.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

“Jesus é a migalha rejeitada!” - Claudinei M. Oliveira.


Quinta feira, 08  de fevereiro  de 2018.
Evangelho: Mc 7, 24-30

         Depois de varias disputas com os “homens sabidos” vindo de Jerusalém Jesus passou a correr perigo. Ao mesmo tempo em que Jesus fazia milagres e travava calorosa discussão com seus opositores mais vulnerável ficava. Para dar um tempo e ficar escondido entrou no território pagão de Tiro e Sidônia.  Mas Ele não conseguiu ficar escondido. Sua fama era tamanha que onde fosse lá tinha gente que O conhecia e O delatava.
         Como Jesus tinha a missão dado por Deus de libertar a pessoa não poderia recusar diante do pedido. Pois apareceu uma mulher pagã com um problema sério na  família. Sua filha estava com o espírito mau, capaz de provocar a estabilidade familiar. Ela pediu encarecidamente para expulsar o demônio de sua filha e a libertasse do mau.
         E agora, o que fazer? Como ajudar uma mulher pagã  que não tinha a cultura dos ensinamentos de Jesus?  Mas vale lembrar que a mulher procurou Jesus, algo tocou em seu coração, queria alcançar uma ajuda. Portanto, Jesus prontamente atendeu a mulher.
         Para concretizar a ação de Jesus, Ele faz algo inesperado, faz uma afirmação que parece degradante para a mulher:  “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. (Mc 7, 27).  Assim,  pela frase fica claro que primeiramente deveria dirigir aos judeus e depois aos pagãos.  A resposta da mulher foi surpreendente: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair” (Mc 7,28).
         Jesus está entre os pagãos para não ser perseguido pelas autoridades do seu  próprio povo, era desprezados por eles como migalhas que caem da mesa e com as quais os cachorrinhos matam a fome, porém a mulher diz que pode participar da ação de Jesus, desprezada pelas autoridades dos judeus, do mesmo modo como os cachorrinhos podem se alimentar das migalhas de pão caídas no chão. “Para a mulher, Jesus é a migalha rejeitada que vem alimentar o mundo pagão” (Euclides Martins).
         Jesus reconhece a fé da mulher, mesmo sendo uma pagã e afirma que o demônio já saiu de sua filha. A aceitação do projeto de Deus trazido por Jesus se torna Boa Notícia concreta que alegra os marginalizados. A mulher  voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já tinha saído dela (Mc 7,30).
Abraços

Claudinei M. Oliveira

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir