.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Como o Pai ressuscita os mortos, assim o Filho dá a vida-Claretianos

18 DE MARÇO
Quarta-feira, 18 de Março de 2015
Cirilo de Jerusalém

Isaías 49,8-15: Eu te constituí aliança para o povo, para restaurar o país  
Salmo 144: O Senhor é clemente e misericordioso
João 5,17-30: Como o Pai ressuscita os mortos, assim o Filho dá a vida.

17 Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também. 18 Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus. 19 Jesus tomou a palavra e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho. 20 Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados. 21 Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. 22 Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho. 23 Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou. 24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. 26 Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo, 27 e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem. 28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: 29 os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados. 30 De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

COMENTÁRIO

Jesus afirma claramente que não veio para reformar a religião, mas para levar a termo a obra do Pai no mundo. A imitação do Pai é uma proposta a todos. Ainda quando tenhamos que cultivar em nós os sentimentos e as aspirações de Jesus (Fl 2,5), os textos bíblicos nos falam de uma “imitação de Cristo”, porque sua vida, ainda que perfeita, não é mais que uma imagem particular e limitada da perfeição divina.
Uma das afirmações importantes do Evangelho de João é a de uma vida eterna que recebemos desde agora. Seus contemporâneos viam a eternidade como uma duração que se prolonga indefinidamente e ninguém pode pensar de outra maneira se não dispõe de uma reflexão filosófica séria ou de uma experiência espiritual. Ressuscitar é, no evangelho, o nascer para uma vida nova, transformada.
O testemunho (v. 30) é uma palavra muito importante. Ao revelar-se como Deus aos discípulos, Jesus propõe-se construir com eles uma forma de relacionar-se absolutamente nova, baseada na fé e na confiança mútua. Por essa razão toda a evangelização se faz mediante o testemunho da fé e do mesmo modo se constrói a vida cristã. O que sistematicamente coloca tudo em dúvida não está apto para a vocação cristã e isso é o que Jesus procura fazer para que os seus ouvintes o entendam.
É do agrado de Deus que nos reconheçamos como suas testemunhas: com isto o honramos. Mais ainda, quer que todos honrem o Filho tanto quanto o Pai. Ao crer em seu Filho nos tornamos dignos de sua confiança e passamos a ser filhos para ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário