.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O perdão é a condição-Helena Serpa


20/02/2018 - 3ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA  DA QUARESMA - 1ª. Leitura – Is 55, 10-11 - “os efeitos da Palavra de Deus em nós

A Palavra do Senhor é poderosa! O mundo e tudo o que nele existe foi formado pela palavra de Deus. O Senhor disse: “fiat” – faça-se, e a Sua palavra foi mais que suficiente para, do nada, trazer à existência tudo quanto vive sobre a terra. Deus não nos criou para o nada e não estamos aqui à mercê da sorte ou das contingências da vida. Deus tem um propósito a nosso respeito! É por essa razão que Ele insiste em nos atrair para Si e nos fazer reconhecer o Seu poder, a Sua Majestade e o Seu Amor que se manifestam por meio da Palavra que sai da Sua boca.  Nesta leitura o profeta usando as figuras da natureza fala em nome do Senhor, nos dando ciência de que o projeto da nossa existência está contido na Sua Palavra que vem a nós como a chuva e a neve que descem do céu. A chuva e a neve vêm para irrigar e fecundar a terra fazendo-a germinar e dar semente para o plantio com o objetivo de nos alimentar. A Palavra de Deus também vem para fecundar a nossa humanidade, que é terra e germinar em nós a semente do Seu amor que se expressa na Sua vontade soberana de realizar tudo de que precisamos para ter uma vida promissora e abundante de graças. A Palavra de Deus assim como a semente, tem sempre uma atuação importante no solo do nosso coração para o nosso crescimento humano e espiritual. Ela vem como gotas com o propósito de fertilizar o terreno da nossa humanidade e fazer brotar a Sua semente para o plantio e alimentação da nossa alma. O objetivo do Senhor é claro: “realizar tudo o que for de Sua vontade a fim de produzir os efeitos que Ele pretendeu ao enviá-la” A vontade de Deus é o paraíso para a nossa vida. Quem pensar assim e aceitar a Sua orientação terá uma vida saudável no corpo e na alma. Somente a escuta atenta da Palavra de Deus nos fará viver nesta quaresma, uma preparação eficaz para ressuscitarmos com Cristo, no domingo de Páscoa. Que nós possamos “enxergar” os efeitos da Palavra de Deus em nós, assim como vemos os efeitos que a chuva e a neve fazem na terra que está à nossa vista. – Você já prestou atenção nos efeitos da chuva quando cai na terra seca? – Você já enxerga em você os efeitos da Palavra de Deus a qual medita todos os dias? – Você já entendeu qual o propósito de Deus para si, pelas mensagens que a palavra lhe dá? – No seu coração há terra seca, espinhos, mato ou flores e frutos? Pense nisto!

 


Salmo  33, 4-5. 6-7. 16-17. 18-19 (R. 18b)

R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

 O salmista exalta a justiça de Deus para com todos os que O procuram. Não estamos sós nem fomos abandonados (as) pelo Deus que nos criou. O Senhor nosso Deus está atento às nossas súplicas e sempre pronto a atender às nossas necessidades, principalmente quando temos o coração atribulado e o espírito abatido, isto é, arrependido e humilhado, dependente dos Seus cuidados. O Senhor escuta o clamor dos justos e justo é quem tem consciência de que necessita do conforto de Deus para ser feliz.

 

Evangelho – Mt 6, 7-15 - “o perdão é a condição”

 

 O Pai Nosso é a oração por excelência, pois coloca no centro da nossa compreensão de vida plena as nossas necessidades fundamentais e que estão conformadas à vontade de Deus para nós: o reino, o pão e o perdão.  Às vezes, quando vamos orar ao Senhor, mesmo que tenhamos as melhores das intenções nós nos perdemos nas palavras e confundimos os anseios da nossa alma. Perdemos tempo em procurar palavras bonitas e achamos que Deus, como todo o mundo, não vai nos escutar, pois não sabemos nos expressar.  Neste Evangelho Jesus nos ensina a rezar com coerência e de coração, sem subterfúgios nem redundâncias, mas com simplicidade e sinceridade. Jesus nos ensina a pedir o reino dos céus que é o estado perfeito para a nossa vivência aqui na terra. Viver o reino do céu aqui na terra é antecipar e experimentar da glória que um dia iremos usufruir plenamente, vivenciando a paz, a alegria, a realização humana e espiritual. Quando pedimos a Deus o pão estamos reivindicando    o alimento que sustenta o nosso corpo, nos fortalece e revigora materialmente falando, mas é também a substância que sustenta a nossa alma! É o material e o espiritual! É tudo de quanto precisamos para viver em harmonia com Deus, com nós mesmos e com os homens. O pão material é a veste, o remédio, a moradia, o trabalho, o lazer, o descanso, tudo de que o nosso corpo precisa para viver conforme o que Deus nos reservou.  O pão espiritual é a Palavra, a Eucaristia e a Oração, que vêm do céu, dão sustento à nossa vida interior e animam a nossa vida espiritual. ... “se perdoarde, sereis perdoado” ! Jesus coloca aqui o perdão como a condição sem a qual nós não conseguiremos nem o reino nem tampouco o pão.   Nós nunca conseguiremos viver o reino dos céus aqui na terra se não recebermos o perdão de Deus e não dermos o perdão aos homens. A falta de perdão é porta fechada e que nos impede de usufruir de tudo o que o Pai tem reservado para nos oferecer. Sem perdão nós poderemos rezar o Pai Nosso infinitamente, no entanto, a nossa oração será como a oração dos pagãos, isto é, daqueles que não acreditam. Portanto, o  perdão faz toda a diferença. Nós precisamos unir a nossa oração à nossa ação, pois somente assim ela tornar-se-á um eco da Oração que Jesus também fez a Deus   -  Como você tem feito a sua oração?  - Você tem pedido assim? Você tem cumprido o que tem rezado no Pai Nosso? O que precisa mais acontecer para que você possa rezar o Pai Nosso assim como Jesus ensinou?

 

 


2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir