.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Lc 24,35-48-a Marca da ressurreição de Jesus é o Espírito Santo gravado em nós-Helena Serpa


15 DE ABRIL DE 2018 - 3º DOMINGO  DA PÁSCOA -  1ª Leitura - At 3,13-15.17-19 -  “Para Deus o tempo da ignorância não conta”

Diante da acusação de que o Santo e Justo Jesus havia sido condenado por culpa deles, os judeus ficaram aflitos. Eles reconheciam que haviam deixado livre um criminoso e que crucificaram o autor da vida. Pedro, porém, os justificou, dizendo: “Vós agistes por ignorância”!  Podemos entender, então, que, mesmo diante da infâmia dos homens, Deus permanece fiel no Seu projeto de Salvação da humanidade.  Para Deus o tempo da ignorância não conta! Este é o grande segredo que precisamos conhecer. Há muitas coisas que fazemos erradamente por conta da nossa ignorância e desconhecimento, porque não fomos evangelizados e catequizados corretamente. No entanto, hoje, que já tomamos consciência da Salvação que Jesus nos veio dar, não podemos mais permanecer no erro nem persistir na mesma mentalidade com justificativas de que não sabíamos.  Por isso, São Pedro também nos diz: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”. Arrepender-se e converter-se, portanto, é o primeiro passo que precisamos dar para que nos apossemos da graça da salvação. O tempo em que não entendíamos dessas coisas, já passou! O tempo do questionamento e da revolta foi sepultado com Jesus, por isso,   vale o nosso conhecimento, agora! Não podemos continuar matando o autor da vida, pois Ele já foi ressuscitado, para nossa salvação e espera de nós, obras novas! Somos as testemunhas escolhidas para anunciar que o autor da vida já foi ressuscitado. – Você entende isso? – Você compreende a pessoa que vive na ignorância? – Você tem usado da misericórdia de Deus para também perdoar os homens? 

 

Salmo - Sl 4, -  Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

O homem e a mulher que confiam em Deus podem argumentar diante Dele para que a sua prece seja ouvida. Todos nós que já experimentamos a força e o poder do alto, temos confiança em que, mais uma vez, a nossa oração será ouvida, pois já conhecemos o alívio nos momentos de aflição.  Todas as vezes que oramos, “Atendei-me, por piedade, ó Senhor, e escutai minha oração” nós podermos nos deitar em paz e adormecer tranquilos (as), porque o Senhor dá segurança à nossa vida.

 

2ª Leitura - 1Jo 2,1-5ª  - “o nosso defensor diante do Pai”


Jesus Cristo é o nosso Defensor junto do Pai. Somente Ele, que é Justo, poderia nos justificar das nossas transgressões. Assim, São João nos aconselha a não pecar, mas se o fizermos, que tenhamos confiança em Jesus que é a vítima de expiação pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro. Não obstante, esta verdade não nos pode deixar acomodados (as) e instalados (as) no pecado. A misericórdia de Deus é infinita, porém, a Sua justiça é tremenda. Precisamos acolher a misericórdia do Senhor, mas também, precisamos ser fiéis à Sua Palavra e aos Seus mandamentos. Se, aceitamos a misericórdia de Deus e acreditamos que Ele nos perdoa  precisamos, também, cumprir a nossa parte e viver com  fidelidade a  Sua Palavra. Acreditar na Palavra é acolher o Amor de Deus que se manifesta primeiramente, por meio da Sua misericórdia para conosco e vivenciar este Amor no dia a dia da nossa existência.  Só quem guarda o mandamento do Amor poderá afirmar que conhece a Deus, pois Deus é Amor! – Você conhece a Deus? - Como o amor de Deus tem se manifestado na sua vida? – Você está sabendo irradiar no mundo o amor de Deus que recebe gratuitamente? 

Evangelho - Lc 24,35-48 - “a Marca da ressurreição de Jesus é o Espírito Santo gravado em nós”


Aparecendo mais uma vez aos Seus discípulos Jesus lhes recorda o que dizem as Escrituras sobre Ele, para que eles pudessem apreender a veracidade de tudo que estava escrito. Eles, porém, na sua fraqueza, alimentavam a dúvida no seu coração e ficavam assustados diante da proximidade de Jesus. Por isso, Jesus lhes disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?” Meditando nas aparições de Cristo ressuscitado diante dos apóstolos, nós podemos nos situar nas diversas situações da nossa vida quando Jesus também se aproxima de nós e nos interpela, nos questiona, com o intuito de esclarecer as nossas dúvidas. Jesus se aproxima de cada um de nós em momentos específicos da nossa vida pessoal, mas, também se dirige a nós quando estamos reunidos em comunidade ou em família. Ele sempre vem nos trazer paz e alimento. Ele conhece as nossas limitações, os nossos medos, as nossas angústias e as nossas preocupações. Por meio da Sua Palavra Ele quer imprimir em nós o vínculo da fé e nos recorda os grandes feitos que já estão escritos no Livro da nossa Vida, antecipando até o que ainda irá acontecer. Porém, Ele não quer que nos amofinemos nem tampouco que fiquemos aflitos com as Suas investidas. De fato, por que ainda nos afligimos? Por que ainda somos desconfiados (as) diante das propostas que Deus nos faz? A nossa humanidade pecadora e volúvel nos leva a negar a fé nas intervenções de Deus nas horas em que somos provados. Entretanto, o Senhor vem e abre a nossa inteligência para que percebamos, em nós, a Marca da Sua ressurreição que é o Espírito Santo gravado dentro do nosso coração. Ele tem poder para extirpar tudo quanto em nós é racional e humano a fim de que possamos abrir os olhos e entender as coisas que Jesus nos fala por meio da Sua Palavra. É nesses momentos, que conseguimos tocar a paz que Jesus veio nos dar. Jesus vem também como alimento para saciar a nossa fome espiritual e nos dar a certeza de que não caminhamos sozinhos. A Palavra e a Eucaristia são os sinais mais concretos de que Jesus não é um fantasma, mas está bem vivo e ressuscitado e nós somos as testemunhas do grande milagre de amor. Quando comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus podemos também escutá-Lo dizer: “Vede minhas mãos e meus pés: sou Eu mesmo! Tocai em mim e vede!”    – Você tem experimentado da paz de Jesus? - Por que será que Jesus depois de ressuscitado falou tantas vezes em comer, partiu o pão, sentou-se para fazer refeições? Procure pensar um pouco e perceba o que o Espírito Santo lhe revela! - O momento da refeição na sua casa é um momento importante? – Como você tem se assentado para comer com os seus? – O que significa para você refeição, alimento, partilha? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário