.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Eles falam e não praticam – Missionários Claretianos.


Sábado, 25 de agosto de 2012
20ª Semana do Tempo Comum

São Luís, Rei de França (Memória facultativa). São José de Calazans, Presbítero (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Arédio de Limoges (abade), Ebba de Coldingham (abadessa), Eusébio, Ponciano, Vicente e Peregrino (mártires), Gerôncio (bispo, mártir), Genésio de Roma (comediante, mártir), Genésio de Arles (bispo, mártir), Gregório de Utrecht (bispo), Juliano da Síria (mártir), Lucila de Roma (virgem), Magin de Tarragona (mártir), Maria Michaela do SS. Sacramento (fundadora), Menas de Constantinopla (bispo), Nemésio de Roma (diácono), Patrícia de Nápolis (virgem).

Primeira leitura: Ezequiel 43, 1-7a
A glória do Senhor entrou no Templo. 
Salmo responsorial: 84, 9-14
A glória do Senhor habitará em nossa terra. 
Evangelho: Mateus 23, 1-12
Eles falam e não praticam – Missionários Claretianos.

Dizia um famoso psicólogo que “o melhor conselho é não dar conselho”. O seu conselho punha a perder seu bom conselho. Os conselhos, em geral, têm a forma de um receituário, quer dizer, se acontece isso, fazer aquilo. Outros são tão genéricos que poderiam formar parte dos horóscopos que abundam nos meios de comunicação de massa.
O evangelho, entretanto, não nos dá receitas, nem conselhos ou orientações ambíguas. O evangelho, de acordo com o estilo de ensinamento de Jesus, proporciona-nos princípios e critérios com os quais podemos discernir, ante as diferentes situações, qual é a atitude que devemos tomar frente a uma realidade e qual é a decisão correspondente.
Os mesmos preceitos do Antigo Testamento são tomados em geral como “orientação” e não como camisa de força, já que a fidelidade a Deus é um problema de obediência ao Espírito e não de mecânica aplicação de idéias. O ensinamento que hoje lemos no evangelho nos ajuda a compreender como Jesus reconhecia a verdade, inclusive na boca de seus opositores; mas, ao mesmo tempo, urgia a necessidade de assumir critérios efetivos que superam a interpretação mecânica e anacrônica da Escritura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário