.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de maio de 2018

O Amor de Deus é a única fonte perene de alegria-Helena Serpa


6 DE MAIO DE 2018 - DOMINGO DA SEXTA SEMANA DA  PÁSCOA  1ª. Leitura – At 10, 25-26.34-35.44-48 - “batizados em Nome de Jesus”

O Espírito Santo se manifestou no meio dos pagãos e, por isso, eles louvaram a Deus com línguas estranhas.  Pedro, então, convencido de que Deus não faz distinção de pessoas, não lhes negou a água do batismo porque viu que eles praticavam a justiça e temiam a Deus. Esse relato de São Lucas nos Atos dos Apóstolos põe em evidência o Amor de Deus pelo homem quem quer que seja ele, independentemente de origem, de raça, de cor, de língua ou em qualquer situação de vida.  O Espírito Santo também nos leva a dizer e a fazer coisas incompreensíveis aos olhos humanos. Pela ação do Espírito nós também podemos comprovar a assistência e o olhar carinhoso que Deus tem para conosco. O Pai deseja que todos os homens e mulheres do mundo sejam batizados (as) em Nome do Seu Filho Jesus, pois foi para isto que Ele veio ao mundo. A salvação de Jesus não é como um prêmio da loteria que se destina somente a quem for sorteado.  Nós também não podemos fazer acepção de pessoas nem tampouco “escolher” aqueles ou aquelas com quem mais nos identificamos para serem premiados (as) com a salvação de Jesus. Pelo contrário, devemos também nos alegrar e louvar a Deus quando percebemos que pessoas que nunca imaginamos, fazem parte do rebanho de Jesus Cristo. Em Nome de Jesus precisamos acolher a todos que creem Nele e aceitam a Sua Salvação.    - Você se sente escolhido (a) ou acha que foi quem fez a opção por Deus? - Como você encara as pessoas que não têm nenhuma religião? - Será que o Espírito Santo pode manifestar-se através delas também? – Você também ora em línguas estranhas?

Salmo 97,1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

R. O Senhor fez conhecer a salvação erevelou sua justiça às naçðes.
Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O Senhor faz conhecer a sua salvação a todas as nações. Através de cada um de nós Deus revela o seu amor. Somos chamados (as) a levar a mensagem da salvação a todas as criaturas e testemunhar o seu amor sempre fiel por cada um de nós. Precisamos aclamar o Senhor com toda a força que há em nós, pois somente assim os confins do universo contemplarão a salvação do nosso Deus. Louvar ao Senhor é o nosso desígnio e o sentido maior da nossa existência.

2ª. Leitura – I Jo 4, 7-10 - “O amor vem de Deus”


Nesta Carta São João nos recomenda a seguir o mandamento do amor a fim de que possamos dar testemunho de que Deus nos ama. O amor vem de Deus e Ele não espera pelas nossas ações para nos manifestar o Seu amor. Deus nos amou primeiro! E o amor de Deus nos foi manifestado quando Seu Filho Jesus veio nos dar vida e santidade. Às vezes nós temos a preocupação de amar a Deus com o nosso próprio esforço, no entanto, pela palavra de São João nós compreendemos que Deus é quem nos motiva a amá-Lo com o amor que Ele mesmo nos concede.   Se nós não nos amamos uns aos outros é sinal de que não conhecemos o amor do Pai, pois, somente sente este amor, quem o vivencia no seu dia a dia. “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”  Não poderemos mais afirmar que não conseguiremos amar os nossos irmãos e irmãs, mesmo aqueles (as) que, para nós são os mais difíceis e “antipáticos”, pois o amor vem de Deus e não precisamos mais nos esforçar para vivenciá-lo. – Você também acha que precisa esforçar-se para amar a Deus e ao próximo? – Você sente o amor de Deus? – Como Ele tem se manifestado na sua vida? – Você tem vivenciado este Amor no seu dia a dia?


Evangelho - Jo 15,9-17 – “o Amor de Deus é a única fonte perene de alegria”


Somos os escolhidos do Pai! Foi Ele quem nos entregou a Jesus, que é a nossa única razão de viver e de produzir frutos.   Permanecendo no amor de Jesus nós produziremos os frutos que o Pai quer colher de nós no mundo. Um dos melhores frutos que podemos produzir é, com certeza, a alegria. Fazer com que a alegria de Jesus esteja em nós e, consequentemente, levá-la ao mundo é um fruto que permanece. Para que isso seja possível Jesus nos orienta: “permanecei no meu amor”. Somente permanecendo no amor de Jesus poderemos levar ao mundo a alegria que vem do coração do Pai. Todos nós temos vontade de ser alegres, pois a alegria é um sinal do estado de felicidade e de paz. Uma prova disso é que vivemos no mundo procurando “coisas” e “acontecimentos” que nos alegrem, no entanto, nós sabemos que o Amor de Deus é a única fonte perene de alegria e que só seremos felizes se permanecermos nesse amor. Todos os outros meios materiais que buscamos são impotentes para nos conceder uma alegria duradoura. Por isso, Jesus nos alerta: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Nós perdemos um precioso tempo da nossa vida, buscando nos ópios do mundo uma alegria falsa e ilusória, quando aceitamos os “prazeres” que nos são oferecidos, como o beber demais, o comer excessivo, as drogas, a sensualidade, o consumismo, as conversações vãs, os filmes que nos são maléficos, os programas de TV que desvirtuam a nossa alma, os shows de comediantes vulgares, as “baladas” das noites em claro, e também, as músicas cuja mensagem nos tira de Deus. Podemos ter a absoluta certeza de que todas às vezes em que nos dedicamos a estas práticas, nos afastamos da verdadeira fonte de alegria que é Deus e assumimos a companhia do Seu inimigo, o demônio. Ele aí, então, faz a festa na nossa vida e nós, depois de provarmos a efemeridade da euforia do mundo cedemos à tristeza. Os prazeres do mundo nos tiram a liberdade interior e nos aprisionam nas cadeias do inimigo. O amor de Deus que é fonte de alegria é também o motivador das nossas ações. Assim sendo, para que nos amemos uns aos outros precisamos permanecer unidos ao Espírito Santo que é o Amor entre o Pai e o Filho. – Você cultiva a alegria do Espírito Santo? – Você é uma pessoa alegre ou experimenta apenas “momentos” de alegria? – Aonde você tem buscado ser feliz? – Para você o que é permanecer em Jesus? - Você já pensou quais são os frutos que o Pai o (a) destinou para que você produza? 

2 comentários:

  1. Não existe amor sem Deus, somente Ele na pessoa de Jesus traz a plenitude da vida.

    ResponderExcluir
  2. Não existe amor sem Deus, somente Ele na pessoa de Jesus traz a plenitude da vida.

    ResponderExcluir