.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

“VINDE SOZINHOS PARA UM LUGAR DESERTO..."- Olivia Coutinho

 
Dia 03 de Fevereiro de 2018
 
Evangelho de Mc6,30-4

Como operários convocados a trabalhar na vinha do Senhor, necessitamos, vez por outra, de um repouso restaurador, um tempo para um encontro conosco mesmo, momento para fazermos um retiro interior, tirar da própria essência, a motivação para prosseguir na missão.
É importante, administrarmos bem o nosso tempo, pois precisamos respeitar as nossas limitações, afinal, somos frágeis, necessitamos do descanso! De nada adianta fazermos coisas em excesso, e não fazermos do jeito certo. O descanso, é também fundamental para a qualidade do nosso trabalho seja ele missionário, ou profissional. 
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus, como convidou os apóstolos, no passado, nos convida ao descanso restaurador: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco.”
O texto coloca diante de nós, duas situações que deixaram Jesus sensibilizado diante a necessidade humana: de um lado, a necessidade de descanso dos apóstolos, que acabavam de chegar de uma árdua missão. Do outro lado, a carência de um povo que buscava em Jesus e nos apóstolos, um norte para suas vidas!
Conhecidos, pela a convivência com Jesus, os apóstolos ganharam a confiança do povo, que passaram a confiar neles, na mesma intensidade que confiavam em Jesus!
A procura pelos os apóstolos tomou uma dimensão tão grande, que eles já não tinham mais tempo para se alimentarem. Embora felizes com o êxito da missão, o cansaço dos apóstolos era visível, tão visível, que deixou Jesus sensibilizado, à ponto Dele convidá-los a se retirarem sozinhos para um lugar deserto, longe da multidão, onde eles pudessem descansar, repor as suas energias, para dar conta da missão, que estava apenas começando! 
Porém, o descanso planejado por Jesus, não lhes fora possível, pois muitas pessoas os reconheceram de longe, e foram ao encontro deles!
A compaixão de Jesus pela multidão, que era como ovelhas sem pastor, falou mais forte no seu coração do que a necessidade do descanso dos apóstolos. Os apóstolos tinham pão, mas não tinham tempo para comer, enquanto que o povo, tinha todo o tempo do mundo, mas não tinha o pão, nem o pão material e nem o pão do amor! Rendendo-se à necessidade do povo, Jesus transforma um local, que deveria ser de descanso, no lugar de mais uma de suas pregações. 
Ao contrário da insensibilidade, presente no mundo de hoje, em que o trabalhador é visto como máquina, com a única finalidade de gerar lucros, Jesus prioriza a necessidade humana, Ele se compadece daqueles que não tem respeitados, os seus direitos! 
Assim como Jesus, nós também devemos ter compaixão do outro, o que é completamente diferente do que ter pena, ter compaixão, é tomar para si, a dor do outro, chorar com ele, inteirar-se das suas necessidades para poder ajuda-lo.
É no mais profundo do nosso ser, que realizamos o nosso encontro com Jesus, e é a partir deste encontro, que vamos aos poucos, aprendendo a viver, como Ele viveu, a amar como Ele nos ama.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Muito boa reflexão, Deus continue abençoando todos deste blog, tenham muita paz interior.

    ResponderExcluir