.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

“Senhor, aumente nossa fé” – Claudinei M. Oliveira


11 de Novembro - Evangelho - Lc 17,1-6


Certamente a comunidade de Lucas não estava sendo correta quanto aos ensinamentos de Jesus. Lucas lembra os cristãos da comunidade que primeiramente  não deve escandalizar os "pequeninos". As atitudes do cristão tanto pode aproximar quanto distanciar as pessoas de  de Deus. As pessoas que seguem e divulgam a doutrina da Igreja tornar-se um espelho para as outras. Por isso Lucas afirma para a comunidade que o escândalo é uma ação que arruína e destrói as pessoas. O exemplo foi trazido dos fariseus que "se alegravam" nos templo, conduziam o povo excluído, os pobres a cumprir suas leis severas e alienavam os pequenos com práticas corretas na "frente do Senhor", mas eles mesmos faziam tudo ao contrário longe da vista dos pobres.

Isto é escandaloso. Não podemos ter atitudes em duas faces: num momento sou conveniente a todos, noutro sou jeitoso comigo mesmo defendendo o meu lado, o meu conforto. O cristão, segundo Lucas, deve agir corretamente e sempre preservando sua doutrina em qualquer situação. Deve reconhecer o outro, perdoar quantas vezes forem necessárias as faltas do irmão e reconhecer seus erros e não envergonhar-se de pedir desculpas, de pedir  perdão quando reconhece o seu erro. O cristão jamais pode se achar no direito de praticar cilada, armadilha e ser pedra de tropeço para fazer o outro errar, ou lucrar em cima da inocência dos pequenos. O cristão deve ser justo consigo mesmo, para ser exemplo e luz para outros.

Infelizmente temos que reconhecer que uma comunidade é feita por gente que peca, trabalha, ofende, partilha, individualiza. Não existe comunidade perfeita. A única comunidade perfeita e santa é a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta comunidade holística não possui mancha, Ela é a gênese, a Criação, ou seja, Ela é TUDO. Quanto às outras comunidades formadas por filhos e filhas de Deus pecadores têm falhas e disputas. Mas o perdão é fundamental para a boa convivência. O perdão deve ser contínuo. (por isso perdoar sete vezes sete  = infinito). Se houver o perdão há a presença de Deus. Deus está presente em todas as ações da comunidade. Assim, o perdão é a marca do reconhecimento do pecado e a necessidade de livrar deste mal. Se formos corrigidos pelas faltas, devemos nos reconhecer o quanto somos fracos, e procurar não errar mais. Porém, se por acaso o encardido  fazer pecar, não fique envergonhado,   procure o perdão e pede auxílio a Deus. Ele vai ajudar a sair da enrascada.

Por último procure confiar em Deus. A confiança no Pai é a melhor maneira de aproximar D'Ele. Terá coragem para pedir ajuda e sentirá conforto na caminhada.  Veja que os apóstolos não envergonharam e pediram ao Senhor que aumentasse sua fé, e o Senhor respondeu prontamente:  Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria.

Portanto, a fé é fundamental para acreditar que tudo é possível. Nada é impossível naquele que acredita  no  Senhor. A fé pode mover-se montanha, tem o poder de arrancar o mal pela raiz. O mal ou o demônio enraizado na mente do homem pode destruí-lo e destruir outras pessoas ao seu redor. Somente a crença do perdão, no acreditar no Deus verdadeiro, é que faz o mal ser eliminado da vida da pessoa. Contudo, pedimos sempre que Deus aumente nossa fé, mas façamos a nossa parte, ou seja, acreditamos que Deus fez o homem e a mulher para viver na dignidade e no amor sem a exploração e sem o ódio. Que sejamos esta pessoa que busca sempre este Deus do Perdão e pedimos seu auxílio para aumentar nossa fé. Amém!

--
Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário