.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O pão da vida-Helena Serpa

19 de junho- Evangelho - Jo 6,51-58
Deuteronômio 8,2-3.14-16 - “caminhando no deserto ”


O autor do Livro do Deuteronômio nos recorda a caminhada do povo de Deus no deserto em busca de uma terra nova, a terra prometida por Deus. Ao mesmo tempo em que ele relata a ação divina nos acontecimentos admiráveis ele também relembra os desafios que esse povo teve que superar durante a travessia. Foi preciso que fossem humilhados e provados, que passassem por dificuldades para que enxergassem a onipotência do Senhor e não se ufanassem das suas conquistas. Somos caminhantes no deserto deste mundo e o Senhor também nos promete uma vida nova. Mas para que possamos caminhar seguros (as) nós também precisamos ser exercitados na nossa humanidade que se preocupa muito com o material, com o que comer e beber, vestir, usufruir. A nossa caminhada em busca desta nova vida tem como prioridade o alimento espiritual que sustenta o nosso interior. Estamos atravessando o deserto da nossa vida, somos também provados (as), purificados (as) e até humilhados (as) todos os dias, mas o Senhor faz jorrar água da pedra dura do nosso coração a água que mata a nossa sede na dureza dessa estrada. O mais importante, porém, é que, pela graça de Deus estamos conquistando esta terra nova que nos foi prometida desde que aqui chegamos. – Como você tem encarado as dificuldades do seu dia a dia? – Elas têm exercitado você para a dureza da estrada? – Você tem progredido nas virtudes por causa das suas experiências? – Pense nisto!

Salmo 147 – “Glorifica o Senhor, Jerusalém, celebra teu Deus, ó Sião!”


Somos também como Jerusalém, terra de Deus e Sua propriedade, que glorifica o seu Nome e para Ele canta louvores. Somos Seus filhos e filhas seguros em Suas Mãos e confiantes na Sua proteção. É o Senhor quem nos dá a paz como alimento! É ele quem sustenta a nossa caminhada com a Sua Palavra e a Sua Presença viva no meio de nós. Somos privilegiados pelo carinho de Deus, por isso, glorificamos e celebramos o Seu Santo Nome.

2ª. Leitura - 1 Coríntios 10, 16-17 – “O cálice da bênção”


“O termo "cálice da benção” não é figurado, é real. A Ceia do Senhor traz bênçãos espirituais sobre aqueles que dela participam. Quando ceamos, estamos pela fé ativando um poderoso atributo que é o de termos comunhão com o sangue e com o corpo de Cristo! O que isto significa? Quando derramou seu sangue, Jesus o fez para a remissão de nossos pecados, logo, ao comungarmos o sangue, estamos provando as bênçãos da purificação, e também a proteção, pois o diabo não pode transpor o poder do sangue para nos tocar (Ex.12:23, Ap.12:12). E o que significa ter comunhão com o corpo? O corpo de Jesus foi moído porque ele tomou sobre si nossas enfermidades, e as nossas dores carregou sobre si, e pelas suas feridas fomos sarados (Is.53:4,5). A obra redentora de Cristo nos proporciona cura física, e na Ceia do Senhor é um momento onde podemos provar a benção da saúde a da cura. Ao falar sobre comungarem com o corpo do Senhor, Paulo se referia não apenas ao corpo do Cristo crucificado por meio do qual somos sarados, mas também ao corpo ressurreto, no qual habita toda a plenitude da divindade e é fonte de vida aos que com ele comungam. A Ceia do Senhor deve ser um momento especial de comunhão, reflexão, devoção, fé, e adoração. Tudo deve ser feito de coração e com reverência, pois é um ato de consequências espirituais.” (Trechos extraídos do site www.orvalho.com). Portanto, quando comemos o Corpo e bebemos o Sangue de Cristo nós nos tornamos participantes do mesmo pão, do mesmo Corpo. – Você percebe a grande dimensão que é comungar o Corpo e o Sangue de Cristo? – Você tem feito isto, conscientemente? – Você sente a presença viva do Pão do céu, quando comunga?

Evangelho João 6, 51-58 – “o pão da vida”


Jesus Cristo é o verdadeiro alimento descido do céu que nos fortalece na busca da eternidade e nos faz caminhar com segurança. A eternidade, que começa já, aqui e agora, consiste na vivência do poder amoroso de Deus operando em nós por meio de Jesus Cristo, pão vivo que vem do céu pela força do Espírito Santo. Foi o próprio Jesus quem afirmou: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente!” Não precisamos nos importar em quem é o sacerdote que nos oferece o alimento. Independentemente de quem seja, Jesus é o pão da vida, que nós tocamos, vemos e vivenciamos pela Palavra e pela Eucaristia que nos foram deixados como sustento. “Assim como o alimento é necessário para a vida do ser humano, o pão eucarístico é fundamental para a vida do cristão”. A carne e o sangue de Jesus são nutrientes que dão vida à nossa alma! Pela Eucaristia nós passamos a pertencer a Nosso Senhor e Ele passa a habitar em nós. Quem comunga o Corpo e o Sangue de Cristo fica semelhante a Ele e manifesta no mundo o Seu poder e a Sua glória pela vivência do Amor. Porém, para que possamos ter esta santa intimidade com Ele precisamos nos alimentar literalmente do Corpo e do Sangue de Jesus. Apesar da nossa humanidade decaída que, muitas vezes, questiona o que não entendemos nós precisamos nos apossar da Palavra de Jesus quando diz: "A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida”. Verdadeiramente é uma palavra muito forte e real, portanto, não podemos cair na armadilha do inimigo quando algumas pessoas tentam nos doutrinar afirmando que Jesus se referia a um símbolo ou uma representação. Os efeitos da Comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo nós os percebemos claramente na nossa vida, deste modo, nunca podemos duvidar da verdade de Deus para nós. - Você também se admira de Jesus ter dito estas palavras? – Quando você adora a Jesus Sacramentado, você tem consciência de que ali está o Corpo e o Sangue de Jesus? – Qual é o efeito que este pensamento provoca em você? - Medite sobre esta afirmação de Jesus, “Eu sou o pão da vida” e pense na sua vida, o que você tem experimentado e o que você tem sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a você a nova vida.

Helena Serpa

Um comentário: