.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

-MARIA NOSSA MÃE-José Salviano

4º DOMINGO ADVENTO



1ª Leitura - Mq 5,1-4a

Salmo - Sl 79 2ac.3b.15-16.18-19

2ª Leitura - Hb 10,5-10

Evangelho - Lc 1,39-45

Maria. Seu jeito de ser precisa ser copiado pelas garotas de hoje!

20 de Dezembro de 2015- Ano C

PRIMEIRA LEITURA
         O profeta Miquéias está anunciando o nascimento de Jesus Cristo que será na cidade de Belém. E, embora seja descendente do rei Davi, esse novo chefe não exercerá um reinado apenas mundano, mas sim, reinará em nome de Deus, seu e nosso Pai.
SALMO

          Roguemos ao Pai para que Ele continue pousando sua mão sobre nós seus protegidos, para que a nossa salvação seja garantida, pois as circunstâncias dessa vida terrena não são favoráveis a nossa espiritualidade.  Suplicamos ao Senhor para sejamos firmes na fé, na esperança e na caridade, e nunca mais deixaremos o Senhor nosso Deus. 

SEGUNDA LEITURA

         A segunda leitura aborda a questão do sacrifício em perdão dos pecados. No Antigo Testamento, vemos o próprio Deus pedindo a Abraão, o seu filho em sacrifício. Animais eram oferecidos a Deus. Eram Holocaustos pelo perdão dos pecados.
No tempo de Jesus, havia no Templo uma sala dedicada aos sacrifícios de animais, os quais eram provenientes das fazendas dos saduceus, que ganhavam rios de dinheiro com a sua venda. Os mais ricos ofereciam bois ou outros animais grandes e mais caros. Os mais pobres, ofereciam pequenos animais como, por exemplo, um par de pombos, como o fez José e Maria.
Jesus não se agradava com essas práticas, com esse estado de coisas, isto por que: os tempos eram outros, e devido ao aproveitamento dessa situação por parte dos líderes judaicos para satisfazer os seus próprios interesses econômicos, e desse modo a ideia de oferta para agradar a Deus ficava distorcida e sem sentido.
Então Jesus apresenta duas modalidades de oferenda ao Pai: Primeiro, o sacrifício especialmente de animais, passa a ser substituído por caridade. Assim, em vez de ofertar um sacrifício, o pecador faz uma caridade. 
Em segundo plano, Jesus passou a ser o cordeiro único oferecido ao Pai por todos os nossos pecados.  O que não significa que podemos ficar acomodados e dizer: Beleza! Jesus se ofereceu a Deus pelos meus pecados, então estou liberado, e tranquilo. Não preciso esquentar a minha cabeça quando a essa história de pecado. 
Errado. Somos pecadores diários, e constantemente precisamos recorrer aos sacramentos deixados por Jesus para nos purificar, para voltarmos a Deus, para a reconciliação com o Pai e com o irmão, nos preparando para um dia merecer  entrar no Reino dos Céus.
Jesus ao se oferecer ao Pai pelo perdão dos nossos pecados, não significou a resolução definitiva para o nosso perdão, para a nossa salvação.  Isto porque a vida é formada de um dia atrás do outro. E em cada dia nós caímos, nós pecamos. O sacrifício de Jesus, que foi seguido de sua ressurreição, também foi seguido da transferência da sua missão para os apóstolos, que por sua vez foi sendo transferida para outros missionários até chegar aos atuais.
Por outro lado, essa história de sacrificar animais, e até mesmo pessoas humanas em oferenda a Deus ou a outra divindade qualquer, até parece mais coisas de bruxaria.  Isso não faz o menor sentido. É como colocar um prato de comida, uma galinha vermelha na encruzilhada para o espírito não sei das quantas se alimentar. No outro dia, aquela comida estará lá do mesmo jeito. Ninguém comeu nada!  E aí?
Os nossos pecados serão compensados, perdoados, pela caridade. Isso sim faz sentido. Em vez de sacrificar animais ou o meu próprio corpo, eu me faço fraterno, oferecendo ou repartindo o pouco ou mesmo o muito que Deus me deu com o irmão mais pobre que não tem nada. Isso sim é um gesto de desagravo ao Pai. Pois quando eu dou uma esmola é a Ele que eu dou!
 
EVANGELHO

         Maria é santa porque o seu fruto é santíssimo. Maria é pura, porque carregou no seu corpo a pura pureza! Maria é bendita porque trouxe o bendito fruto para salvar a humanidade. Maria é nossa mãe, por ser a mãe daquele que disse ser o nosso irmão, e próximo à sua morte, disse: “Eis aí a tua mãe”. Maria é mãe de Deus, porque o seu Filho é o próprio Deus.
O culto a Maria é tão necessário, que foi iniciado por Deus na pessoa do anjo Gabriel, que em sua saudação, disse aquela jovem. Ave, cheia de graça!  Aquilo foi o Próprio Deus reconhecendo as qualidades daquela jovem, que a tornaria capaz de ser a escolhida para a grande missão.
         Foi e é uma grande honra para Maria ter sido a escolhida por Deus para que por meio dela, por meio do seu corpo, o Pai enviasse ao mundo o seu Filho. Portanto, se acreditamos em Deus, e em Jesus Cristo, não tem porque não respeitar, não honrar aquela que foi considerada a cheia de graça pelo próprio Deus, e, portanto preparada para acolher em seu corpo o Menino Jesus. É um absurdo o que pensam alguns de nossos irmãos, a respeito de Maria, a mãe de Deus!  É um absurdo negar o culto a Maria!
A importância de Maria para nós, está no fato dela ter sido a ponte, o canal, o conduto, por onde nos veio o Deus feito homem para habitar no meio de nós. Maria, foi  a escolhida no meio de tantas outras adolescentes, por sua bondade, por sua qualidade moral, por sua grande fé.
         Maria, menina pura que ainda virgem foi concebida pelo poder do Espírito Santo, recebendo em seu corpo jovem, uma gravidez santa!  Dizemos: Em seu seio para amenizar qualquer insinuação de desrespeito. Mas na verdade, sabemos que não foi assim. Podemos dizer sem ingenuidade, que foi mesmo no seu corpo. Pois nos seios isso seria impossível.
E desse modo, e por meio dela, que ao dizer SIM ao projeto de Deus, Jesus Cristo veio ao mundo para nos livrar do pecado.
         Como estão as meninas dos nossos tempos atuais? Estão puras? Continuam virgens? Estão se casando ainda virgem? Infelizmente nem estão se casando mais! Mas sim, se juntando e isso acontece por um tempo limitado, depois brigam, se separam e se juntam com outros para a infelicidade dos filhos.
         A televisão mostrou outro dia meninas não mais virgens dançando e se despindo em pleno salão repleto de outros jovens em uma coisa que se chama de baile onde tudo de ruim para o futuro dos jovens acontece. Elas se requebravam nuas, numa dança erótica, com movimentos provocantes, sem o menor pudor, ao som de uma música que dizia coisas completamente pornográficas, cantadas por outros jovens rebeldes incentivando o crime e a violência.   
         Meu Senhor, e meu Deus! O que está acontecendo com os nossos jovens? Aonde chegamos?
Jesus. Tem piedade de nós! Tenha piedade da nossa juventude?
         Se hoje a coisa está assim, como estará daqui a 20 anos? Os filhos desses jovens nem sabem o que é catecismo! Oração? Nunca viram ninguém rezando por perto!
         Lembro-me de quando eu tinha uns dez anos. Estava em uma missa com muita gente, muita criança. Meninas vestidas de branco, e muitos meninos sentados com os pais. Eu estava distraído reparando nas diversas coisas que as demais crianças tinham nas mãos. Era festa da padroeira e o povo comprava coisas. De repente, fui sacudido pelo meu pai, fui acordado do meu devaneio pelo padre que gritava lá na frente falando e gesticulando com muita energia.
Aí passei a prestar atenção. O padre falava das coisas horríveis como guerra e tudo mais que iriam acontecer no fim do mundo. E disse e repetia uma frase mais ou menos assim: Aqueles que se preservarem firmes até o fim, serão salvos! No caminho de volta perguntei ao meu pai quando iriam acontecer aquelas coisas terríveis. Ele respondeu: É no amanhã. Amanhã? Então amanhã não vai ter aula? Mais o meu pai conversava com aminha mãe e não me respondeu... Sacudi a mão da minha mãe e repeti a pergunta. Ela disse: será no fim do mundo. Aí fui para casa esquentando a minha cabeça...
“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”.
         Caríssimos. O que faremos, além de rezar, por aquelas e aqueles que não acreditam mais? Aqueles que tiveram sua fé arrancada como fizeram os passarinhos da parábola do semeador, aquelas e aqueles cuja vida sem sentido, precisa de uma carga cada vez mais forte de entorpecentes para se esquecer ou nem pensar no como será o futuro deles:
Sem emprego, sem filhos, sem paz, porque vivem sem Deus!
         Conheci, em uma cidade de São Paulo, uma comunidade maravilhosa! A missa das 17 horas do sábado é repleta de jovens: Jovens na banda com bateria que toca e cantam muito animados. Têm jovens na recepção ou acolhida, jovens nas leituras, jovens no altar, jovens por todos os lados!
Esses jovens se reúnem em um salão grande antes da missa, ali acontece um maravilhoso encontro da juventude paroquial, no qual, entre outras coisas bonitas que acontecem, a palavra é lida e refletida por eles de um jeito bem especial. É a semente semeada que vai dar muitos frutos.
Maravilha! Considerei aquilo um verdadeiro OÁSIS. Um lugar de água pura com palmeiras verdes, rodeado de muita areia em toda volta. Jovens ligados em Deus e em Jesus, em meio a tanta descrença, a tanta indiferença de outros jovens que são levados pelas enganações dos nossos tempos.
Roguemos à jovem que foi concebida sem pecado, que ela repita o que fez nas Bodas de Caná, e interceda ao Seu Filho, pelos nossos jovens!  Para que em mais paróquias aconteça o milagre que está acontecendo naquela igreja de Nossa Senhora das Graças! Onde a juventude se faz presente de forma atuante.  Amém!
Agora vai e faça o mesmo.

Um bom domingo,  José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário