.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dar testemunho de uma fé viva pela sua prática – José Salviano


XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 26 de Setembro



Jesus hoje está nos pressionando a dar o nosso testemunho na sociedade em que convivemos, mostrando com o nosso comportamento, que Ele é o próprio Deus, que veio ao mundo para nos salvar do pecado, para que sejamos conduzidos um dia à vida eterna.
Meu irmão, minha irmã. Jesus hoje está perguntando a nós, o que pensamos dele. Quem é Jesus para você? Um mágico que fez truques espetaculares? Um sociólogo? Um socialista? Ou um filósofo do tipo, Platão ou Sócrates? Quem é Jesus?
Não nos preocupemos agora com a resposta dos demais. Importa saber qual a minha resposta? Qual a sua resposta! O ideal seria que cada um de nós respondesse com muita fé, com uma fé viva e operante, sem hipocrisia.  Seria maravilhoso se cada um de nós quisesse seguir Jesus com muita fidelidade, confiança, com entrega total e irrestrita, empenhando a nossa vida pela causa do  Evangelho e do Reino de Deus.
Meus irmãos. De nada adiante eu dizer que tenho muita fé, se na prática eu afirmo outra coisa. Será que eu seria merecedor da vida eterna vivendo uma vida completamente fora do que digo que acredito?   
Tiago em sua carta nos mostra que a prática da nossa fé está diretamente relacionada ao nosso irmão carente, que não tem  o que comer, o que vestir e nem onde se abrigar de forma digna.  Se diante de todos na igreja eu  bato no peito e afirmo que creio em Deus Pai todo poderoso Criador do céu e da Terra assim como acredito em seu Filho, e ao sair dali ignoro a miséria do meu irmão, na verdade eu sou um grande mentiroso!  Porque eu não pratico aquilo que eu digo que acredito, aquilo que o Mestre me ensinou, e que até ensino aos meus irmãos na catequese ou no sermão. E na vida real, ou seja, longe dos meus discípulos, eu finjo que não estou vendo a mão estendida do meu irmão miserável, suplicando por uma migalha de comida. Como posso ser salvo?  Se não mato a fome do meu irmão, a minha fé está morta. Se minha fé é desprovida de caridade, é uma fé morta.
Certa vez conheci uma senhora muito devota, que sofria muito pelo fato de seu marido comerciante de pouquíssima fé não ser como ela. Ele não a acompanhava nas atividades da paróquia e nem mesmo ia à missa com ela. Essa senhora tinha um filho e duas lindas filhas, as quais viviam muito preocupadas com o seu estado mental, e já tinham providenciado várias consultas médicas, e feito constante tratamento.  Certa noite, aquela devota senhora depois dos seus compromissos paroquiais, não voltou para casa. O marido chegou nervoso com problemas com um dos empregados, o filho  saiu às pressas para procurar em hospitais e na delegacia. Naquele tempo não havia celular.  A filha mais nova chorava e se descabelava, enquanto a  filha mais velha, era a única que mantinha a calma. Ela achava que a sua santa mãezinha estava dentro da igreja.   A paróquia ficava há umas oito quadras da casa daquela família, e a filha mais velha pedia ao pai para levá-la até  lá. Ela sabia com quem ficava a chave, porém o pai não acreditava na sua proposta, achando que a sua esposa havia se sentido mal, e teria sido levada para a casa de alguma amiga...
Conclusão. Foram atrás da chave da igreja, e não deu outra. Duas horas da manhã, encontraram a dona Maria ajoelhada no primeiro banco, quase cochilando, pois já  nem conseguia rezar mais. Ela amava tanto o seu querido Jesus, que queria passar uma noite inteirinha na sua presença, falando com ele. Não lhe importando todos os transtornos e sofrimentos que aquele seu gesto pudesse causar para a sua família.
Moral dessa história real. Nossa prática da fé não deve  ser unilateral ou mutilada. Amando somente a Deus e ignorando o irmão. Foi o que aquela santa e beata senhora fez, e fazia sempre. Jesus era tudo para ela. Porém, para o irmão, ela nunca tinha tempo. Tinha dia em que ela assistia mais de uma missa, sem se importar muito com os afazeres do lar. E ficava toda feliz, ao dizer isso para nós. Porém, infelizmente, ela não era muito caridosa.
Caríssimos. O certo é fazermos como disse Jesus. Amar a Deus e ao irmão. De nada adianta passar a noite rezando, e no outro dia, não dar atenção ao irmão. Não ajudá-lo em suas necessidades, não ser cordial, nem mesmo conversar com  as pessoas do nosso convívio. Fé assim, é uma fé sem obras. É uma fé morta ou no mínimo, incompleta.
Vivamos a nossa fé, e que ela seja completa, plena, total e  viva pela sua prática!
José Salviano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário