duvidar do Seu convite e aceitar o chamado dos ídolos que nós construímos com as nossas mãos. Porém, o Senhor não se torna insistente e nos deixa livres, entregues a nossa própria covardia, mas espera a nossa volta de braços abertos.

Evangelho – Mc 7,31-37* - “escutar para falar”

Podemos tirar deste Evangelho uma mensagem muito significativa para a nossa vida espiritual. Na narrativa nós vimos que levaram para que Jesus o curasse, um homem surdo, que falava com dificuldade. O detalhe de que ele falava com dificuldade nos revela que ele não era surdo de nascença, mas por algum motivo ele já não escutava e não conseguia comunicar-se bem. A sua surdez o impedia de se expressar e de se comunicar, pois uma coisa dependia da outra. Podemos perceber isso, também, na nossa vida espiritual! Um coração surdo à voz de Deus é um coração que não sabe se expressar, não sabe contagiar, não sabe atrair as pessoas. Muitas vezes, também não conseguimos escutar o que Deus tem para nos falar, não entendemos o que a Sua Palavra nos revela, não conseguimos escutá-Lo no nosso coração e vamo-nos tornando pessoas estéreis, apagadas e tímidas. Não podemos nem ajudar nem aconselhar alguém ou dar-lhe alguma palavra de conforto porque não escutamos a voz de Deus e nos perdemos no meio da multidão.  Jesus levou o homem para fora da multidão e colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva, tocou a sua língua. Assim também Ele quer fazer conosco: tirar-nos do mundo, da multidão, para nos levar a um lugar aonde possamos escutá-lo, onde Ele possa nos tocar e nos fazer sentir o Seu amor, a Sua essência.  Como podemos falar de Deus se não escutamos a Deus?   Portanto, para escutar o que o Senhor tem a nos falar precisamos sair do meio do burburinho do mundo, abrir os nossos ouvidos espirituais e dar livre acesso ao Espírito Santo que é quem sopra nos nossos ouvidos as mensagens de Deus para nossa vida e para aqueles a quem queremos ajudar.         Depois disso, será mais fácil para nós soltar a nossa língua a fim de divulgar as coisas que o Senhor tem feito bem na nossa vida. “Efatá”, (Abre-te), é a palavra chave que Jesus ordena aos nossos ouvidos e boca espirituais. Só conseguiremos deixar de ser mudos quando deixarmos de ser surdos à Palavra de Deus que são os ensinamentos de Jesus. - Você é alguém que escuta mais a multidão ou que sabe escutar mais a Deus?- O que a sua boca tem falado mais: de Deus ou dos homens? Você precisa ser tocado por Jesus em relação a isso? – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio da multidão daqueles que não “ouvem”, por isso, não entendem a Palavra de Deus? – Você acha que não fala em nome de Deus porque você é tímido (a) ou porque você não para para escutar o que Ele tem a lhe dizer?


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento9 de fevereiro de 2018 às 13:16

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir