.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de junho de 2015

“TOMAI E COMEI TODOS”, JESUS PARTILHA O PÃO! – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Quinta-feira, 04 de junho de 2015

Evangelho de Mc 14,12-16.22-26

Na festa da páscoa judaica, antes do pôr do sol sacrificava-se o cordeiro e depois do pôr do sol celebrava-se a ceia em Família. Para preparar a ceia, Jesus envia dois discípulos, dando ao fato um sentido missionário. Durante a ceia pascal Jesus institui a Eucaristia e celebra a primeira missa, que no início da Igreja chamava “fração do pão”, depois passou a ser chamada de “missa” que vem de missão.
A instituição da Eucaristia, a maior prova de amor de Jesus por nós, deu-se na quinta-feira santa, na última ceia, na qual Jesus comeu com seus apóstolos. Mas como a dolorosa paixão chegara, escolheu-se uma nova data para comemorar festivamente a sagrada Eucaristia. E como foi bem colocada esta comemoração!
         Terminou o ciclo dos mistérios da vida e morte de Jesus: celebrou-se a ressurreição, a sua ascensão, a descida do Espírito Santo (Pentecostes), e a festa da Santíssima Trindade, para então se comemorar dignamente e com o coração imensamente alegre e agradecido a festa do corpo e sangue do Senhor: a festa de amor com Deus e com os irmãos.
         Durante a ceia, Jesus denuncia a traição por parte de um dos Doze, um que, hipocritamente, compartilha do pão, expressão máxima de comunhão e fraternidade. Neste ambiente de traição em que se vende a vida de um inocente, Jesus confirma, com a instituição da Eucaristia, o oferecimento de sua vida para a salvação da humanidade. Jesus oferece o pão que simboliza seu corpo: quem comer dele aceita a pessoa de Jesus em sua vida. Depois oferece o cálice, que simboliza a Nova Aliança; o sangue derramado significa a morte violenta de Jesus, e beber do cálice, implica em assumir o sacrifício de Jesus e comprometer-se com seu projeto de vida.
A nova Aliança que Jesus instituiu deve ser entendida como a repetição da última Ceia Pascal que deve ser assumida como uma necessidade de atualizar em cada celebração a entrega de Jesus por amor a nós e a entrega que a comunidade dos cristãos precisa realizar por amor: a partilha do pão, o serviço aos irmãos. A comunhão aumenta a nossa união com o Senhor.
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6,57). Nosso Senhor quis fazer-se comida, para que nós, recebendo-o na santa comunhão, nos tornássemos uma só coisa com ele: “Tomai e comei: isto é o meu corpo” (Mt 25,26). Como se quisesse dizer, “alimenta-te de mim, ó homem, para que de mim e de ti se faça uma só coisa”. Assim como dois pedaços de cera derretidos, se misturam e se formam um só, da mesma forma uma alma que comunga se une de tal maneira a Jesus que Jesus está nela e ela em Jesus.
A intenção de Jesus é que  todas as celebrações  recordem essa ceia, na qual Ele entregou seu corpo e seu sangue, isto é, a totalidade do seu ser, seus anseios, sonhos e esperanças, sua luta pela instauração do reinado de Deus; tudo entregou livremente, por amor, pelos seus amigos e pela humanidade toda.
A festa do Corpo e Sangue de Jesus nos prepara para sermos fieis a Ele e ao seu projeto de vida, não só pensar em nós mesmos, mas pensarmos no próximo, principalmente no pobre, no doente, no marginalizado, no drogado, no sofredor, rejeitando sempre a cultura da indiferença, pois Jesus se deu para todos sem distinção de raça, de cor e de poder.
Jesus, ensinai-nos a entender a grande lição da Eucaristia, que é o serviço aos irmãos, a partilha do pão.


Senhor Jesus Cristo,
Tu és o Pão que vivifica,
Tu és o Pão que nos faz irmãos,
Tu és o Pão que nos dá o Pai.
Tu és o Caminho que nós escolhemos,
Tu és o Caminho que conduz através do sofrimento,
Tu és o Caminho que conduz à alegria.
É digno e justo dar-Te graças, louvar-Te,
bendizer-Te e adorar-Te
em toda a terra.
São João Crisóstomo († 407)
 

Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. Maria de Lourdes; Bela reflexão, manda-me uma para o dia 14-06 e 21-06-2015.

    ResponderExcluir
  2. Maria de Lourdes; Bela reflexão, manda-me uma para o dia 14-06 e 21-06-2015.

    ResponderExcluir