.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 28 de setembro de 2013

Dê àqueles que não podem retribuir-te - José Salviano


4 de Novembro de 2013 - Evangelho - Lc 14,12-14

Nós agimos por interesse. Somos como o gato que não nos afaga, mas sim, o gato se afaga em nós. Tudo o que fazemos, o fazemos por puro interesse: Sorrimos, piscamos os olhos, mostramos o nosso charme, para agradar e atrair pessoas que podem nos ser úteis de alguma forma: Nos dando afeto, amor, ou nos proporcionando lucro, prazer, conforto, etc.
Ao contrário, nós fechamos a cara, desviamos o nosso olhar, ignoramos, não mostramos o nosso charme, quando achamos que precisamos afastar um certa pessoa, do nosso convívio, ou da nossa vida. Porque ela não concorda com o nosso modo de pensar, não colabora em nada conosco, não nos proporciona lucro, e nenhum tipo de prazer, etc. Pelo contrário, tal pessoa faz oposição a nós, ou aos nossos projetos pessoais.
Jesus hoje joga pesado conosco dizendo que devemos convidar os pobres, os coxos, os cegos para as nossas festas e almoços, em vez de convidar aquelas pessoas do nosso nível, as quais por sua vez poderão nos convidar para suas festas e banquetes em sinal de retribuição.
Mas infelizmente, além de agir por interesse, nós discriminamos os que não estão ou não são do nosso nível, não dando a eles a menor importância, não lhes oferecendo nem um bocado de comida para matar a sua fome.
E o nosso egoísmo está cada vez maior, porque na verdade estamos vivendo uma crise moral de grandes proporções, e os noticiários nos mostram isso diariamente. Estuprar uma menina de 13 anos, é fruto de uma mente que há muito se afastou do Criador e está vivendo à deriva, como um barco nas mãos do vento, e das correntes marítimas. Tal pessoa na verdade está sob o domínio de satanás. Pobre criatura!
Neste Evangelho Jesus nos aconselha a não ser interesseiros, mais sim caridosos, pois seremos recompensados já nesta vida em preparação para a vida eterna, tendo em vista que a caridade apaga os pecados veniais. “Como o alimento corporal serve para restaurar a perda das forças, a Eucaristia fortalece a caridade que, na vida diária, tende a arrefecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. (Catecismo da Igreja Católica).
“Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa.”
Jesus está nos dizendo que o nosso relacionamento com as pessoas não pode ter como ponto de partida o interesse da espera de uma retribuição, mas que seja tão somente pela gratuidade. Devemos pensar que Deus nos ama gratuitamente e nos concede tudo o que somos e temos sem nada exigir em troca. Façamos o mesmo para com os nossos irmãos, principalmente aqueles mais necessitados.
Sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário