.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

SEJAMOS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo. Lc 24, 35-48


SEJAMOS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

Domingo, 15 de abril de 2018.
Evangelho de Lc 24, 35-48

O Evangelho de hoje nos revelam as dificuldades que os discípulos tiveram para crer na ressurreição de Jesus e a missão que eles receberam de levar o testemunho “a todas as nações, até os confins da terra, começando por Jerusalém”.
Não basta o testemunho de dois discípulos, a comunidade toda precisa testemunhar a ressurreição de Jesus. Jesus aparecera aos discípulos, no caminho para Emaús, os quais caminhavam desanimados, tristes, abatidos pensando que tudo acabara, que a morte de Jesus fora o fim, um fracasso total. Jesus fala com eles enquanto caminham de volta para casa, a tarde caía e os discípulos convidam o forasteiro a ficar com eles. Jesus aceita e se põem à mesa para comer e no gesto de partir o pão, reconhecem Jesus, testemunham a presença do ressuscitado e com o coração ardendo de amor e fé, voltam para Jerusalém para comunicar, relatar aos discípulos, fechados no cenáculo, a ressurreição de Jesus.  Mal começam falar, Jesus entra no cenáculo, com as portas fechadas e lhes deseja a paz. E para provar que não é um fantasma mostra as marcas da crucificação. Os discípulos experimentam um misto de alegria, medo, espanto ao verem Jesus.
Jesus abre-lhes os olhos para lhes mostrar que está vivo, que não ficou morto, que sua morte não foi um fracasso, mas uma vitória sobre o mal, sobre o pecado. Jesus foi morto pela sociedade injusta, mas triunfou, está vivo, ressuscitado, dando início a uma nova vida e comunicando a todos essa nova vida liberta do mal. Por isso Jesus insiste na ressurreição do corpo como um dado concreto, real e palpável. Os discípulos podem olhá-lo, tocá-lo, constatar, e Jesus lhes mostra as mãos e os pés, e come um pedaço de pão e peixe. Fantasma não come!!! O ressuscitado possui identidade no corpo: “Olhem minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo! Toquem em mim e vejam. Um fantasma não tem carne, nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”. 
Era tamanha alegria e surpresa que os discípulos não podiam acreditar, não podia ser momentânea aquela crença, mas duradoura que leva o discípulo ao testemunho: Eu vi o Senhor! Estive com Ele; Ele realmente está vivo e no meio de nós.
A ressurreição de Jesus é o ponto central de toda a Bíblia e do projeto de Deus. A morte e a ressurreição de Jesus constituem o centro de toda a Escritura. Em Jesus toda a Bíblia se concretiza, Lei – Profetas – Salmos, tudo adquire sentido e coerência. É por meio do testemunho dos discípulos que o anúncio do ressuscitado chegará até aos confins do mundo. Agora em nome de Jesus serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, a todos os povos começando por Jerusalém. É assim que seus seguidores proclamarão que a sociedade injusta não conseguiu anular o processo de vida e liberdade que Jesus trouxe para toda a humanidade.
As dificuldades dos discípulos em acreditar na ressurreição, apesar de poder tocar no corpo de Jesus, são também as nossas dificuldades e desafios. Os discípulos precisaram passar por um encontro pessoal com Cristo ressuscitado para passar do medo à coragem, do desânimo ao entusiasmo, para anunciar a todos o Cristo vivo ressuscitado. Assim nós também hoje precisamos nos encontrar com Cristo na Palavra e na Eucaristia para termos fé, coragem, entusiasmo e anunciar a todos a salvação que Cristo nos trouxe.

Nesse tempo pascal vamos renovar nosso compromisso com Cristo, vamos deixar que Jesus seja o centro da nossa vida para nos transformar cada dia mais e ajudar nossa comunidade a vivenciar essa vida nova em Cristo. Vamos trocar nossas dúvidas pela fé e batalhar para que aja paz no mundo, a paz de Cristo! 

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes     

Nenhum comentário:

Postar um comentário