.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Evangelho - Jo 3,7b-15 - “Jesus nos fala das coisas do céu-Helena Serpa


10 DE ABRIL DE 2018 - 3ª FEIRA DA 2ª SEMANA  DA PÁSCOA -  1ª Leitura - At 4,32-37 – “um só coração e uma só alma”

A primeira comunidade cristã tinha como primícias a unidade de pensamentos, sentimentos e ações.  Assim sendo, os primeiros seguidores de Jesus, guiados pelo Espírito Santo, compreenderam que o ser humano foi feito para viver em comum união, tendo a fé, a esperança e a caridade como alicerce para os seus relacionamentos. Àquela época, o que mais chamava a atenção das outras pessoas era o despojamento que eles testemunhavam quando renunciavam aos seus próprios bens a fim de que nenhum irmão passasse necessidade. Essa experiência poderia servir de modelo para a nossa vida aqui na terra, em família, em comunidade e no mundo. Se tivéssemos a consciência de que ter fé supõe ações concretas de renúncia, de desapego e de generosidade, nós poderíamos medir melhor os nossos gestos em relação às pessoas que, bem à nossa vista, passam por situação de penúria.  Hoje, como antes, existem perto de nós irmãos e irmãs que carecem de coisas materiais e espirituais e que pedem a Deus socorro para os seus flagelos. Deus precisa de nós para atender as preces dos corações aflitos. Por isso, além de partilhar o pão precisamos também a compartilhar o Amor que recebemos de Deus e dividir com as outras pessoas as graças que cumulamos na nossa vida. No entanto, somente o poder do Espírito Santo nos fará viver a unidade da Igreja primitiva: “um só coração e uma só alma!” Por outro lado, há também aqueles (as) que têm tudo materialmente, no entanto, vivem infelizes porque não conseguem enxergar e ter experiência com as coisas espirituais, por isso, não têm nada.  Eles não sentem o Amor de Deus, não têm fé nem esperança, e nós, que somos privilegiados (as) porque as possuímos, nos fechamos egoisticamente no nosso mundinho, amealhando em nós o amor de Deus que experimentamos e não O repartimos.  O amor com que nós amamos, no entanto, gera mais amor para amar. – Você tem usado o poder do Espírito Santo para ajudar a outras pessoas? – Você sabe repartir o que possui com quem está necessitado (a)? – Você tem partilhado o seu tempo presente com alguém? -  O que você está retendo só consigo e não tem repartido com ninguém? – Você sabia que o Amor de Deus é o Espírito Santo? 

 

Salmo - Sl 92, 1ab. 1c-2. 5 (R.1a) - Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.


Nós vivemos o reino de Deus quando O reconhecemos como Rei e acolhemos Sua Majestade e o Seu poder. O Senhor reina na nossa vida quando ansiamos viver na santidade e na verdade todos os dias da nossa vida, cultivando o desejo de habitar na Sua casa pelos séculos dos séculos. Deus é Rei e o Seu trono está no meio de nós, porém é preciso que nós testemunhemos isso com as nossas ações.

 

Evangelho - Jo 3,7b-15 - “Jesus nos fala das coisas do céu” 

Com o intuito de conhecer os segredos de Deus, às caladas da noite, Nicodemos procurou Jesus. Misteriosamente, então, Jesus discorria, sobre coisas aparentemente incompreensíveis ao entendimento humano.  Vós deveis nascer do alto!” “O vento sopra onde quer!” “Coisas da terra, coisas do céu!”  Ele tentava esclarecer que viera do céu para entregar-se por nós, e que, depois, seria levantado na CRUZ para que todos os que Nele cressem tivessem a vida eterna. Nicodemos não entendia muito bem do que Jesus lhe falava, mas ousava desembaraçar os enigmas colocando as suas dúvidas para que o Senhor as esclarecesse. Nós, também, não entendemos a metodologia de Deus e, somente Jesus poderá nos falar das coisas do céu, segundo a visão do Pai.  No entanto, só conseguiremos descobrir os mistérios do céu que estão escondidos em nós, quando procurarmos Jesus a sós, e acolhermos a Sua Palavra que decifra e interpreta o desejo do Pai para cada momento da nossa vida. Se nos aprofundarmos na Sua Palavra, iremos perceber que as coisas do céu se traduzem na vivência dos conselhos evangélicos, como a doação, a partilha, a entrega, a humildade, a simplicidade, a compreensão, a mansidão etc. Todas essas virtudes são desejos que estão no coração de Deus para que nós ponhamos em prática aqui na terra. Por isso, podemos estar confiantes de que nascemos do alto quando estamos entregues ao olhar de Deus e vivendo segundo os Seus pensamentos. Nascemos do alto, também, quando dizemos não à mentalidade do mundo e assumimos a mentalidade de Deus que se traduz em amor. Com a sabedoria do mundo nós nunca poderemos entender as “coisas do céu”. Só um espírito voltado totalmente para o alto, isto é, para Deus, pode viver as coisas simples da vida sem se questionar.   Muitas pessoas são versadas nas coisas da terra e vivem somente para esta vida que é passageira, por isso, não conseguem alcançar o reino de Deus. O reino de Deus, assim como o vento que sopra, já se manifesta no meio de nós quando praticamos as ações que o Espírito Santo nos inspira. Precisamos aprender a observar os sinais das coisas de Deus enquanto ainda caminhamos na terra, para que a nossa alma já comece a viver aqui, a alegria do céu. – Você também tem procurado a Jesus para esclarecer as suas dúvidas? – O que Ele lhe tem revelado? – Você tem vivido como um autômato ou já distingue o sopro do vento do Espírito Santo?


3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento10 de abril de 2018 às 05:29

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir