.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Um homem extremamente piedoso --Diac. José da Cruz

SEGUNDA FEIRA DA  8ª SEMANA DO TC 03/03/2014
1ª Leitura  1 Pedro   1, 3-9
Salmo 110(111) “A Aliança do Senhor  será  lembrada  eternamente”
Evangelho Mateus 10, 17-27
-Diac. José da Cruz

Vejam que homem extremamente piedoso! É daquele tipo que não sai da igreja, senão tiver atividade ele inventa alguma  coisa para fazer.  Na minha comunidade conheci  uma pessoa assim muito piedosa  que só faltava alugar a capela do Santíssimo só para ela.  Bolsa de um lado, sapatos do outro, ora sentava-se no tapete, ora  ajoelhava-se, ora  se deitava( nessa posição roncava que era uma beleza)  ficava horas e horas na capela. Tomara  que tenha valido tantas orações pois ela  já é  falecida,  mas é verdade, essa mulher  fazia  do Santíssimo o seu apê,  levava água,  toalha,, cafezinho.
Não estou sendo azedo com essa saudosa irmã,  é que no evangelho  de hoje aparece um tipo  assim:  modelo perfeito de cristão, desses que se julga já estar com um pé no Paraíso, de tanta piedade,bondade, virtude. Quando acha que a missa está chata dedilha  um terço, ou  lê a Bíblia,  receber a comunhão só de joelhos  (  não é errado, a Igreja permite que se receba  a Eucaristia de joelhos)  as pessoas  não fazem assim  por mau, mas qualquer observador vai concluir rapidinho que aquela pessoa é muito mais santa e piedosa que as demais, ainda que não seja essa a sua intenção.
O homem desse evangelho encontrou-se com Jesus que estava começando a caminhar, e correndo prostrou-se aos  seus pés e suplicou-lhes “Bom Mestre, que farei para alcançar a Vida Eterna?  Jesus é para ele uma referência, por isso o chama de  “Bom”.  Jesus não gosta que o chamem de  Bom, pois a referência  de bondade que os Judeus mais piedosos tinha, nada mais era do que o seguimento da Lei.  De fato,  citando os principais  mandamentos a serem  observados,  imediatamente o homem  afirma  que é  seguidor da lei desde a sua mocidade.
“Jesus o olhou e o amou”.  O homem estava a  procura de algo mais e por isso recebeu  ali naquele momento o convite para ser Discípulo.  Porém, quando ouviu  a  palavra Vender tudo  o que tens,  dá aos pobres ele ficou entristecido  e  foi saindo de cabeça baixa. 
O problema desse homem, em primeiro lugar, é pensar que há algo que  ele possa  fazer, para merecer a Vida  Eterna. Ele era um grande acumulador de  virtudes, boas obras, e também bens materiais pois era rico. A riqueza e  prosperidade eram indicativos de bênção Divina,  o homem não queria  perder tudo isso,  queria ser bom e  perfeito moralmente falando e naquele momento não conseguiu  compreender que o Amor ao próximo e o desapego de  si  mesmo era a essência do novo jeito de se relacionar com Deus.
Os exercícios de piedade, as orações, vigílias e visitas ao Santíssimo,  são autênticos na medida em que sinalizam um coração despojado de tudo,  transbordante do Amor de Deus ao próximo,  principalmente aos mais pobres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário