.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

AMAR COMO JESUS AMOU – Maria de Lourdes Cury Macedo.


 

Domingo, 06 de maio de 2018.

Evangelho de Jo15, 9-17. 


         O Evangelho de hoje dá sequência ao Evangelho de Domingo passado: o da videira. Jesus fala que Ele é o tronco da videira e nós os ramos. Os ramos entrelaçados forma uma parreira. Jesus compara esta parreira com a comunidade que somos nós. Ele diz que o ramo que permanece unido ao tronco produzirá muitos frutos. Também nós a sua comunidade, devemos permanecer unido a Ele para dar muitos frutos.
Jesus frisava, repetia que nós todos devemos permanecer ligados a Ele para como o ramo poder se alimentar do tronco que é Jesus, para ficar forte, viçoso e   produzir abundantes frutos, e hoje ele nos diz que o fruto de quem permanece ligado em Cristo é o FRUTO DO AMOR.
         Ele começa nos dizendo que “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor”. Ele frisa a palavra amor, amar, só neste trecho ele a repete 9 vezes.       Jesus nos ensina que o Pai o ama tanto por isso lhe comunica o Espírito Santo. O amor de Jesus para conosco também é tão grande que Ele infunde em nós, e em toda a comunidade que crê, o Espírito Santo, tornando–se nosso amigo.  Assim cria-se um laço estreito e forte entre o Pai, o Filho, o Espírito Santo e nós que somos sua comunidade que cremos no amor do Pai e do Filho e que recebemos o Esp. Santo. Desta forma, a vida de Deus circula em nós, nos tornamos amigos e companheiros de Jesus na luta para implantar entre nós o Reino de Amor que Jesus veio nos mostrar, ensinar, revelar. Nós podemos perceber esse amor através do nosso relacionamento de amor entre nós irmãos, entre as pessoas, relacionamento de fraternidade e solidariedade.
         Neste trecho do Evangelho, Deus se revela como sendo o AMOR. Deus é AMOR. Qual a essência de Deus? Do que Ele é feito? É feito de Amor. A essência da vida de Deus e a nossa é o Amor. O amor é a vida de Deus e é este amor que ele comunica, que Ele dá, aos seus filhos. Quem ama tem a vida de Deus dentro de si. Quem tem amor no coração, tem Deus dentro dele.
         Se somos filhos de Deus, devemos ser semelhantes a Ele. Ser semelhantes como? No Amor, pois DEUS é amor e nos comunica esse amor a nós seus filhos. É só através do amor que vamos ter uma comunhão de vida com Deus.
         O amor é fonte de alegria, é o primeiro fruto do ramo ligado a Jesus. Jesus fala do amor como uma corrente e nos explica que: “Assim como o Pai me ama, eu vos amo”. Ele quer nos dizer que nós podemos amar porque somos amados, porque Deus nos amou primeiro; Jesus nos ama como o Pai nos amou; e Jesus nos convida a amar os outros como ele nos ama.
         É como uma fonte que vem do Pai, passa por Jesus, chega à comunidade, satisfaz as necessidades da comunidade que somos nós, e deve chegar aos outros.
         O amor vem de Deus; só quem ama é que se pode considerar filho de Deus; só quem ama é que conhece a Deus, isto é, só amando é que poderemos fazer a experiência de Deus. São João evangelista nos esclarece que ninguém poderá amar a Deus sem amar o povo, sem solidarizar-se com seus problemas e suas angústias.
         Os discípulos de Jesus conheciam os mandamentos que Deus deu a Moisés e na lei de Moisés está escrito “Ame a teu próximo como a ti mesmo”. Mas Jesus acha que este mandamento precisa ser aperfeiçoado, que ele já é insuficiente e lhes propõe um NOVO MANDAMENTO: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.
         E como Jesus nos amou? Dando sua vida na cruz por nós. Em se tratando de amar, Jesus não se apegou a nada, nem mesmo a sua própria vida. Jesus na cruz deu a maior prova do seu amor pela humanidade inteira. Na cruz Ele manifestou que Ele nos ama ao ponto de dar a sua vida para nossa Salvação. É esse amor que Jesus quer nos ensinar. Que o imitemos, que pensemos primeiro no outro e não em nós. Que sintamos a dor do outro, a necessidade do outro, suas tristezas, suas angústias, e também saibamos compartilhar das suas alegrias, realizações, sucessos Que saibamos ser solidários, que façamos alguma coisa pelo outro com o mesmo amor de Jesus. 
         O amor que Jesus nos pede é parecido com o dele: amor-doação. A retribuição que ele quer não é para ele, mas para os outros. Esse amor é uma grande notícia a ser espalhada. O amor de Jesus é vida que continua nos seus discípulos.
         O amor é sinal da presença de Deus. O amor é um testemunho que convence e conquista. O amor torna as pessoas acolhedoras, faz as pessoas sentirem-se bem, perdoar com facilidade, prestar serviço com alegria sem se engrandecer do que faz. É como nos diz S. Paulo em sua carta aos Cor13, O amor não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo desculpa, tudo perdoa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
         Dentro da nossa família junto dos filhos, marido ou esposa quantas vezes sabemos viver este amor. Quantas vezes temos que perdoar os erros, desobediência e malcriações dos nossos filhos! Mas devemos ir além de casa, enxergar o próximo fora do nosso lar e agir com amor: perdoando, não julgando, desculpando, sendo paciente, acolhedor, justo, correto, fraterno, solidário.
         Existem pessoas que vivem o amor-doação no seu dia a dia de uma forma até heroica, em casa e fora de casa, seja cuidando de doentes, deficientes, idosos, crianças problemáticas. Pessoas que tem uma vida assim manifestam com grandeza a presença de Deus dentro de si, e esta é a forma mais autêntica de evangelizar. Evangeliza com a sua vida, com os seus atos de amor.
         Quem consegue viver esse amor a exemplo de Jesus, dá testemunho de sua fé, produz muitos frutos. A nossa  amizade com o mestre  e amigo Jesus  depende da obediência ao seu mandamento, que se resume no Amor. É na capacidade de amar como Jesus, que se reconhece quem, de fato, é seu discípulo. Quem se apega somente ao rito, a doutrina, aos preceitos religiosos, sem importar-se com o amor ao próximo está se afastando, deturpando os ensinamentos de Jesus. 
         A alegria do cristão consiste em amar a exemplo de Jesus: Amai-vos uns outros como eu vos amei. É possível que o cristão seja alegre, como Jesus, mesmo enfrentando a cruz, isto é, o sofrimento.
 A plenitude da alegria consiste na totalidade do amor, consumado na entrega da nossa vida pelos outros. Quem ama de verdade, só tem motivos para ser feliz. Embora enfrente contrariedades e aborrecimentos, o horizonte de quem crê no amor vai além de tudo isso, quem acredita no amor é capaz de superar as barreiras, as tristezas, os aborrecimentos, as contrariedades. O amor é capaz de superar as coisas negativas da vida por estar certo de que pelo amor, sua vida identifica-se com a do Senhor Jesus, nosso Mestre, Amigo e Salvador.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário