.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de março de 2014

Em Cristo, somos novas criaturas - Helena Serpa

09 DE MARÇO – Evangelho - Mt 4,1-11

1ª. Leitura – Gênesis 2, 7-9; 3,1-7 – “tentados pela serpente”

O homem e a mulher ainda hoje continuam sendo tentados pela “serpente” que são: a concupiscência da carne a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida. Da concupiscência da carne nascem a gula, a luxúria e a preguiça; da concupiscência dos olhos nasce a avareza (Amor desregrado pelo dinheiro e bens materiais); e do orgulho da vida nascem a inveja, a cólera eo orgulho ou amor da vã glória, (“Paixão que nos leva a sobre-estimar e a procurar de modo exagerado a glória”). O prazer, o poder e o possuir são apetites inerentes à nossa humanidade que nos impedem de caminhar na graça de Deus, nos fazem viver fora dos Seus mandamentos e, consequentemente, nos afastam do Paraíso, isto é da intimidade com o nosso Criador assim como aconteceu com Adão e Eva. Eles também quiseram ser senhores das suas vidas, quiseram ter conhecimento de tudo, mas na verdade, encontraram-se, nus e abandonados.
– Você costuma dar vazão às pretensões da sua vontade própria? – As coisas que lhe dão prazer trazem paz à sua alma? – Você tem intimidade com Deus? – O que podeatrapalhar o seu crescimento espiritual?

Salmo 50 – “Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.

A alegria e a paz são frutos da justiça. Quando estamos afastados da graça de Deus a tristeza e a intranquilidade ocupam um lugar dentro do nosso coração. Porém, a consciência de que somos miseráveis e pecadores, portanto, injustos, nos dão a motivação necessária para clamar a Deus por um coração renovado e puro e um espírito decidido a não mais pecar. Aí então, nós podemos novamente cantar louvores ao Senhor com alegria e serenidade.

2ª. Leitura – Romanos 5, 12-19 – “Em Cristo, somos novas criaturas”

Pela desobediência de Adão o pecado entrou no mundo e todo o gênero humano se tornou pecador. Por isso, Adão foi causa de perdição para toda a sua descendência. Pela justiça,de Cristo a salvação veio ao mundo e todo o gênero humano se tornou redimido. Assim, Cristo se tornou causa de salvação para todo o seu povo. Somos descendentes de Adão, segundo a carne, mas somos descendentes de Cristo, segundo a graça. Jesus Cristo veio ao mundo assumindo uma alma e um corpo realizando assim as núpcias com a natureza humana. 
Pelo Batismo somos purificados dos nossos pecados e recebemos a vida nova no Espírito Santo. Deste modo, todo o homem renasce e se renova em Cristo porque, o germe de Cristo, isto é, o Espírito de Deus tem o poder de nos fazer criaturas novas. Não podemos permanecer no passado, no tempo da ignorância, precisamos renunciar aos erros da vida antiga e seguirmos a Cristo Jesus que é a justiça do Pai para nós. – Você se considera descendente de Adão ou de Jesus Cristo? - Você já se apossou da graça que recebeu no seu Batismo? – Você tem feito uma avaliação das suas ações do tempo presente em relação ao seu passado? – Você melhorou?

Evangelho – Mateus 4, 1-11 – “Jesus foi levado ao deserto”

A narrativa de São Mateus é bem clara: depois de ser batizado Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. Cheio do Espírito Santo, porém, Jesus venceu todas as investidas de satanás que, usando a própria Escritura tentou convencê-Lo a cair na suas artimanhas. Como Deus Jesus não precisaria ter sido batizado nem tampouco ser levadoao deserto para ser importunado por satanás. Porém, como homem, Ele se submeteu a tudo quanto nós também estamos sujeitos, para nos mostrar que nós podemos ser tentados, mas necessariamente, não precisamos cair nas sugestões do inimigo. Jesus enfrentou e venceu as tentações do “prazer, do ter e do poder” , justamente as três fraquezas que nós, trazemos em nós e que é fruto do pecado original. O príncipe do mundo é satanás, por isso, ele acenava para Jesus com as coisas que o mundo valoriza. Jesus, porém, nos dá uma lição para quando nós estivermos sendosugestionados a empreender qualquer obra que não tenha como finalidade a observância da Palavra de Deus. O demônio, primeiramente, quis pôr em dúvida a identidade de Jesus: ”se és Filho de Deus”. Quantas vezes nós também nos sentimos desafiados a mostrar quem nós somos com atitudes de vaidade e amor próprio! Mesmo com fome, Jesus não se rendeu ao prazer de comer e foi mais além do que o que o demônio arrazoou como justificativa para que pedras fossem transformadas em pães:“Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”; Em seguida, o tentador apelou para o sentimento que o homem tem de mostrar que tempoder e prestígio a fim de dominar todas as coisas: ‘ Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra’. Jesus nos ensina: “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Somos filhos de Deus e sabemos que Ele nos protege, porém nunca devemos tentar a Deus nos expondo aos perigos e às facilidades da vida confiando em que Ele dará um jeito de nos socorrer. Finalmente, o demônio tocou no ponto mais fraco do homem:o apego aos bens materiais, a ganância e a ambição de, tendo já muito, fazer qualquer coisa para adquirir ainda mais: “Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.” Jesus nos dá a dica: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”.– Vocêtambém tem sido tentado (a) pelo inimigo de Deus mesmo quando medita e reflete sobre a Palavra? – Qual é a maior tentação que você tem enfrentado: o prazer, o poder ou o possuir? – Como você tem vencido as tentações? – O que você tem feito com os bens que você possui? Eles estão a serviço de Deus ou do demônio?

Helena Colares Serpa

4 comentários:

  1. Helena, vc é ótima, obrigado mais uma vez.

    Nelson Sergio Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por suas reflexões. Te desejo hoje e a cada dia o Espírito Santo para você e toda sua família.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que Deus trouxe você para a internet. Suas reflexões fazem a Palavra de Deus ficarem mais fáceis de compreender de tentar colocar em prática. Jesus é simples e é assim que os seus discípulos tem que ser. Obrigada por me fazer compreender a Palavra de DEUS e estar tentando todo dia praticar na minha vida. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  4. Helena Deus abençoe você. Suas reflexões são luz para mim. Obrigada.

    ResponderExcluir