.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Os preceitos humanos esvaziam a palavra de Deus-Helena Serpa


6/02/2018 - 3ª. FEIRA DA 5ª. SEMANA DO TEMPO COMUM  - 1ª. Leitura I Reis 8, 22-23.27-30 – “Deus preenche o templo do nosso coração”

Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí!” A oração de Salomão é para nós modelo de reconhecimento da grandiosidade e da imensidão de Deus que é rico em misericórdia, por isso, se faz pequeno para habitar no nosso coração.  Realmente Deus extrapola todo e qualquer limite que o homem determina e misteriosamente se abaixa e vem até nós, ouve as nossas súplicas e participa conosco das alegrias e tristezas da vida.   Nesta leitura, nós vimos que, mesmo reconhecendo não ter   capacidade para limitar a grandeza de Deus nem encerrá-Lo em espaço preparado por mãos humanas, Salomão pediu para que o Senhor escutasse a sua prece e colocasse o Seu olhar sobre aquela casa atendendo as preces do povo que ali orava.  Hoje, nós também, olhamos para o céu, como Salomão o fez e pedimos que os “olhos do Senhor estejam abertos noite e dia sobre a nossa casa”.  A imensidão de Deus também não cabe dentro do que as nossas mãos constroem e põem barreiras e limites. No entanto, Deus preenche o templo do nosso coração, pois este foi construído por Suas próprias mãos. Ele veio morar no meio de nós e habita em uma casa que não foi feita por mãos humanas. A casa de Deus hoje é o nosso coração, que é o Seu lar, o lugar onde Ele vive e olha por nós. É no mais profundo silêncio do nosso interior que o Senhor escuta a nossa prece e nos abençoa cheio de ternura e espírito vigilante. Contudo, nós também podemos pedir a Ele que olhe pela nossa casa, o nosso lar, o lugar onde nós moramos com a nossa família. Que os olhos do Senhor estejam também abertos noite e dia sobre a Comunidade onde nós nos reunimos para orar. Que Ele nos escute e nos perdoe nas nossas mazelas! Que Ele cure os nossos relacionamentos e que o Seu Nome também esteja gravado na porta da frente da nossa morada terrena. Faça hoje como Salomão. Peça que o Senhor visite a sua casa, a sua família, o seu coração. Exponha a Ele as suas necessidades e dê abrigo a Ele na sua vida.

Salmo - Sl 83, 3. 4. 5.10. 11 (R. 2)

R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

A nossa alma anseia pelos átrios do Senhor, para louvá-Lo e reconhecer a Sua grandeza e proteção, face a face. No entanto, Ele está tão perto de nós! Se tomássemos consciência de que o Senhor construiu Sua morada no nosso coração, nós seríamos felizes como aqueles a quem o salmista se refere: “Felizes os que habitam vossa casa!” O pardal e a andorinha, porque são criaturas simples e não colocam razão acima do seu instinto, encontram com muito mais facilidade abrigo na casa do Senhor. Que possamos dominar a nossa razão e nos deixemos ser como os passarinhos. Pois somente assim o nosso coração e a nossa carne poderão se rejubilar e exultar de alegria no Deus que está vivo dentro de nós!

Evangelho – Mc 7, 1-13 - “os preceitos humanos esvaziam a palavra de Deus”.

Jesus hoje está falando para todos nós que colocamos as regras e os preceitos humanos acima dos ensinamentos da Palavra de Deus. O mandamento de Deus é o amor e Jesus veio nos ensinar a amar com o mesmo amor que O Pai nos ama. Os nossos gestos, as nossas expressões, as nossas reações, as nossas obras de misericórdia, o nosso comportamento, devem ser pautados pelo amor de Deus. Se assim não o fizermos, se apenas o dissermos e não concretizarmos através da oferta do nosso coração, de nada valerão as nossas ofertas exteriores, os ritos, as convenções, as práticas corriqueiras que seguem apenas o manual de instrução do mundo. Seguir a tradição dos homens é andar conforme a onda do mundo até no que ofertamos a Deus.  Quando deixamos de lado a nossa obrigação de filhos e filhas para com a nossa família, pai e mãe que necessitam de nós e queremos impressionar os outros com o valor que oferecemos a Deus, nós estamos infringindo o quarto mandamento que nos manda Honrar pai e mãe.  Não podemos nos desviar nem confundir as nossas oferendas: uma coisa é o que nós devemos ao nosso próximo, outra coisa é o que devemos a Deus. Os mandamentos nos foram dados para iluminar o nosso caminhar a fim de que possamos chegar ao porto seguro. Se, nós estamos substituindo a orientação de Deus para seguir às formalidades do mundo ou aos maus desejos da nossa humanidade decaída, fazendo com que as nossas atitudes falsas nos desviem do verdadeiro caminho, com certeza, também, estamos perdendo a grande oportunidade de construir uma morada no céu que é o lugar do nosso destino final. Mesmo que hoje as nossas incoerências e hipocrisias não sejam, literalmente, o lavar as mãos, nem tampouco o tomar banho, a maneira de lavar copos, nós encontramos um verdadeiro sentido no que Jesus nos fala aqui, por isso, precisamos  refletir nas palavras deste Evangelho: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. E mais: “Não adianta o culto que me prestam pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos!”  E continua: “Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E Jesus vai mais além: “Vós fazeis muitas outras coisas como essas”. Reflita - Será que isto tem alguma coisa a ver com a nossa vida, com as nossas ações diárias? Será que nós estamos colocando as regras humanas à frente do mandamento de Deus?   Quando você louva a Deus, você o faz de coração? Você presta atenção nas suas palavras? -  Você tem deixado de ajudar  ao seu pai ou a sua mãe porque está ajudando na Igreja ou na Comunidade? - Você tem sido fiel ao dízimo? – Você sabe distinguir o dá a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus? – A quem você acha que deve dar prioridade?


4 comentários:

  1. BOM DIA A TODOS E QUE A PAZ ESTEJAM COM TODOS, MAIS UMA VEZ A PALAVRA DE DEUS VEM NOS ENSINAR E MAIS UMA VEZ SUA HOMILIA REFLETIVA VEM ME ENSINAR QUE TODOS OS DIAS EU FAÇO A LEITURA DA LITURGIA E DEPOIS SUAS HOMILIA, PORÉM AINDA COMO JESUS NOS DISSE QUE FAZEMOS CULTO A ELE MAS O CORAÇÃO ESTA NO MUNDO, OU SEJA, MAS COISAS QUE O MUNDO NOS OFERECE, EU DIGO QUE SOU UM LOBO EM PELE DE CORDEIRO, COM MUITO PESAR EU MAIS UMA VEZ VEJO QUE DEUS VEM ME MOSTRAR A PORCARIA QUE SOU, E MESMO A TODO DIA IMPLORANDO SEU PERDÃO, E IMPLORANDO QUE ELE FAÇA MORADA EM MEU CORAÇÃO E QUE EU POSSA LOUVAR E BENDIZER A DEUS CONFORME A SUA VONTADE E DO JEITO CORRETO DE SER FEITO E LOUVADO, QUE DEUS NOS ABENÇÕE A TODOS E CONTINUE A PROPORCIONAR A BENÇÃO DO DOM QUE VOCÊ TEM HELENA DE NOS ENSINAR E TRANSMITIR A PALAVRA DE DEUS, AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento6 de fevereiro de 2018 às 03:51

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir