.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Observaram, para verem se Jesus curaria em dia de sábado - Claretianos

Segunda-feira, 9 de setembro de 2013
São Pedro Claver (Memória facultativa). 
Outros Santos do dia: Abraão (Patriarca do Antigo Testamento), Andrônico e Atanásia sua esposa (monges do Egito), Bernardo de Rodez (abade de Montsalvy), Dionísio Areopagita (bispo), João de Lobedeau (franciscano), João Leonardi (presbítero), Luís Bertran (dominicano), Públia de Antioquia (abadessa), Sara (personagem do Antigo Testamento, esposa de Abraão).
Primeira leitura: Colossenses 1,24-2,3
Tornei-me ministro da Igreja para vos transmitir o mistério escondido por séculos e gerações.
Salmo responsorial: Salmo 61,6-7.9 (R. 8a)
A minha glória e salvação estão em Deus
Evangelho: Lucas 6, 6-11
Observaram, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
Um dos conflitos que distanciou Jesus de seus contemporâneos foi sua postura ante a lei do sábado. O evangelho de hoje mostra um exemplo do que Jesus viveu muitas vezes. Um homem com uma mão paralisada, estava na sinagoga e lá é curado por Jesus. Até aqui não há nenhum problema. O conflito é invisível.
As intenções dos letrados e fariseus são contrarias às intenções de Jesus. Para os letrados e fariseus, curar em dia de sábado contrariava claramente a lei do descanso. Para Jesus o descanso do sábado é relativo. Para salvar a vida, é válido até mesmo transgredir a lei. O evangelho de Lucas veio mostrando, ao longo dos últimos dias, que a razão pela qual Jesus entra em conflito com seus contemporâneos tem a ver com o fato de que ele coloca a dignidade das pessoas acima de qualquer preceito legal.
Isto não agrada aos líderes da época. Eles colocavam em evidencia um sistema que aliena em vez de libertar, que escraviza em vez de salvar. – Hoje todo aquele que defende a dignidade humana no mundo está assumindo em sua vida o projeto de Jesus. E nós, o que estamos assumindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário