.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Eis que conceberás e darás à luz um filho - Claretianos

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Santos do Dia:Amon, Zeno, Ptolemeu, Ingen e Teófilo (mártires de Alexandria), Domingos da Brescia (bispo), Domingos de Silos (abade), Eugênio e Macário (mártires da Arábia), Filogônio de Antioquia (bispo), Júlio de Geldoba (mártir), Liberato e Bajulo (mártires de Roma), Ursicínio de Cahors (abade), Ursicínio de St-Ursanne (abade).
Primeira leitura:Isaias 7,10-14
Eis que uma virgem conceberá.
Salmo responsorial: Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R/. cf. 7c e 10b)
O senhor vai entrar, é o Rei glorioso
Evangelho: Lucas 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho.
Para entender este evangelho, a liturgia nos propõe Isaias, que anuncia o nascimento de um filho ao rei Acab, no seio de uma jovem donzela, que, sem ser a rainha ou alguma das princesas, se converte na mãe do Emanuel, o “Deus conosco”. O anúncio do nascimento de Jesus terá suas próprias particularidades e mostrará os critérios com os quais Deus age.
Será filho de uma jovem judia de Nazaré que, pela intervenção de Deus em sua vida, muda os planos e passa a esperar um filho por obra do Altíssimo.  Em Maria devemos reconhecer quatro tipos de marginalização: é mulher, é pobre, é jovem e da Galileia. Ela, porém é a alegria para os planos de Deus e sua condição marginal não a deixa sem palavras ante a Palavra.
Ao receber o anuncio que lhe revela o agir de Deus, se surpreende, depois pergunta e entra em diálogo, para, finalmente aceitar. Maria, com seu sim traz o Messias à nossa historia. Nesse lugar de marginalização e pobreza é onde o projeto de Deus frutifica por meio do sim de Maria. Aí Deus mostra sua complacência.
Neste Advento, digamos, no silencio do nosso coração, e na prática de nossa vida: que se cumpra em mim tua palavra, Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário