.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

“Vencendo o mundo”- Claudinei M. Oliveira.





Sábado, 19 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 16,23b-28

            Jesus venceu o mundo com a morte na cruz com o propósito de levar a humanidade a enxergar a misericórdia de Deus, ou seja, Deus fez o mundo para colocar os filhos na intenção de viver na fraternidade, mas o pecado provocou a divisão do homem. Ao colocar o seu filho para cumprir a promessa feito aos povos do passado  Deus confirmou o seu amor infinito por todos, mesmo aqueles que não comungam o projeto da libertação.
            Ao falar para os discípulos que “saiu de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”, Jesus nos ajuda a entender a morte de modo novo, pois a morte não é um fim trágico, pelo contrário, é a vitória da vida sobre a morte e ao mesmo tempo sua ascensão para junto do Pai. Quando a gente ouve a palavra morte logo já pensa na perca, na saudade do ente querido  e/ou nas tristezas e angústias.  Na verdade, a morte deve ser encarada como a  passagem desta vida terrena para a vida no céu, ou a vida na ressurreição junto ao Cristo que já passou por isso. Não devemos temer a morte física, mas devemos temer a morte  das palavras ofensivas que saem da boca, palavras que ofendem e maltratam pessoas de bens. A morte física é o desaparecimento do corpo que era pó e voltou a ser pó, mas morte da opressão danifica muitas almas que querem viver na alegria.
            Todavia quando o evangelista fala de mundo ele está falando da sociedade de seu tempo. Claro que era uma sociedade perversa e injusta,  porém foi justamente este mundo perverso e injusto que ceifou a vida do Mestre. Já a ressurreição de Cristo foi a vitória da vida sobre este mundo injusto. Jesus sempre almejou uma realidade perfeita para que os homens pudessem compreender a si mesmo, mas devido ao desatino da vida cobiça cada dia ficava mais difícil de visualizar uma realidade justa. Sua morte simboliza a ruptura com este mundo violento e malfeitor.
            Contudo, Jesus fala aos discípulos que ao sentir assolado e perdido não temem em pedir a intervenção do Pai, com certeza atenderá a todos. Mas se não pedirem não terá como atendê-los. Deus socorrerá todos os chamados a qualquer momento, porém nem todos os pedidos serão atendidos, pois cada um terá seu momento certo para ser contemplado.
            Portanto, vencer  o mundo é lutar incessantemente com força e fé contra todos os males que atormentam o povo. Não se pode pedir arrego, pois os malvados vão tentar de todas as maneiras para convencer você para fazer parte de seu “mundo” e abandonar o projeto de Deus. Seja forte e lute contra as injustiças. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário