.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SERMÃO DA MONTANHA : AS BEM AVENTURANÇAS! Lourdes

  
                                       
                                       Dia 01 de novembro de 2014
                                       Evangelho de Mt 5, 1-12                
                                                          
As Bem-aventuranças  (Mt 5,1-12) se encontram dentro do Sermão da Montanha (Mt 5 a 7).
O Sermão da Montanha é um resumo do ensinamento de Jesus a respeito do Reino e da transformação que esse Reino produz. Elas anunciam a vinda do Reino através da palavra e ação de Jesus. Elas tornam presente no mundo a justiça do próprio Deus. Justiça para aqueles que são inúteis ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que explora e no poder que oprime.
          Jesus vivia de acordo com o que Ele anunciava. A Sua mensagem de esperança, de justiça, de igualdade, e, principalmente de amor foi atraindo multidões. A mensagem de Jesus não tinha fronteiras, Ele falava às pessoas vindas de todas as regiões, porque Sua Boa-Notícia é para todos os povos.
          Jesus anuncia o Reino e vem provar, por palavras e ações, que o Reino de Deus tinha chegado e estava se realizando na Sua Pessoa.
          Neste texto vemos como Jesus mexe profundamente com a maneira de ver, de agir e de viver de todos nós. Aquilo que Deus ama é o que os homens desprezam. O que constrói o Reino é o que os homens colocam de lado.
          Jesus ensina que onde estão os verdadeiros valores, está a verdadeira felicidade. Esses valores que Jesus mostra, não são os mesmos valores da sociedade. Por isso, Jesus é um sinal de contradição. Ele diz e vive os valores que a sociedade despreza. A sociedade está cada vez mais preocupada com lucros e não pensa, nem procura ajudar aqueles que nada têm.
          Jesus condena os egoístas, os exploradores, os fingidos e os violentos.
          Jesus elogia e diz que são bem-aventurados, isto quer dizer, que são felizes: os pobres, aqueles que agora têm fome, aqueles que agora choram, aqueles que sofrem por causa das coisas de Deus..., mas, essas pessoas pertencem ao Reino de Deus.
          Com essas palavras Jesus quer mostrar que a felicidade não está na riqueza, nos lucros e em outros bens que são passageiros, que não fazem as pessoas felizes, fraternas e justas.
          Jesus fala, no Sermão da Montanha, das alegrias que teremos no céu. Ele nos fala dos valores do Reino que garantem nossa felicidade eterna.
          Quando Jesus veio ao mundo, Ele encontrou: o Templo e a Lei. Os fariseus faziam a cabeça do povo. A Aliança era vivida assim: presença no Templo, observância da lei, oração, jejum, esmola, pureza nos ritos (pureza externa, física; doentes e defeituosos não podiam frequentá-los).
          Certo dia, vendo a multidão, Jesus sobe a montanha, que simbolicamente é o lugar de Deus. Ele recorda o Monte Sinai, onde Deus deu à Moisés os 10 mandamentos e onde foi selada a Aliança com o povo  hebreu que saiu da escravidão egípcia. Subindo ao monte, Jesus nos parece um novo Moisés, promulgador da nova lei, no novo Sinai. É a nova constituição do povo de Deus.  Jesus deixa bem claro que não veio modificar a lei, mas sim aperfeiçoá-la.
          O Sermão da Montanha é um sermão revolucionário. Jesus “vira a mesa”. É uma inversão dos valores tradicionais. Os hebreus cultivavam a convicção de que prosperidade material, o sucesso eram sinais de bênçãos de Deus; a pobreza, a doença, a esterilidade eram sinais de maldição.
          Jesus constata a realidade do povo que o segue: pobres, aflitos, mansos, famintos, Ele percebe os esforços que fazem para mudar a situação, conhece as dificuldades e as perseguições que enfrentam para criar a nova sociedade, e os proclama felizes, depositários do Projeto de Deus.
As Bem-aventuranças são propostas de felicidade, e Jesus chama de bem-aventurados os pobres e humildes. Agora os bem-aventurados não são mais os ricos deste mundo, os saciados, os favorecidos, mas os que têm fome e choram, os pobres e perseguidos.

          O que nos diz as Bem-aventuranças hoje?         
          Vivemos numa sociedade onde as palavras: honestidade, moral, verdade, respeito, justiça e amor, perderam o seu sentido original. O Ter tem mais valor que o Ser.
          Tudo isso nos traz uma angústia, porque estamos lutando contra a maré. À vista disso somos tentados a desanimar e, às vezes, até deixar tudo. Mas, vale a pena continuar? A sociedade é um grande desafio para nós.
Qual a atitude de Jesus diante disso? O que Jesus valoriza? As palavras que Ele proferiu no Sermão da Montanha há mais de 2.000 anos atrás vêm de encontro a essa angústia e são válidas hoje e sempre, porque são palavras de vida eterna. Devemos retomar as Bem-aventuranças para não deixar morrer em nós o desejo de evangelizar e transformar a sociedade...
Felizes...
1-   os pobres em espírito – porque deles é o Reino dos Céus.
2-   os que choram – porque serão consolados.
3-   os mansos – porque possuirão a terra.
4-   Os que têm fome e sede de justiça – porque serão saciados..
5-   Os misericordiosos – porque alcançarão misericórdia.
6-   Os puros de coração – porque verão a Deus.
7-   Os pacíficos – porque serão chamados filhos de Deus.
8-   Os que sofrem perseguição por amor à justiça – porque deles é o Reino dos Céus.

Os pobres em espírito: Também chamados de coração pobre. São pessoas que reconhecem o seu nada e aprendem que tudo o que têm, vem direta ou indiretamente de Deus. São abertas para Deus, acolhem, não julgam, perdoam, partilham seus bens, o serviço, a vida, são solidários. Ser pobre em espírito é despojar-se das atitudes próprias de coração rico como a arrogância, a ambição, a autossuficiência, o domínio, a discriminação, o orgulho.

Os que choram: São pessoas que têm capacidade de se arrepender e aquelas que são solidárias com o sofrimento do outro, isto é, sempre faz algo pelo outro.

Os mansos: (virtude apostólica) São pessoas compreensivas, ponderadas, prudentes, pacientes e gentis com o próximo. “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”(Mt 11,29). Possuir a terra é possuir o coração do irmão para levá-lo até Cristo.

Os que têm fome e sede de justiça: São pessoas que desejam realmente fazer a vontade de Deus, construindo uma sociedade justa, sem corrupção. São os que mais se identificam com Jesus, que proclamou, até à morte, a justiça do Reino e não se acomodam e nem concordam com a injustiça das pessoas, e da sociedade, das estruturas. “Meu alimento é fazer a vontade de meu Pai” (Jo 4,34)

Os misericordiosos: São pessoas que têm a coragem de perdoar e pedir perdão. Vivem o amor. São solidários, sabem partilhar, repartir, viver em comum união com o próximo e não quer tudo para si, não são egoístas.

Os puros de coração: São pessoas bondosas, leais, de coração honesto e sincero. Que têm uma conduta reta e única, que é transparente, coerente, que tem moral, sinceridade, firmeza, ausência de hipocrisia. Vive em perfeita harmonia com o Reino. Têm mãos inocentes, sem crimes, sem mal. “Se o seu olho é puro, tudo em você é luz.”(Mt. 6,22).

Os pacíficos: São pessoas que promovem a paz, se esforçam para viver a paz. Viver em paz não é cruzar os braços, mas é lutar. É transformar. A paz exige luta e perseverança. Querem construir um mundo onde haja paz para todos. Constroem o Reino de Paz entre as pessoas que vivem numa sociedade violenta e destruidora dos valores e da natureza. São os pacificadores ativos que Jesus quer no mundo.

Os que sofrem perseguições: São pessoas que se desinstalam, saem de si, para lutar por um mundo melhor, um mundo novo. Querem implantar a justiça do Reino e por isso são perseguidos, caluniados e muitos são martirizados.

          As Bem-aventuranças são o ponto alto e o coração do Evangelho. Resumem todo o programa do Reino. Elas são o ideal cristão que todos devem buscar. Viver as Bem-aventuranças é seguir o que Jesus ensinou e nos mandou viver.
          Elas são a Boa-Nova (Mt 5,3-12) que os cristãos devem difundir pelas suas boas ações (Mt 5,13-16). Vós sois o sal da terra.... Elas são também o anúncio da felicidade e condição para possuir o Reino dos Céus.

          Abraços em Cristo!
          Lourdes



Nenhum comentário:

Postar um comentário