.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

"O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM...!" - Olivia Coutinho


Dia  19 Janeiro de 2016
 
Evangelho de   Mc2,23-28

A nossa intimidade com Jesus, nos coloca no coração do Pai! Pena que nem todos os nossos irmãos vivenciam esta alegria, por estarem submetidos a radicalidade religiosa imposta pelos seus líderes, que ao contrário do líder Maior, passam para eles a imagem de um Deus vingativo, de um Deus que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize! 
O medo do castigo, a observância exagerada de tantos preceitos, impede muitos irmãos de uma proximidade maior com Deus! Ao invés de conduzir o povo para  o convívio com o Pai, muitos líderes, acabam criando barreiras, impedindo-o de vivenciarem uma intimidade de filho (a) com o Pai!
Todo aquele que fica preso na observância exagerada de  normas,  regras, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos no amor! Presos nos pormenores, não nos abrimos ao amor, não enxergamos o belo da vida!
Não podemos esquecer nunca, de que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer nos amar e nunca nos castigar!
O evangelho de hoje, nos fala de mais um conflito dos fariseus com Jesus a respeito da observância do sábado! Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus, o amor que gera vida!
As autoridades religiosas do tempo de Jesus, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas, leis, rituais que deveriam ser cumpridas rigorosamente como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam  e que na verdade, tinham como pano de fundo, cegar o povo quanto aos  seus direitos. 
Ficou claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído como roubo. Determinados a escandalizar Jesus, os fariseus procuraram outra forma para incriminá-lo, alegando que os seus discípulos estavam infligindo as leis que proibiam  o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a  necessidade da sobrevivência deles.
Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde estas criticas usando também a escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25
Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes, na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para a observância rigorosa de tantas leis, os donos do poder sentem-se livres para praticar os seus atos ilícitos.
As leis de organização social e religiosas só têm sentido, se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Ele deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar, a necessidade de sobrevivência está acima de toda e qualquer lei!
Apanhando espigas de trigo em dia de sábado para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade.
Para um seguidor de Jesus, não existe dia e nem hora para cuidar da vida!
Não esqueçamos: a  lei que deve nos reger, é a lei do amor!

 FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
 
 

Um comentário: