.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

“EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA”... Olívia Coutinho




V DOMINGO DA QUARESMA.

06 de Abril de 2014

Evangelho - Jo 11,1-45


Estamos no quinto domingo da quaresma, já nos aproximando  do ponto  mais alto da nossa fé: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS!
Como foi bom caminharmos juntos, neste tempo de graça em que tudo  se converge para Jesus, para a cruz e principalmente para a Páscoa, razão e porquê de todo o nosso ser cristão.
O caminho que percorremos,  nos aproximou mais de Deus, nos trouxe a certeza de que somos filhos muito amados por Ele e que  unidos ao Seu Filho Jesus, podemos  transformar o mundo!
A liturgia, já nos faz entrar no clima do mistério do amor do Pai, de um amor sem limites, que não poupou o seu próprio  Filho de passar pela da cruz, por nossa causa!
No final deste tempo Quaresmal, somos convidados  a mergulhar no mistério   do amor do Pai, entrando em intimidade com  o Filho que veio restituir a vida  que fora ameaçada pelo pecado. 
Tudo muda em nós, quando deixamos nos conduzir  por Jesus, as nossas tristezas se transformam em alegria, a desesperança em  esperança e o desanimo em motivação!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, narra a belíssima cena da ressurreição de Lázaro. Um episódio que se deu em  Betânia,  uma aldeia distante  três quilômetros de Jerusalém.
Jesus não se encontrava em Betânia, quando recebeu a notícia de que Lázaro, seu amigo, estava gravemente doente. Ainda assim,  Ele   não se apressa em  ir até ele.  Jesus   só chegou Betânia,  alguns dias depois, quando Lázaro já estava morto.
 Marta,  ao saber que Jesus havia chegado em sua casa, vai ao seu encontro, ela sabia que a presença de Jesus seria um balsamo no alivio de sua dor. Num desabafo profundo, Marta  diz à Jesus: “Senhor se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido.”  Mal sabia ela,   que Jesus  já estava ciente de tudo que acontecera e que Ele só deixou que tudo aquilo acontecesse, para que através deste acontecimento, muitas vidas fossem trazidas de volta, ou seja,  Jesus, ressuscitando Lázaro, faria com que muitos  passassem  a crer Nele, o que de fato aconteceu.
Enquanto  Marta relata  o acontecido à Jesus,  Maria, completamente desolada nada fala, apenas chora,  nem se quer vai ao  encontro de Jesus.  Só depois que Jesus mandou chamá-la, é que ela vai  até Ele. De  joelho, Maria repete  as mesmas palavras de Marta: “ Senhor se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido”.
Certamente todos nós, já passamos por alguma experiência semelhante. Sabemos que não é fácil separarmos de quem amamos. Quando perdemos um ente querido, parece que o mundo desaba sobre nós, ficamos sem chão, sem rumo, às vezes até vacilamos na fé, questionando Deus, ao contrário de Marta e Maria, que não questionaram Jesus, pela morte  do irmão.  Apesar da dor, elas  mantiveram  firmes na fé, reconhecendo Jesus como Deus e Senhor: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” (palavras de Marta)
Deus permite que estas separações nos aconteçam, mas Ele não nos abandona, é Deus   que  nos carrega no colo enquanto fazemos esta difícil travessia!
Quando tudo nos parece perdido, Jesus vem ao nosso encontro, como foi ao encontro das duas irmãs, Marta e Maria. Ele não  trás de volta a vida terrena dos nossos entes queridos, como trouxe  de volta a vida de Lázaro,  mas Jesus, mergulha conosco no oceano  mais profundo da nossa dor, para depois nos reerguer e nos recolocar de pé. 
O choro de Jesus diante  àquele triste acontecimento, vem nos mostrar a sua sensibilidade diante dos que sofrem! Jesus chora pela perda do amigo e pela dor  dos que ficaram! O seu exemplo nos  mostra a sua solidariedade pelos humanos, que requer a  sua atenção e a sua compaixão, principalmente nestes  momentos dolorosos da vida.
Sabemos que são muitos os irmãos e irmãs que hoje choram a perda de um ente querido,  e nem sempre estas pessoas encontram quem se solidarize com elas.
Jesus nos desperta para a solidariedade, para tornarmos sinais da sua presença no amparo aos que sofrem! Não temos o poder de trazer de volta a vida terrena de quem se foi,  mas podemos reerguer aqueles que  sentem  soterrados nos túmulos escuras da vida. Não há muito que fazer, diante o sofrimento de alguém que passa por   experiências dolorosas de perdas, mas  a nossa simples presença, o nosso chorar juntos, pode amenizar a dor  de alguém!
Um ponto importante também, que podemos tirar como aprendizado neste evangelho, é que, mesmo quando tudo nos parece perdido, como parecia para Marta e Maria, há sempre uma esperança, pois, por mais escura e longa que seja a noite, ela não é definitiva, depois da escuridão vem um novo dia e  o sol sempre volta a brilhar!
A ressurreição de Lázaro, foi um prenuncio da ressurreição de Jesus, com uma grande diferença, Lázaro morreria novamente, enquanto que a ressurreição de Jesus seria  definitiva!
A nossa vida não termina com a  morte, pois nós também,  ressuscitaremos um dia, com Jesus.

FIQUE NA PAZ DE PAZ! - Olívia


Um comentário:

  1. Nesta Quaresma , o Senhor Jesus ressucita o que esta morto nos nossos corações e aumenta nssa fé

    ResponderExcluir