.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 1 de março de 2018

JESUS É O VERDADEIRO TEMPLO – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 04 de março de 2018.
Evangelho de Jo 2,13-25.

Para os judeus o Templo era o símbolo maior, tanto da religião como da união política do povo judeu como nação. Os judeus que moravam fora de Jerusalém costumavam por ocasião da Páscoa, ir ao Templo em Jerusalém. Jesus como bom judeu também foi a Jerusalém acompanhado de seus discípulos, para celebrar a Páscoa judaica. Celebravam a antiga libertação da escravidão egípcia pelo poder divino. Esta era a maior festa dos judeus. Era a primeira visita de Jesus a Jerusalém, depois de ter começado sua missão em Caná, na Galileia.
Para o povo judeu o templo era “a morada de Deus” entre eles. Era do templo que Deus falava ao povo pela boca dos profetas, distribuía sua bênçãos e recebia as orações e sacrifícios. O Templo era o centro da religião israelita. O templo era figura de Jesus Cristo.
A maneira como os judeus estavam usando o Templo por ocasião da Páscoa, não significava mais a Aliança de Deus com o povo, que os libertou da escravidão do Egito.  O Templo estava sendo usado como fonte de grandes negócios para os sacerdotes. Eles tinham boa parte do lucro de tudo o que estava sendo negociado no Templo. Enfim, o templo se transformou em mercado, se converteu em negócio. Uma profanação total. Deus não pode ser protetor de uma religião de interesses e egoísmos.
Jesus constatou que no Templo havia uma forma de opressão dos mais pobres, que são obrigados a comprar as oferendas para enriquecer os grandes sacerdotes e a relação dos pobres com Deus era pelo dinheiro. Os pobres eram explorados.
Jesus faz uma forte denúncia dessa profanação do Templo expulsando vendedores e animais, Jesus estava dizendo que aqueles sacrifícios não tinham mais valor. E chamando Deus de Pai, ele dá o fundamento de sua autoridade para realizar aquela ação: é o Filho de Deus. Jesus se apresenta como o novo Templo.
Jesus disse: destruam esse Templo, e em três dias Eu o erguerei de novo. Jesus queria dizer: “vocês vão me matar, mas em três dias depois eu ressuscitarei”. A ressurreição de Jesus foi o melhor sinal ou a maior prova de que ele tinha autoridade para proceder daquele modo, pois mostrou que é Deus. Assim Jesus anuncia a própria Páscoa: passando da morte de cruz à ressurreição. Com a ressurreição, todas as promessas estarão cumpridas e Jesus passará a ser o maior símbolo da nova Aliança do Pai com o povo.
Quando Jesus ressuscitou, por obra do Espírito Santo, os apóstolos se lembraram, acreditaram e entenderam a profunda mudança de significado. Agora, o Templo é seu corpo ressuscitado, é a garantia da Nova e eterna Aliança.
Jesus demonstrou claramente o zelo que Ele tinha pela casa do Pai e nos ensina a fazer o mesmo. Zelar significa cuidado, atenção, vigilância, respeito. Além do prédio, igreja, está o cuidado, o zelo pelas pessoas que são Templos de Deus. Cuidar que não se percam, zelar pela vida de cada um, pela salvação. Temos que transformar nossas comunidades cristãs em espaço onde todos nos sintamos irmãos, na casa do Pai. Uma casa acolhedora onde ninguém seja excluído, uma casa onde aprendamos a escutar o sofrimento dos irmãos, dos necessitados e não só um lugar para tratar de nosso próprio interesse, só pensando nos nossos problemas pessoais, ignorando o irmão.
Nós somos Templos do Espírito Santo, que habita em nós desde o nosso Batismo. Precisamos dar lugar no nosso coração, para Ele nos guiar, orientar, iluminar para sermos templos lindos, puros, santos como Jesus, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus, nosso Pai. Somos templos vivos de Deus e que por meio de nós Deus possa chegar aos irmãos que ainda não conhecem Jesus.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário