.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Deus fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele. -Missionários Claretianos




Sábado, 17 de novembro de 2012
Santa Isabel da Hungria, Religiosa (Memória)
Outros Santos do Dia: Acisclo e Vitória (mártires de Córdoba), Alfeu e Zaqueu (mártires), Aniano de Orléans (bispo), Dionísio de Alexandria (bispo), Eugênio de Florença (diácono), Gregório, o Taumaturgo (bispo), Gregório de Tours (bispo), Hugo de Lincoln (monge, bispo), Hugo de Noara (abade), Ilda de Whitby (abadessa), Namásio de Viena (bispo), Raverano de Séez (bispo), Rosa Filipina Duchesne (virgem).
Primeira leitura: 3 João 5-8.
A nós cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade. 
Salmo responsorial: 111, 1-6.
Feliz aquele que respeita o Senhor! 
Evangelho: Lucas 18, 1-8 .
Deus fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele.
A viúva é o símbolo dos desprotegidos do povo de Israel. A única maneira de se obter justiça é por meio da autoridade de uma instancia judicial. A diferença com relação aos fortes, como os reis, os magnatas, os latifundiários e a aristocracia sacerdotal, que contavam com exércitos institucionais ou pessoais para fazer valer suas pretensões, é que nosso único recurso contra a violência é a justiça.
Na Bíblia, o “temor de Deus” e o respeito à humanidade são sinônimos da justiça como único remédio eficaz contra a violência dos usurpadores. Porém, quando as virtudes do juiz e as convenções humanas falham, o único recurso é o da resistência baseada na justiça. Pois se combatemos a violência com meios idênticos, caímos no jugo ou na mesma armadilha do adversário.
A mensagem de Jesus insiste na capacidade de resistência, tenacidade e paciência de seus seguidores, capacidade que nos leva não somente a se sobrepor à adversidade, mas a dar uma resposta serena e criativa aos limites impostos pelas convenções sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário