.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de setembro de 2014

Aptos para o reino de Deus-Helena Serpa

01 de outubro - Evangelho - Lc 9,57-62

Jó 9,1-12.14-16- “no tempo de Deus”

Os pensamentos de Deus são tão distantes dos nossos que nunca poderemos ousar em lutar contra Ele nem tampouco tentar impedi-Lo de realizar Suas obras. Apesar de sofrer o seu infortúnio, Jó, mais uma vez, diante dos amigos que queriam vê-lo culpando a Deus, se torna um  verdadeiro defensor do Seu poder e da Sua majestade. Ele reconhecia a sua limitação e sabia que o Senhor era poderoso para mudar a sua situação, consciente de que somente a Ele competia o tempo e a hora. “Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem sou eu para replicar-lhe e contra ele escolher meus argumentos?” Realmente, nós sabemos que Deus é perfeito e nós somos imperfeitos, portanto a nós cabe apenas “pedir misericórdia ao nosso juiz ” e a graça para suportarmos as provações e os desafios que precisamos enfrentar. Confiando no Senhor e nos Seus planos, sem pretensão de desvendar os Seus mistérios, no tempo certo, receberemos de volta tudo o que nos foi pedido. A recompensa do Senhor é certa. - A quem você culpa quando as coisas não acontecem como você esperava? – Você é daqueles (as), que sempre gostam de encontrar um culpado para o seu infortúnio? - Você acha que Deus é culpado pelos desatinos que existem no mundo? – Você confia no Senhor mesmo na tempestade?

Salmo 87 – “Chegue a minha oração até a vossa presença.”

A súplica do homem atingido pelo infortúnio sobe aos céus e mesmo que não vejamos os indícios Deus sabe tudo; Ele sabe também até onde nós suportamos. Não poderemos nunca deixar de clamar a Deus na aflição mesmo achando que a face do Senhor está escondida. A fé é a nossa razão para a perseverarmos na oração.

Evangelho Lucas 9, 57-62 – “aptos para o reino de Deus”


Jesus abria os olhos dos Seus discípulos e os conscientizava de que, para segui-Lo, eles teriam que abdicar de privilégios, de comodidade e teriam que enfrentar as dificuldades próprias da missão. Assim sendo, nesta passagem do Evangelho Jesus nos mostra que o Seu seguimento requer desprendimento da nossa parte em relação a todas as coisas e pessoas a quem nós, humanamente falando, nos ligamos e que, como consequência, nos afastam da vivência da vontade de Deus. Acontecia naquele tempo igual como acontece nos dias de hoje. Parece assim que sempre precisamos de tempo a fim de decidir seguir a Jesus, porque temos muitas ocupações e há coisas lícitas que nos impedem de dar os primeiros passos. Esperamos sempre por um dia, que ainda irá chegar. Achamos que não podemos seguir a Jesus porque há tanto o que fazer, no entanto Jesus também nos adverte com palavras duras: “deixa que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o reino de Deus.” Em outras palavras Jesus nos adverte de que existem outras pessoas que podem fazer as coisas que usamos como desculpa. O Senhor nos chama para anunciar a vida nova para a nossa família  e não para nos acomodarmos esperando a hora de “enterrar” os nossos queridos. Os mortos, isto é, aqueles que não se sentem chamados, aqueles que não se consideram discípulos, aqueles que nem entendem nem querem seguir a Jesus, esses sim, podem enterrar os mortos. Despedir-se dos familiares significa também perder tempo, correr riscos de desistir, tirar o foco do que Jesus nos propõe deixando a graça de Deus passar. Todos os que desejam seguir a Cristo têm de ter conhecimento das advertências da Sua Palavra: não é fácil, exige desprendimento e disponibilidade. Jesus não promete uma vida fácil, porém, aquele que O segue tem a vida eterna e, desde já vive o reino do céu. O Senhor nos dá a unção necessária para que sejamos seus discípulos e discípulas, e precisamos nos apossar da graça do momento, não deixando para depois. Amanhã, será outro dia... Talvez não haja outro chamado! Segue-me, diz o Senhor! O reino de Deus é presente, agora, nesse momento e felizes seremos todos nós se compreendermos as palavras desse Evangelho. “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus!”
- Você está apto para o reino de Deus?- Quais são as desculpas que você tem dado para não seguir a Jesus?
- Você tem consciência de que para seguir Jesus não deve ter vontade própria nem opiniões formadas?
- Você prefere seguir a Jesus ou enterrar os “seus mortos”? - Que tal anunciar a eles que o reino de Deus está próximo? Fazendo isso, você estará seguindo a Jesus.

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário