.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

“NÃO TEMAIS, SOU EU” – Maria de Lourdes Cury Macedo

Dia 18 de Abril de 2015

EVANGELHO DE Jo 6, 16-21

Deus foi se revelando ao homem gradualmente, devagar: primeiro, na criação; depois a Abraão; em seguida, aos patriarcas; e por fim à Moisés.  Neste evangelho há outra revelação de Deus, que aconteceu em Jesus. Ele se apresenta como o Deus do Antigo Testamento, dominador do mar e comunica também aos homens os seus poderes divinos.
         O mar, segundo os antigos, era o lugar das forças do caos e do mal. Habitado por monstros e demônios, inimigos do homem, somente Deus tinha domínio sobre ele. Jesus andando sobre o mar vem revelar que ele é o próprio Deus, pois ele vence as forças do mal.
         Depois da multiplicação dos pães, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e a passar para a outra margem do lago, onde iam evangelizar, enquanto Jesus despedia a multidão. Feito isso, Jesus subiu a montanha para rezar.
         O lago que os apóstolos tinham que atravessar era muito largo, a distância entre uma margem e outra era muito grande. O vento não estava a favor, de forma que era preciso muito esforço, remar contra o vento que soprava forte, contra as ondas que subiam e desciam, por isso se explica o porquê de remarem a noite toda e demorarem tanto para atravessar o lago ou o mar da Galileia.
         Na madrugada, antes de clarear o dia, Jesus veio ao encontro deles, andando por cima da água e os apóstolos viram um vulto e se assustaram, ficaram com medo, pensando ser um fantasma, soltaram gritos de pavor.
         Mas logo se acalmaram ao ouvir a palavra de Jesus: “Sou eu”. Não tenhais medo!" Jesus se revela, neste momento, como Deus se revelou à Moisés no deserto – “Sou eu”. “Eu sou”.  Jesus revela sua divindade, se identifica com o Deus libertador, que nunca abandonou o povo de Israel.         
Podemos comparar o mar agitado com o mundo de hoje, a falta de Jesus na vida das pessoas causa também insegurança e medo. E ao invés de buscar Jesus, nos esquecemos d’Ele, pois o mundo nos seduz demais.
Esse evangelho nos ensina que sem Jesus o medo e a insegurança toma conta do nosso ser. Isso fica claro na atitude dos discípulos que estavam em alto mar passando por tempestades na noite escura e sem a presença de Jesus.
         A falta de Jesus na vida das pessoas gera pavor, tristeza, falta de esperança. Quando confiamos na misericórdia de Deus temos mais condições de superar as tempestades da vida que são muitas. Vivemos num “vale de lágrimas”, sem Jesus nos afundamos no mar da vida.
         Quantas pessoas conseguem se achegar a Deus, quando a dificuldade, a doença, a perda de alguém querido bate em sua porta. Assim reconhecem suas fraquezas, debilidades, impotências diante da dor e reconhecessem que Jesus tem o domínio absoluto sobre tudo, sobre o homem e sobre a natureza.
         A presença de Jesus em nossas vidas muda tudo, Ele nos  consola, fortalece, encoraja, nos da paciência para enfrentarmos o mar agitado da vida. Jesus nunca nos abandona. Apesar dos nossos momentos de fraqueza, da nossa falta de fé, dos medos e inseguranças quando achamos que Cristo nos abandonou, mas não, Jesus vem sempre em nosso encontro e nos fortalece.
Nossa fé é pouca, falamos que confiamos, mas sempre tem uma sombra de dúvida nos perturbando. É preciso estudarmos as sagradas Escrituras, rezar constantemente, buscar o sacramento da Eucaristia para crescermos na fé. Sem fé a vida fica mais difícil e dura. Com fé somos capazes de transformar nossa existência mais leve, mais serena, mesmo nas tempestades enxergarmos Jesus que sempre está ao nosso lado, que Ele sempre caminha na nossa direção. Ele está sempre por perto trazendo a luz no meio da noite, acalmando o vento da tempestade e nos conduzindo para o lugar seguro como fez com seus discípulos.
Jesus, luz do mundo, ilumine a nossa vida para nos arrancar das trevas, do medo, da falta de fé que nos paralisa e não nos deixa enxergar a presença do Senhor ao nosso lado.
Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário