.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

-AQUELE QUE CLAMA NO DESERTO-José Salviano

2º DOMINGO Advento – Ano C

6 de Dezembro de 2015

Evangelho - Lc 3,1-6

               

PRIMEIRA LEITURA
         O profeta Baruc anima os exilados derramando sobre eles toda esperança e confiança no Deus bondoso e poderoso, que por sua força os levará de volta a sua nação. Portanto, o povo deveria despojar-se de toda tristeza, roupa de luto, e vestir-se com o manto da justiça de Deus, ou seja, a alegria e a confiança no Deus que nunca abandona os seus filhos amados que clamam por justiça.

SALMO
Este salmo retrata a alegria da volta dos judeus para suas casas depois do cativeiro.
Quando Deus nos liberta do nosso cativeiro, é grande a alegria que sentimos. O sofrimento pode ser uma provação. Mas como tudo nesta vida tem seu final, não há mal que dure para sempre. Assim, depois de purificados, O Pai compassivo nos devolve a alegria de viver em paz pelo fim do sofrimento.

 

SEGUNDA LEITURA

Paulo em sua carta aos filipenses demonstra estar feliz pelo progresso na prática da fé daquela comunidade, porém, no entanto, ele se mostra preocupado com a constância, com a permanência na fé, com a vigilância para que se garanta a firmeza da religiosidade.  Ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo. 
Caríssimos. E esse é o cuidado que devemos ter diariamente, a todo momento devemos estar vigilantes, para que permaneçamos puros e sem defeitos para o dia de Cristo. Em toda a nossa caminhada de fé, podemos ter encontrado ou ter conhecido muitas pessoas cristãs autênticas que de um dia para outro, tiveram a sua prática da fé desmantelada completamente. Pessoas que viviam uma vida de devoção, de caridade, de muita oração, e de repente, aparentemente sem nenhum motivo, largaram tudo e se embrenharam em caminhos completamente adversos, contrários, em uma vida sem sentido, de costas para o Altíssimo, às vezes com ironia.
E o pior que por vezes acontece, é que depois de ter estudado muito as escrituras, algum desses cristãos até então devoto, empenhado em levar ao mundo a interpretação da palavra, possa ter a sua alma arrebatada pelo demônio e ele ou ela pode ter se tornado um anticristo na prática de testemunhar o contrário sobre a fé, e na prática de arrolar argumentos que possam confundir a nossa fé, como aqueles que dizem coisas do tipo: A virgindade de Maria é impossível, Cristo não existiu, pois Ele não está nos livros de História... Tais pessoas buscam com certa facilidade nas escrituras, trechos que podem envenenar a nossa mente e destruir a nossa fé. Textos como: Jesus não esteve morto três dias e três noites, como Jonas esteve na barriga da baleia três dias e três noites...
A FÉ É UM DOM DE DEUS QUE PRECISA SER CULTIVADA. SE NÃO A CULTIVAMOS, VEM O DIABO E A RETIRA DE NÓS.
É claro que tais pessoas não podem admitir a virgindade de Maria, pois não acreditam que para Deus nada é impossível! E Jesus está na História sim, você é que não encontrou, OU FINGE QUE NÃO SABE DISSO!...
O historiador judeu FLÁVIO JOSEFO escreveu sobre Jesus em sua obra de nome ANTIGUIDADES JUDAICAS, 18,3,3 parágrafos 63 e 64, por volta do ano 95 d.C.
Texto Grego: 

Naquela época vivia Jesus, homem sábio, se é que o podemos chamar de homem. Ele realizava obras extraordinárias, ensinava aqueles que recebiam a verdade com alegria e fez-se seguir por muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos o condenou à cruz, por denúncia dos maiorais da nossa nação, aqueles que o amaram antes continuaram a manter a afeição por ele. Assim, ao terceiro dia, ele apareceu novamente vivo para eles, conforme fora anunciado pelos divinos profetas e, a seu respeito, muitas coisas maravilhosas aconteceram. Até a presente data subsiste o grupo dos cristãos, assim denominado por causa dele.
 

Texto Árabe:
 

Naquela época vivia Jesus, homem sábio, de excelente conduta e virtude reconhecida. Muitos judeus e homens de outras nações converteram-se em seus discípulos. Pilatos ordenou que fosse crucificado e morto, mas aqueles que foram seus discípulos não voltaram atrás e afirmaram que ele lhes havia aparecido três dias após sua crucificação: estava vivo. Talvez ele fosse o Messias sobre o qual os profetas anunciaram coisas maravilhosas.
            A própria Bíblia, que muitos a consideram apenas um livro sagrado e ou de lendas, é o maior livro de História de todos os tempos. É o livro mais lido no Planeta Terra! A Bíblia é uma das maiores provas da existência de Deus, pelo relato da vida de povos antigos: Da Palestina, Egito, Assíria, e do Império Romano, incluindo a pessoa do próprio Jesus Cristo...
         No ano 56 d.C.- 120 d. C. Um dos maiores historiadores da Antiguidade de nome TÁCITO, que era romano, pagão e, portanto descrente, escreveu em seus Anais:

“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Poncho Pilatos…”.
O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítuloXXV no qual evoca o imperador Tibério:
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.
Leia mais:
...Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do MAR MORTO  que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.

            Quanto a outros historiadores que ignoraram a pessoa de Jesus, é importante lembrar aqui, que todo historiador é descrente, com raríssimas exceções, todo professor de história não tem fé. Desse modo um homem que disse: Vigiai e orai para cair em tentação... O reino dos céus está próximo... Eu sou o pão descido do Céu... Esse não despertou a atenção e o interesse dos historiadores niilistas, dos historiadores sem fé. Para eles, esse Jesus não passou de um profeta qualquer,  de um mágico ou um socialista.
         Por outro lado, os historiadores estavam interessados em relatar a vida daqueles que estavam do lado dos poderosos e não de alguém que veio para aliviar a dor e o sofrimento dos sem tetos, dos famintos, dos excluídos e curar os doentes sem médicos.
Ora, é preciso entender que a Bíblia foi inspirada pelo Espírito de Deus, porém foi escrita por mentes e mãos humanas sujeitas a erros. É um absurdo ficar procurando errinhos na Bíblia para justificar a inexistência de Deus e de Jesus! Se uma coisa não existe, não se fala nela. Quando você pronuncia: Deus, ou Jesus não existe, acaba de testemunhar que Deus e Jesus existem sim. Por que se não existissem, ninguém, inclusive você, pronunciaria tais palavras.
Caros amigos ateus. Fiquem com a vossa falta de fé, não tentem passá-la para outras pessoas. Temos muita pena do vosso futuro, e por isso rezamos constantemente pela vossa conversão. Pois quem crer será salvo. E aquele que não crer já está condenado.
Minha irmã, meu irmão. Fique alerta para que a sua fé não seja abalada. Eis aqui as principais causas dessa desgraça:
O DEMÔNIO. Esse vive de olho, buscando sempre um momento oportuno para nos arrastar para o lado dele, e nos levar  para o inferno;
UM AMIGO, UMA AMIGA, O NAMORADO, A NAMORADA. Muitos já se perderam na vida por causa das companhias. Pois quem não acredita, não suporta estar do lado de quem pratica a sua fé. Procura sempre com muito jeito tirar da nossa mente, a verdade que salva. E o pior, é que muitos o conseguem;
UMA EXPERIÊNCIA ADVERSA. Aquela desgraça do tipo bala perdida que matou seu filho, um acidente que destruiu a vida de alguns familiares, queridos, o desemprego do marido, etc, tem levado a muitos de pouca fé a desistir de Deus;

O DESCUIDO NA ORAÇÃO, NA MEDITAÇÃO. Muitos têm enfraquecido na fé por preguiça de rezar. Escolha um momento do seu dia para ler o Evangelho ou as cartas, para ler uma reflexão ou homilia neste BLOG, por exemplo, acrescente em seu momento com Deus, orações usando livrinhos de orações, e durante o dia todo se mantenha conectado com o Pai celeste.  Fale com Ele, fale com Jesus a todo instante. Peça por você, mas também peça pelos seus familiares, e pela conversão do mundo todo. Amém.

.


EVANGELHO
         A nossa vida é uma caminhada rumo à casa do Pai. Assim, temos de preparar os caminhos para que possamos chegar e chega bem. Preparar o caminho significa endireitar o nosso viver de forma que não caiamos nas armadilhas do demônio e trilhemos um caminho reto que nos leva para o Pai.
“Esta é a voz daquele que grita no deserto”.  Quantos nos dias de hoje vivem na solidão. Há muitos tipos de solidão. Porém, a mais conhecida de todos e a solidão causada pela bebida que inchou o fígado pela gordura acumulada, e causou a impotência, que por sua vez causou a separação do casal. Agora, longe da mulher amada, longe dos filhos, e o pior, longe de Deus, a vida foi transformada em um deserto  cheio de desilusões, e só coisas ruins lhe passam pela mente: Desde entregar-se às drogas,  até o suicídio.  Porém, antes dele, a pessoa pode decidir por destruir outras vidas, e a frase mais conhecida é essa: Se você não for minha não será de ninguém...
Solidão daqueles que se recusam a partilhar uma vida com outros e outras, solidão daqueles e daquelas que não controlam o seu temperamento com a vivência da palavra de Deus, com uma boa prática da fé, e não conseguem conviver com mais ninguém. A menos que lhes deixem ser comandados, que lhes deixem impor os seus gostos, como suas músicas, seus filmes, em fim, todos os seus hábitos e manias.
  Solidão que naturalmente acontece, como daquela viúva que tendo perdido o marido, teve todos os seus filhos crescidos e fora de casa, pois afinal cada um seguiu o seu destino. Querida. Você não está só. Jesus está bem aí do seu lado! Fale com Ele, entrega a sua vida a Ele, e verá que tudo vai passar, e você vai sorrir outra vez. Pense em Deus, pense só no bem, que assim a felicidade um dia vem!  

Deserto, símbolo maior de solidão, lugar de encontro com Deus, lugar de purificação pela sede, pela carência de companhia, mas mesmo assim, João Batista tinha os seus seguidores, admiradores que junto com ele clamava no deserto.
No simbolismo bíblico, o deserto sempre foi lugar de purificação e aproximação com Deus. O deserto é o lugar sem abrigo, sem alimento, sem água, sem a presença de outras pessoas, é o lugar onde não temos para onde correr, a não ser nos entregar nos braços de Deus. É o lugar onde ouvimos Deus falar, nos tocar, nos envolver...
Além da necessidade de rezar na missa, de mãos dadas com a comunidade, cada um de nós precisa de um momento de deserto diariamente, para falar com Deus, e sentir o seu toque. Isso também acontece após a comunhão. Mas cada um de nós tem o nosso momento de deserto a cada dia que é muito importante para nos aproximar de Deus de forma especial, de forma mais forte, de forma que recebamos a inspiração que precisamos para evangelizar, a força que precisamos para vencer as tentações que iremos enfrentar durante o dia. É um momento mágico, no qual podemos sentir a presença do Pai, nos mostrando o caminho e os passos que devemos seguir. É um momento que não pode ser substituído por nada nesta vida. O momento com Deus. O momento com o Criador que nos abastece de sua graça infinita, nos clareia a mente, nos acalma, nos conforta e o melhor, nos fortalece contra o pecado.
Aquela mulher estava com tudo preparado para o suicídio. O desespero tomou conta da sua mente. Havia engordado e foi abandonada pelo seu jovem esposo. Foi procurar o padre naquela tarde de domingo, e disse que queria purificar-se para a partida. O padre até acolheu sua decisão, porém, achou fora do normal, o seu desespero. Com muito jeito procurou saber se algo de errado estava acontecendo. Foi então que com muitas lágrimas aquela jovem desabafou tudo. Deus iluminou aquele sacerdote que em poucos minutos mostrou-lhe o quanto ela era bela, o quanto Deus a amava, e o quanto de errado seria a sua decisão. Um desperdício!
 Indicou-lhe um nutricionista para que se livrasse das gorduras localizadas do seu corpo...
Final feliz. Seis meses depois de emagrecer, o jovem esposo voltou para ela, e a vida dos dois é uma vida nova, principalmente na companhia de Cristo Jesus em SEUS MOMENTOS DE MEDITAÇÃO A DOIS NA PRESENÇA DE JESUS.
Vai e faça vocês o mesmo.

Bom domingo, José Salviano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário