.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

“Correção fraterna” - Claudinei M. Oliveira.



Quarta - feira, 15  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt 18, 15-20

            Quem pensa que numa comunidade não existe disposição para desavença está completamente enganado. Numa comunidade, traçando o mesmo objetivo, pode haver discórdia entre os membros. Afinal, a perfeição só encontra-se em Deus.
            O homem por ser filho do Criador não significa que está alheio do conflito. O mundo em que o filho de Deus vive está cheio de imoralidade, perversidade e ganância. Impera o mais forte, o mais poderoso ou aquele que conseguir persuadir com mais severidade.
            Porém, nem tudo está destruído ou condenado a morte. Existe uma solução ou uma saída para tal embaraço. Basta buscar harmonia na essência da sociedade a partir da honradez e do discernimento plausível.
            Por isso que existe o perdão. O perdão serve para o homem enxergar onde cometeu o erro e por que aconteceu tal atitude que machucou muitos outros. Arrependidos de seus erros, usando a sinceridade, o homem pode rever sua caminhada.
            Uma das coisas lindas do homem é a correção fraterna. Aceitar as ponderações de outro na humildade. Se isto acontecer é sinal que justiça. Nem sempre é fácil ouvir outro fazendo intervenções sobre as atitudes. Dá uma impressão de impotência ou de lição de moral. Mas na prática é um gesto eficaz para o bem das atitudes.  
            Quando o outro errar, segundo Jesus, não deve fazer as correções em voz alta para todos escutarem, mas chamar em particular e colocar os pontos nos “is”. Sim, esclarecer para o outro que nunca é tarde para recomeçar e deixar as práticas maléficas para seguir o bom caminho. O homem tem a obrigação de corrigir o outro no momento certo. Às vezes, o outro não percebeu que suas atitudes estão destruindo ou danificando um relacionamento ou até uma família. Porém, não deve passar em branco quando alguém pisar na bola.
            Agora nem sempre é fácil fazer o outro ouvir. Mas vale alertá-lo de que tudo que estiver legado na terra será ligado no céu e se não estiver ligado na terra, será desligado também no céu. Se não quiser ouvir o outro e não querer seguir os bons preceitos, mesmo determinados pelo homem, não merece o reino dos céus. Será desligado.  Portanto, a unidade entre a comunidade, mesmo que aparentemente for impossível, deve existir para haver as bênçãos do Espírito Santo.
            Não tem coisa mais linda do que a unidade. Qualquer quantidade de pessoas reunidas em nome de Deus, Ele estará no meio destes homens. Contudo para haver os pedidos aceitos e a intervenção do Pai o homem precisará estar em harmonia e em paz com todos.  Sejamos este homem que ouve os erros e tem a hombridade de acatar as correções fraternalmente. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário